Slide

Vale a pena criar um blog em 2018?

sexta-feira, junho 01, 2018

vale-a-pena-criar-um-blog-em-2018

Com o crescimento dos Instabloggers e Youtubers, muitas pessoas ainda se questionam se vale a pena criar um blog em 2018. Muitas delas têm vontade de escrever e publicar conteúdo de uma forma que não seja através de fotos ou vídeos, e como estão se inserindo nesse meio agora, acabam na dúvida se deveriam ou não fazer uma tentativa.

Eu estou na blogosfera há mais de 11 anos, desde a época em que os blogs eram extremamente coloridos, pessoais, e era apenas um lugar na internet para compartilhar aquilo que viesse à mente. Na época, ninguém fazia ideia de que a profissão blogueiro existiria um dia, tampouco que a criação de conteúdo em diversas redes seria tão popular como é hoje.

Hoje, os blogs se tornaram mais minimalistas, profissionais, e muitas pessoas fazem um bom investimento assim que iniciam seu espaço na internet.

Mas afinal, vale a pena criar um blog em 2018?

Na minha experiência, vale a pena criar um blog em 2018? Vale, claro que vale!

Primeiro de tudo, para dar certo, você precisa gostar do que faz. Você pode sim criar um blog com intuito puramente profissional, e aliás, deve aproveitar essa oportunidade. Afinal, quem não quer poder trabalhar com o que gosta e ter a oportunidade de fazer isso home office? Porém, de nada adianta criar somente porque os outros estão fazendo - crie porque você quer!

Quando eu criei o meu blog, lá em 2014, eu assumi um compromisso comigo mesma de que iria realmente me dedicar a blogar. No início, era somente como um hobbie, porque eu gostava de publicar textos na internet. Eu recebia pouquíssimas visitas, mas ainda assim continuei firme pois sabia que se desistisse, eu não conseguiria ser reconhecida pelo meu trabalho como escritora.

Muitas pessoas desistem ao pensar na concorrência. Realmente, é um meio extremamente concorrido, e não vou mentir e dizer que é fácil crescer aqui. Não é. Mas se você for iniciar um negócio em qualquer área, será concorrido, certo? Qualquer profissão tem concorrência. Você nunca vai iniciar sua vida profissional já decolando e chegando ao topo.

Se você ficar sempre pensando que irá dar errado, ou desistir antes mesmo de tentar, é claro que não vai dar certo.

Por isso, é também preciso muito comprometimento, dedicação e estudo.

Sim, estudo.

Ao longo de todos esses anos de blog, eu sempre procurei me aprimorar da melhor forma que podia, fazendo cursos que iriam auxiliar na minha carreira como criadora de conteúdo. Photoshop, Illustrator e InDesign são alguns exemplos, além de cursos na área de Marketing e estudos por conta própria em SEO.

Já cometi muitos erros, e aprendi com eles. Já fiz algumas postagens que poderiam ter sido melhores, e quando iniciei, eu não tinha nenhuma noção de SEO e criação de conteúdo. Mas tudo isso, eu fui aprendendo com o tempo.

Criar conteúdo não é somente começar a escrever qualquer coisa e postar. Exige um combo de questões a serem consideradas e que vão ajudar o seu blog a ter mais acessos.

vale-a-pena-criar-um-blog

E como se destacar?

Quando você for iniciar a criação do seu blog, você precisa pensar em qual será o seu diferencial do resto e o que você está oferecendo de valor para o público. O que fará com que as pessoas visitem o seu blog? O que elas vão encontrar lá? Qual será o seu nicho?

É importante que você faça algumas pesquisas e estude o assunto se você quer lançar um blog profissional. Não espere estar tudo perfeito para lançar - senão você jamais irá lançar! -, mas atualmente você encontra tanta informação na internet que eu gostaria de ter encontrado quando iniciei meu espaço aqui na internet.

Às vezes, você pode ir descobrindo aos poucos o que vai te destacar do resto. No meu caso, eu levei um bom tempo para descobrir isso - e para descobrir qual seria o meu nicho na internet, ou seja, quais temas eu abordaria aqui no meu blog. Iniciei somente com textos, depois com resenhas, publicava um pouco sobre moda e beleza, até que fui me encaminhando para o lado de dicas e lifestyle. 

Muitas vezes você precisa iniciar, para aí sim, descobrir com o que você se identifica. Isso faz parte!

Você deve gostar do que faz

Desde o início, o Letras na Gaveta se tornou muito importante pra mim. Foi aqui que eu tive coragem de publicar os meus textos, e de realmente expor o meu trabalho para o mundo.

