Slide

Não se compare

segunda-feira, setembro 25, 2017

Foto: Pexels
Li esses dias em algum lugar que se comparar não te leva a lugar algum, por dois ângulos. Se você se comparar pode se sentir inferior a alguém, e menosprezar coisas boas que você tem, apenas por pensar que elas não são suficientes. Você também pode se sentir superior a alguém. E isso é legal? Não. Ninguém é melhor do que ninguém, e ver alguém como inferior apenas para alimentar seu ego é arrogância e falta de empatia.

Me peguei pensando em quantas vezes nos comparamos, mesmo que inconscientemente. Pensamos em como queríamos ter aquela roupa que fulana tem, mas que não temos dinheiro pra comprar. Que gostaríamos de viajar para tal país, mas não temos uma conta tão farta no banco. Que adoraríamos ser mais fitness, mas não conseguimos evitar a pizza e o chocolate aos finais de semana.

E daí? E daí que não podemos viajar, ou fazer uma dieta? Pensar isso não nos leva a lugar algum, literalmente. É mais justo pensar que um dia faremos tal coisa, que iremos batalhar para alcançarmos nossos sonhos, assim como outras pessoas alcançaram. Não é?

Pensar no  que o outro tem não vai te fazer juntar os 10 mil para aquela viagem no próximo ano. Não vai fazer sua barriga diminuir, seu trabalho se tornar o job dos sonhos ou um namorado surgir na sua frente. Percebe como se comparar não tem nenhuma consequência boa?

Sei que é difícil controlar isso. É uma batalha diária, um exercício constante de ter amor próprio e colocar os seus sonhos e sua confiança acima de qualquer pedra que possa surgir no meio do caminho. Todos temos os bad days - e precisamos passar por eles -, mas não podemos deixar que eles se tornem uma bad life.

Acredite em si mesmo. Vá a luta, não desista, persista. Esqueça de focar nos outros e foque em si mesmo, pois você é a parte mais importante da sua vida. 

Saiba que dias incríveis estão esperando por você. Você vai deixá-los só batendo na porta, ou vai permitir que eles entrem? Pense em tudo que você já tem, e em tudo aquilo que faz os seus olhos brilharem e seu coração saltar mais forte. Você está a caminho de conseguir isso.

Leia também

24 comentários

  1. Oie,
    Uma coisa louca sobre comparações é que nós acabamos nos comparando a alguém de um jeito ou de outro, mesmo que isso não seja legal, seja por alguém que queremos nos parecer, por algo que queremos ter, enfim. Mas geralmente odiamos quando alguém nos compara a outra pessoa!
    Acho que se queremos algo devemos correr atrás, e não ficar presos a simples comparações, não é saudável para ninguém.
    Beeeijoo!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos {www.meusantidotos.blogspot.com.br}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Sim, pois é! É uma pena que a gente acabe fazendo isso constantemente, sem nem notar. E é exatamente isso, se comparar não leva a nada, como eu disse. Temos que ter atitude e irmos atrás do que a gente quer =)

      Beijos!

      Excluir
  2. Pura verdade! Eu tinha muito essa mania de me comparar com todo mundo, nada em mim parecia bom, já nos outros a grama era sempre mais verde. Hoje em dia isso é bem controlado, tento me imaginar no lugar da pessoa e sei que todo mundo passa por momentos bons e ruins. Ao invés de focar nos nossos momentos ruins, vamos focar nos momentos bons, assim não há necessidade de se comparar. A felicidade está ai para todo mundo.

    www.sefosseprimavera.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm, é bem isso! Até aqueles que a gente julga serem perfeitos, se comparam e um dia se compararam com outros, como hoje fazemos com eles. É bom quando a gente vai aprendendo a lidar melhor com isso e ver o lado bom da vida e do que nós temos <3

      Excluir
  3. Sabe Mari, eu sempre falo pras pessoas não se compararem, que isso não vai levar elas a lugar nenhum. Mas tem vezes que eu me saboto e fico me comparando com as outras pessoas e nossa, isso faz tão mal. E é realmente como tu disse, tem situações em que vamos nos achar superiores, sendo que ninguém é melhor que ninguém. E outras em que vamos nos sentir um lixo. Não é fácil, mas quando a gente quer alguma coisa a gente tem que correr atrás mesmo e parar de se comparar. Tô tentando mudar isso e esse post deu aquela ajudinha! Obrigada. <3

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm, eu super te entendo! É que dar conselhos é mais fácil do que colocar em prática, né? A gente sabe que não deve fazer, mas faz sem querer... é muito verdade tudo o que tu falou. Fico muito feliz que o post tenha dado uma ajudinha, viu? <3 Obrigada pelo comentário. Beijos!

