Slide

Como fazer um planejamento mensal, semanal e diário

quarta-feira, novembro 15, 2017

como-planejar-objetivos

Se planejar é algo essencial para que você possa cumprir as suas metas e chegar a algum lugar. Ter planejamento é ter um norte na sua vida e decidir para onde você está indo. Se você não se planeja, é praticamente como se você quisesse viajar para algum lugar, mas não pesquisasse sobre como chegar lá.

Algumas coisas são essenciais para um bom planejamento:

- Um local para você anotar seus planejamentos (planner, agenda, bullet jornal, celular...);
- Um tempo para você se planejar com calma e paciência;
- Objetivos bem definidos.

1. A primeira coisa que você deve fazer para se planejar é definir quais são as suas prioridades de vida. Quais são os objetivos que você quer atingir nesse ano? Liste TUDO. Lembre-se sempre de ser bem objetivo e direto.

como-planejar-objetivos

- Utilize números. Exemplo: ganhar 5kg e manter; ganhar 10 mil inscritos no canal;
- Utilize lugares. Exemplo: viajar para o Beto Carrero World.

Isso faz com que fique muito mais fácil traçar um plano, e até mesmo fácil de ver quando você de fato atingiu o objetivo. Se você colocar "crescer no Youtube", por exemplo, pode até crescer, mas qual seria um número considerável de seguidores pra você? Qual seria o engajamento que você teria?

2. A segunda coisa que você deve fazer é selecionar os objetivos principais. Selecione 3 coisas que você PRECISA realizar esse ano. Pode até selecionar mais, mas esses serão objetivos extras. Tenha foco nos 3 principais.

3. A terceira coisa é dividir seus objetivos em etapas. O que você vai precisar fazer para atingir seus objetivos? Vai precisar mudar sua alimentação, economizar dinheiro, mudar de emprego?  Divida no máximo de etapas que conseguir, para facilitar seu trabalho e sua visão de plano.

como-ser-mais-organizado

4. Agora sim, você vai começar a dividir seu planejamento em mensal, semanal e diário. Todo mês, faça pelo menos uma coisa significante em relação aos seus objetivos. Algo que tenha algum impacto. E sempre divida em outras metas menores para serem feitas ao longo da semana e do dia.

5. Faça um acompanhamento das suas metas. Anote em algum lugar (online ou no papel mesmo) as suas metas mensais e veja como está o andamento delas.

6. Coloque prazos imaginários. Sempre tente finalizar uma tarefa antes do prazo que você determinou. Tenha responsabilidade e determinação, e você sabe que vai chegar lá.

como-ser-mais-organizado

LEMBRETES IMPORTANTES

Inicie seu dia sempre realizando a tarefa principal. Nunca deixe para depois, nunca deixe por último. Lembre-se que, sem prioridades, aquilo que não é importante acaba tomando tempo de coisas úteis.

Revise suas metas anuais de vez em quando. Com o tempo, às vezes acabamos esquecendo de alguma coisa, e é bom dar uma revisada, pelo menos mensal, para não se esquecer e continuar focado.

Não desanime. Todos passamos por dias em que nada vai bem, mas lembre-se que isso é totalmente normal. Não deixe que esses dias tomem conta.

Planeje com antecedência. Não deixe para o último dia do mês ou para o último dia do ano. Você pode começar a planejar 2018 a partir de agora e se preparar desde já! Melhor antes do que fazer tudo em cima da hora =)

Pronto para começar a se planejar? Me conta nos comentários o que tu achou das dicas!

Me acompanhe: Instagram | Youtube | Facebook

Leia também

2 comentários

  1. Cara, isso é muito complicado, bem detalhado. Olha, eu sou a rainha da organização e cronograma, se tenho coisas para fazer pela cidade, eu listo até uma rota mais fácil e que leve menos tempo pra conseguir realizar tudo, mas nunca fui tão longe e nem cheguei perto de todo esse detalhamento, kkk. Mas gostei, mais fácil de realizar e ver os resultados. Além de responsabilidade e determinação, o comprometimento é essencial também. Favoritei esse post pra colocar em prática.

    Beijos,
    Blog Gaby Dahmer

    ResponderExcluir
  2. Se eu adorei? Eu amei! Eu sempre tento traçar metas, não tão detalhadas, normalmente são anuais mesmo, sabe? E é muito bom chegar no fim do ano e ver que consegui realizar algumas delas. Adorei as tuas dicas e vou tentar colocá-las em prática. Ah, e que saudade que eu tava de visitar aqui! ^^
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir

Postagens Populares

Inscreva-se