Slide

21 coisas que eu aprendi em 21 anos

terça-feira, maio 29, 2018


Ontem eu completei 21 anos, e como sempre, o maior clichê é que não parece que já tenho 21 anos. Ao mesmo tempo em que percebo que amadureci muito nos últimos anos, dos 18 pra cá, parece que 21 é apenas um número. Na verdade é, né? O que conta realmente é o que está aqui dentro.

No último ano, mais precisamente, eu aprendi muito sobre mim. Eu me dediquei a me conhecer mais, a procurar melhorar e a estudar de verdade como eu poderia fazer para ser uma pessoa mais realizada e para viver a minha melhor versão.

Ano passado eu fiz esse post em formato de vídeo, mas dessa vez, eu decidi usar as palavras escritas. Sempre me expressei melhor através delas e nada mais justo do que compartilhar aqui com vocês 21 coisas que aprendi nesses 21 anos de vida.

Ah, e as fotos desse post foram tiradas pelo @nchartiot, um fotógrafo incrível que fez um trabalho maravilhoso comigo. Estou apaixonada! Fizemos algumas fotos pro meu aniversário e obviamente eu precisava compartilhar com vocês. Acompanhem ele lá no Instagram pra conhecerem mais!


Mas então vamos à lista de 21 coisas que eu aprendi em 21 anos e quero compartilhar com você.

1. Seus pensamentos determinam quem você é e o que você realiza

Acho que esse foi e continua sendo o maior aprendizado de todos os tempos. Quando eu era mais nova, eu me subestimava muito. Eu achava que os outros eram melhores que eu, e que eu fracassaria ao tentar algo novo. O que acontecia é que eu sempre me sentia péssima e não conseguia fazer nada, porque eu me achava incapaz. Hoje, eu mudei completamente esse pensamento. Eu SOU capaz. E eu tenho feito e conquistado coisas tão incríveis, que percebi que esse é o segredo de tudo: acreditar em você.

2. Adquirir paciência é um trabalho constante

É preciso paciência para que as coisas se realizem. Nem sempre tudo vai acontecer no tempo que você quer. Na maioria das vezes, não vai. Por isso, é preciso saber esperar, porque as coisas virão. É um trabalho constante, pois acabamos ficando ansiosos, mas tudo vem no momento certo.

3. Sempre vai ter alguém pra criticar, mas isso não é motivo para você desistir

Depois que comecei a crescer um pouco mais no Youtube e no Instagram, tive que começar a lidar com vários comentários maldosos. Em alguns dias eles nos pegam em um momento ruim, mas na maioria das vezes, a gente consegue ignorar e deixar pra lá. SEMPRE vai ter alguém pra criticar, ninguém agrada todo mundo. O importante é fazer o que você ama, aquilo que você acredita e que vai te levar pra frente. 

4. As coisas nunca serão perfeitas 

Eu sempre fui muito perfeccionista, que esperava que as coisas ficassem perfeitas. Bem, elas não ficam. E é assim, precisamos aceitar. Não podemos mirar na perfeição, pois ela nunca será atingida. Temos que dar o nosso melhor e sabermos apreciar aquilo que fazemos, sem nos cobrarmos tanto. Nada será perfeito. Quando você começa a aceitar isso, tudo se torna mais leve.


5. Tá tudo bem mudar de ideia

Ninguém é a mesma pessoa a vida inteira. E tá tudo bem mudar de ideia, se reinventar, se descobrir e se conhecer melhor. A gente muda um pouquinho todos os dias, e quando vemos, somos pessoas muito diferentes do que já fomos anos ou meses atrás. O que ficará sempre é a essência.

6. O medo vai sempre estar lá, mas ele deve ser um motivador, não um empecilho

As pessoas corajosas também sentem medo, mas a diferença é que elas o enfrentam. O medo sempre vai estar presente quando for algo desafiador, mas cabe a gente saber que ele não vai nos impedir. Ele deve ser um motivo para seguirmos e, depois, poder se olhar no espelho e dizer "eu consegui".