Com o tempo, as visitas e comentários foram surgindo, e isso só me trouxe uma experiência maravilhosa na blogosfera. É uma troca incrível entre o autor e o leitor. Sempre me lembro bem do comecinho, quando eu via que tinha uma pessoa online no meu blog e eu ficava feliz da vida porque alguém estava lendo o meu conteúdo!

Sempre passei horas e horas na frente do computador, escrevendo, pesquisando, buscando referências e tentando melhorar o meu trabalho de alguma forma. E sempre foi algo que, mesmo cansada, eu amei fazer.

O Letras foi se tornando mais profissional, mas ainda é um espaço bem pessoal meu. Foi aqui que tudo começou, e é incrível você acompanhar a evolução do seu trabalho ao longo dos anos.

Tudo isso para reforçar que, se você não tem amor ao que faz, nada dará certo. Se você quer ter sucesso em alguma coisa na sua vida, pode ter certeza que será algo que você gosta de fazer, e que faria mesmo se não estivesse sendo pago.

Qual é a sua opinião sobre o assunto? Quando você criou o seu blog?

Me acompanhe: Instagram | Youtube | Facebook

*Este post contém uma publicidade.

Leia também

8 comentários

  1. Oi Ma, amei esse post e me fez acreditar mais em mim. Ja comecei um blog uma vez mas o que eu escrevia não me deixava feliz, hoje recomecei escrevendo o que eu gosto e esta sendo bem mais facil até pra criação do conteúdo. Muito obrigada mais uma vez! Beijos, Gabi Mazetti.

    ResponderExcluir
  2. acho que pra começar e ate manter um blog pequeno hj em dia só com mt amor msm, e sempre fazer seu melhor com um conteudo de qualidade

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Nunca canso de contar a história de como nasceu meu blog. Eu com certeza não tinha nem noção de como fazer, muito menos sites para isso. O início foi terrível, eu não sabia como escrever um post, mas queria fazer isso. Então fui colocando as palavras ali e postava. Depois de algumas semanas eu desanimei total, fiquei um bom tempo sem postar, não tinha cronograma, muito menos algum nicho específico. Eu mal sabia o que estava escrevendo. Mas eu gostava daquilo, eu sabia que tinha jeito, afinal eu já fazia isso pelo instagram. Então decidi me empenhar, pesquisar assuntos diferentes, falar sobre coisas que eu gostava, e de pouco em pouco eu fui aprendendo. Ainda tenho muito o que mudar, muita coisa para aprender, muitos cursos por fazer, mas eu amo o faço e mesmo depois de um dia estressante e cansativo de trabalho e cursos, eu sento aqui e trabalho no blog. Eu deixo de sair muitas vezes pois sei que, para me aprimorar e melhorar, eu preciso abdicar de algumas coisas as vezes. E tá tudo bem, tem dias que deixo de fazer as coisas do blog pra ficar vadiando pois estou sem ânimo ou afim de fazer outras coisas. Mas nada disso me faz desistir do que amo fazer, pelo contrário, eu estou cada dia mais empenhada em continuar, melhorar e fazer disso o meu único trabalho, a minha fonte de renda.

    Ah! E quero dizer novamente que tu é uma das minhas maiores inspirações nisso tudo.

    Beijos,
    Gaby Dahmer

    ResponderExcluir
  5. Creio também que vale muito a pena criar um blog em 2018. Todo começo é complicado, mas ao poucos tudo vai se encaminhando. É claro que precisa de dedicação. É como uma plantinha que precisa ser regada. Com o blog é a mesma coisa, ele precisa ser cuidado, ter dedicação e claro, força de vontade, por vai querer parar logo na primeira dificuldade.

    Beijos

    Boas de Papo

    Instagram Boas de Papo

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Semana passada fez 8 anos que tenho o meu blog e amo muito me dedicar a ele. Eu estou sempre lendo sobre como melhorar meu conteúdo e coisas assim. Acho que o meu diferencial é o meu jeitinho único de falar sobre as coisas. Pra mim, cada blog é único. Você pode ler dois posts sobre o mesmo assunto e eles serão diferentes.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  7. Amei o seu post Mari, sem duvida vale muito a pena criar um blog, principalmente se a pessoa ama escrever e também quer se dedicar a ele, o blog provavelmente fará sucesso algum dia.

    https://papodedelicada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei o seu blog estou dando um olhada nos seus posts, to te seguindo
    Amei o seu post e os seus tutoriais são fantásticos

    Pvf visite e siga o blog
    http://coisasdecrespasoficial.blogspot.com/2018/06/cdc-sincerona-3-novex-oleo-de-coco.html

    ResponderExcluir

Postagens Populares

Inscreva-se