      Excluir
  4. É aquela sutil diferença entre cobiçar o do próximo e se inspirar nas conquistar dos outros. Um dia, li ou assisti algo falando mais ou menos assim: "o fulano tem uma casa linda, um bom emprego e comprou um carro novo, tudo o que você queria ter, mas ao invés de invejar o que ele tem pois você não, tome a vida dessa pessoa como uma motivação para conseguir a sua casa, o seu bom emprego e o seu carro dos sonhos." Depois que ouvi/li isso, eu percebi a sutil diferença entre se inspirar e invejar, a sutil diferença que é um enorme abismo entre um e outro.

    Beijos,
    Blog Gaby Dahmer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, simmm, Gaby! Mil vezes sim! Tenho a impressão de já ter lido algo parecido com isso, e é a mais pura verdade. A gente tem que tomar as pessoas como base para se inspirar, para nos motivarmos e irmos atrás também.

      Beijos =)

      Excluir
  5. Boa Noite Mariana!!!
    Gostei muito de seu texto.
    Acredito de verdade que somos a parte mais importante de nossas vidas, por isso não adianta perdermos o nosso tempo em contemplar a vida dos outros. Devemos antes de tudo acreditarmos em nossos sonhos e lutarmos por eles, assim não nos sobrará tempo para mais nada. Estaremos muito ocupadas sendo feliz.
    Um abraço!!!
    Paz e Luz!!!

    Anna Lírios em Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Anna! Fico muito feliz que tenha gostado desse texto, obrigada mesmo <3 Ah, que coisa mais linda, é exatamente isso... temos que contemplar a nossa própria vida e admirar a sua beleza, né? Palavras muito sábias =)

      Beijos!

      Excluir
  6. As comparações transtornam algumas pessoas, ninguém entende que cada um tem uma realidade. Faça metas e corra atrás para alcança-las, tudo que a gente quer podemos alcançar, com garra, coragem e amor. Nossa vida é tão especial quanto de qualquer um! Viver pelas comparações só faz mal. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza é assim! E cada um tem seu tempo também, né? As pessoas nunca alcançam as mesmas coisas no mesmo tempo, temos nosso próprio ritmo. E é bem isso, temos que viver por nós, e não por aquilo que vemos nos outros <3

      Beijos!

      Excluir
  7. É bem difícil quebrar esse problema de se comparar a outras pessoas, principalmente em ambiente profissional. Gostei da reflexão!

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é difícil mesmo! Pior que é verdade, acabamos comparando bastante mesmo na questão de trabalho. Fico feliz que tenha gostado do texto =)

      Beijos.

      Excluir
  8. É exatamente isso! Esses dias fiz um post sobre ser mais positiva e falei sobre não se comparar também, essa atitude é algo que muda e muito a nossa vida. Olhar pro outro e pensar que aquele devia ser o nosso lugar não é nem um pouco saudável, mas olhar pro outro e enxergar ali uma inspiração, aí sim é algo que dá certo. O problema é que a gente meio que não sabe diferenciar essas duas ações, né? E tá aí o problema. Mas com muito exercício e força de vontade, a gente chega lá. Adorei o texto!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Gabs! É algo que muda mesmo, algo que a gente vai aprendendo com o tempo, pois temos essa mania inconsciente de nos compararmos. Mas jamais podemos deixar isso passar por cima dos nossos sonhos! Realmente, é só ter força de vontade e um passo de cada vez, que chegamos lá =)

      Beijos!

      Excluir
  9. Esse texto tem uma verdade gigante. Realmente vivemos nos comparando com os outros e isso nao vai mudar nada na nossa vida, nem na de ninguém. É fogo... temos que correr atrás do que queremos e nos importarmos menos com o todo.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom que gostou <3 Simm, pois é. Uma pena que sejamos assim, mas temos que aprender a lidar melhor com essa questão, pois não traz nada de bom. Temos que olhar pra dentro do nosso peito e daquilo que queremos conquistar, e focar nisso.

      Beijos.

      Excluir
  10. Amei.

    Realmente é dificil, por mais que você não queira comparar, não queira pensar, você acaba fazendo num piscar de olhos, e depois sair desses pensamentos é o mais dificil. Mas como você disse: Acredite em si mesmo. Essa é a melhor forma de quebrar as barreiras e conseguir.

    http://www.agindodiferente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Danie!

      Pois é, é bem assim mesmo. Fazemos isso desde que somos crianças, então é difícil parar completamente. Autoconfiança e amor próprio é tudo.

      Beijos <3

      Excluir
  11. Adorei o post Mari, eu sei da importância de não se comparar com outras pessoas mas sempre roa aqueles momentos em que me esqueço disso. Achei muito bacana o jeito como você colocou essa questão porque faz todo sentido, nos comparar nunca vai resultar em algo bom.
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Bê, fico super feliz que tenha curtido o texto. Pois é, acho que todos nós esquecemos em alguns momentos... na hora que bate a bad é complicado, né? Temos é que afastar esses pensamentos.

      Beijos!

      Excluir
  12. Adorei o Post..
    Beijos.
    rosarock91.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postagens Populares

Inscreva-se