7. As coisas vão dar errado e você terá dias ruins, e tá tudo certo

Nem sempre tudo vai dar certo. A vida é uma loucura mesmo! A gente nunca sabe o que esperar. E alguns dias serão difíceis mesmo, mas vai passar. Tudo passa!

8. Autoconhecimento é tudo

Buscar se conhecer melhor e exibir a sua melhor versão é um processo incrível. Eu estou investindo nisso todos os dias, descobrindo mais sobre mim e trabalhando para melhorar. É a chave para saber o que você busca e como chegar lá.

9. Meditar é incrível

A meditação transformou a minha vida. Ela me fez repensar várias coisas, e me fez enxergar várias coisas que eu não conseguia. Foi e continua sendo uma parte do meu processo de autoconhecimento. Já fiz vídeo sobre meditação no canal, então se tu quer saber mais, é só clicar aqui pra assistir.


10. Depois da chuva, o sol sempre vai aparecer

Tudo é passageiro. A vida é feita de fases, e se você está numa fase ruim, eu prometo: vai passar.

11. Uma vida equilibrada é necessária para tudo dar certo

Não dá pra trabalhar demais, estudar demais, ou ficar no ócio demais. TUDO precisa de equilíbrio. É claro que a gente trabalha e estuda muito, mas é preciso desacelerar às vezes, sabe? O estresse nos deixa completamente esgotados, nos transforma. Dê uma pausa merecida de vez em quando. Sua mente e corpo agradecem.

12. Devemos parar para pensar sobre gratidão mais vezes do que fazemos

Reclamamos demais. Eu reclamo demais, muitas vezes. Quando paro e penso em tudo que tenho ao meu redor e tudo que já vivi, percebo o quanto devo ser grata por tudo de bom que cerca a minha vida. E o mais importante de tudo, é ter saúde. Sem ela não podemos fazer nada, né? A Nara Almeida me ensinou muito sobre isso. Pra quem acompanhou a história dela no Instagram, sabe. Nos faz repensar muita coisa.

13. O mundo é lindo demais e devemos apreciar cada detalhe

Quando fiz o meu intercâmbio, tive a oportunidade de conhecer lugares lindos (em especial a Escócia). E lá eu vi como o mundo é lindo pra caramba e como eu quero conhecer o maior número possível de lugares. Lá, fiquei extasiada com tudo o que via, com os mínimos detalhes. Ver tudo pessoalmente não tem preço, é sem igual. Não vejo a hora de poder viajar muito e conhecer diversos lugares que parecem ter saído direto de um filme.

14. Cada erro é um aprendizado

Eu tinha o hábito, quando era mais nova, de levar meus erros como fracassos. Agora, eu vejo: todo mundo erra. E nossos erros só servem para que possamos melhorar e aprender. Tem uma frase, de Henry Ford, que eu amo: "O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência".


15. A vida passa muito rápido

Clichê, mas necessário. Tudo passa rápido demais. E é por isso que eu deixo o questionamento: você quer viver uma vida arrependido pelo que deixou de fazer, ou uma vida onde você sabe que fez de tudo que queria e sonhou?

16. Ninguém vai fazer as coisas por você

Se você não fizer as coisas, elas não serão feitas. Ou você realiza seus sonhos, ou assiste enquanto os outros realizam os deles. A gente não pode ficar parado esperando que tudo caia no nosso colo: a gente precisa fazer.

17. Se você se comparar, não vai chegar a lugar nenhum

Enquanto você olha pro lado pra ver o que o outro está fazendo, ele está chegando no objetivo dele e você está dando 2 passos pra trás em relação ao seu. Se comparar não te leva a nada, somente à não-realização dos seus sonhos.

18. É necessário pensar mais antes de fazer ou falar algo

Eu sou muito impulsiva. Sempre falei e fiz as coisas muito impulsivamente, e é algo que eu venho trabalhando para mudar. É difícil quando você fala as coisas sem pensar, ou faz algo só porque sentiu vontade. E quando a gente pensa antes, isso facilita muito todas as coisas, e muda completamente a nossa vida. Pense mais e se conscientize.


19. "Toda grande conquista começa com a decisão de tentar"

Acho que essa frase fala por si mesma. É uma das minhas favoritas.

20. Somos capazes de fazer mais do que pensamos

Nós sempre nos subestimamos. Quando enfrentamos algo desafiador, mas que queremos muito, vemos que o medo é o fantasma que faz com que a gente pense que não somos suficientes. Mas nós somos. E você pode fazer muito, mas muito mais MESMO do que pensa.

21. Desistir, jamais

Eu sou cabeça dura. Enquanto eu não conseguir o que eu quero, eu não desisto. E isso é algo que tenho comigo: desistir, jamais. Aprendi entre tropeços, vitórias e tentativas que mesmo que eu falhe, eu devo continuar tentando. Porque como eu disse no item 16: ninguém vai fazer as coisas por você.

Qual foi o seu item favorito? Compartilha comigo algum aprendizado importante que você teve ao longo da sua vida! <3

Me acompanhe: Instagram | Youtube | Facebook

Leia também

7 comentários

  1. Que lindo Mari <3 Feliz aniversário 🎂 🎁💐
    Me diz uma coisa?Qual o nome do seu notebook e marca?
    Estou precisando comprar um mas estou perdida kkk
    Adorando seu conteúdo,principalmente no Youtube de 2017 pra cá,desenvolvimento pessoal e produtividade é o máximo!

    ResponderExcluir
  2. AAAAAA eu adorei demais! Principalmente essa parte: "Ou você realiza seus sonhos, ou assiste enquanto os outros realizam os deles." É exatamente isso! <3 Se queremos algo, é somente nós que saberemos como conseguir! Ninguém vai fazer por nós, e mesmo que faça, nunca vai ser do jeito que a gente imaginou. Só nós somos capazes de conseguir <3

    ResponderExcluir
  3. Que post lindo, é realmente como você falou, autoconhecimento é tudo! Afinal nossa felicidade depende disso, de nos conhecermos e saber a nossa missão na terra!
    Beijos!

    Blog Jennyfer Vaz

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca fui de deixar o medo falar mais alto e virar um obstáculo ou empecilho, me impedindo de realizar o que quero, mas parece que vamos crescendo, nos decepcionando e isso de torna cada vez mais comum. Essa tem sido uma das minhas maiores lutas diárias nos últimos tempos. Algo que li uma vez e tirei como lição de vida foi: "vai dar muito errado antes de dar certo". E sim, isso é a mais pura verdade. Meditar deve ser maravilhoso, queria ter mais tempo pra aprender a fazer isso.

    Beijos,
    Gaby Dahmer

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Primeiro, feliz aniversário. Eu tinha 21 anos quando tive meu filho hehe. Eu sinto que aprendo muito no meu dia a dia e aprendi o poder da gratidão na nossa vida. É algo que não fico mais sem.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  6. Mari tenho 25 anos e também não pareço ter a idade que eu tenho rsrs No futuro isso vai ser muito bom! Enfim... o conselho que mais gostei foi o 3, porque tenho muito medo/vergonha das críticas e do julgamento alheio e sei que PRECISO mudar isso em mim. O conselho 19 comecei a praticar recentemente, e pelo menos tentar já tem feito diferença na minha vida. Amei o texto!

    ResponderExcluir
  7. Concordo tanto com todas as metas! Sou seguidora no Youtube e adorava os videos, mas não sabia que tinha um blog.
    Adorei, continue com o bom trabalho.

    Beijo diretamente de Portugal (:

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postagens Populares

Inscreva-se