Slide

7 passos essenciais para quem quer trabalhar com o blog

segunda-feira, agosto 14, 2017


dicas-para-trabalhar-com-blog
Fotos: Pexels

Trabalhar com o blog certamente não é uma tarefa fácil. Esta é uma profissão relativamente nova, o que acaba fazendo com que os recém chegados fiquem um pouco perdidos no momento em que querem profissionalizar o seu endereço na internet.

Existem alguns passos essenciais a serem seguidos caso você queira trabalhar com o seu blog.

Neste post, eu vou abordar algumas das principais coisas a serem feitas no momento em que você decide que quer ter o seu blog como um ambiente profissional, além de erros que você não deve cometer. Vamos lá?

1. Tenha um nome memorável para ser lembrado

O nome do seu blog é a identidade dele. Caso não tenha um nome de fácil memorização e pronúncia, talvez seja a hora de rever se este é mesmo o nome certo a ser usado. Eu já fiz um post contando como escolher o nome do seu blog em 6 passos, com dicas bem simples e que funcionam.

Tenha em mente: o seu leitor precisa lembrar do nome do seu blog. Isso irá fazer ele voltar com mais facilidade. Caso contrário, talvez o blog caia no esquecimento e ele nunca mais retorne.

2. Tenha um layout agradável e uma boa escrita, de forma a fidelizar o leitor

Nada de layouts muito coloridos, com fundo preto e letras amarelas e anúncios pulando no site inteiro. Isso torna difícil o acesso do leitor, e pode fazer com que ele saia do blog imediatamente.

Além disso, outro fator extremamente importante é ter um site que se adapte a dispositivos mobile, como tablets e celulares. Procure utilizar um layout responsivo a partir de agora.

Eu considero primordial ter uma boa escrita para ter um blog com aspecto profissional. Erros gramaticais não passam credibilidade e confiança a quem está lendo. 

Procure aprimorar seu português. Leia livros, pesquise, estude. Em um blog você vai escrever, e muito, e é essencial manter uma escrita limpa para fidelizar os seus leitores.

dicas-para-trabalhar-com-blog

3. Trate seu blog, de fato, como trabalho

Ter um blog envolve muito planejamento, dedicação e horas na frente de um computador. Você precisa criar pautas, buscar imagens, desenvolver posts, fotografar, interagir com seus leitores, manter as redes sociais... é bastante coisa.

Sempre que você for fazer qualquer uma das coisas citadas acima, procure fazer como um profissional. Lembre-se: seu blog é seu trabalho. Trate-o como tal.

Planeje pensando no que quer passar para o leitor.

Não tire fotos razoáveis, tire as melhores fotos que pode tirar.
Não escreva posts somente por escrever, escreva conteúdo de qualidade.

Tenha um horário fixo para trabalhar no blog e procure estudar sobre o assunto. Afinal, você não quer ficar parado no mesmo lugar, certo?

4. Faça um mídia kit para apresentar para as empresas

Se você quer trabalhar em uma empresa, a primeira coisa que terá que fazer é entregar um currículo. O mesmo acontece com o blog. Você já fez o currículo do seu blog para apresentar para as empresas?

O currículo do blog nada mais é do que o mídia kit. Você precisa mostrar para a empresa os motivos pelos quais ela deve anunciar no seu blog. O que você tem de interessante para mostrar? Quais são seus números e o seu engajamento?

Eu já disponibilizei aqui um mídia kit editável para download, mas você pode encontrar diversos outros modelos pesquisando na internet ou mesmo contratando o serviço de um profissional.

dicas-para-trabalhar-com-blog

5. Interaja com o seu público e gere engajamento

De nada adianta ter 10 mil seguidores no blog e nenhum comentário ou retorno nas redes sociais, certo? Para trabalhar com o blog, você precisa gerar engajamento, ser próximo do leitor. De acordo com o Marketing de Conteúdo:

Engajamento é envolvimento, interação, relacionamento com a marca, que vai além do número de seguidores em uma rede social ou likes em uma postagem."

Para criar um relacionamento com seus leitores, você precisa interagir com ele. Precisa instigá-lo, conversar com ele e saber o que ele espera do seu trabalho. Afinal, você trabalha para o seu público e não para si próprio.

Responda comentários no blog, directs no Instagram e mensagens no Facebook. Pergunte a opinião do seu leitor, faça ele se sentir próximo de você!

dicas-para-trabalhar-com-blog

6. Invista em redes sociais e traga visibilidade para o seu blog

Ter um blog é trabalhar em conjunto com várias redes sociais. É saber explorar cada um dos locais que pode te gerar público e trazer mais pessoas para dentro do seu site.

É claro que você não precisa estar presente em TODAS as redes sociais, mas é bom que esteja pelo menos em duas delas. Instagram, Facebook, Twitter, Google+, LinkedIn, Pinterest... são inúmeras opções.

Cada uma tem o seu público e sua forma de trabalho, e por isso é bom fazer testes e pesquisar mais sobre cada uma, de forma a desenvolver o seu conhecimento e explorar novas ambientes.

7. Defina o seu público para saber a melhor forma de trabalhar

Cada nicho tem um público diferente. Infantil, adolescente, jovens ou adultos. Estudantes, pais, executivos, blogueiros. Feminino, masculino ou ambos. São diversas possibilidades, não é?

É importantíssimo que você saiba para quem está escrevendo. Quem vai ler o seu conteúdo? Qual a melhor forma de falar com o seu público? Tudo isso irá direcionar você para a melhor forma de desenvolver as suas estratégias de crescimento e de comunicação.

Em breve teremos aqui no blog um post de como definir o seu público da maneira mais adequada.

Por hoje é isso! Espero que eu tenha tirado algumas dúvidas de quem quer trabalhar com o blog e precisa saber como começar a se profissionalizar :)

Não esqueçam de deixar um comentário me contando o que acharam, e se gostam desse tipo de conteúdo por aqui.

Me acompanhe: Instagram | Youtube | Facebook

Leia também

22 comentários

  1. Adoro posts assim. Não considerar nosso blog com um trabalho, mas também não consideramos como um simples hobby. Acho super importante e válidas essas dicas pra qualquer blogueira (o). Mesmo que o blog seja um hobby é importante mantê-lo atualizado, criar engajamento e leitores fieis.

    Beijos

    www.boas-depapo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post! Sim, é verdade. Mesmo que não seja com o objetivo profissional, é legal criar um vínculo com seus leitores pra manter um bom relacionamento, né? ❤

      Beijos!

      Excluir
  2. Ótimas dicas! Todas importantes...

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mari. Falou tudo! Esse post é de suma importância para aqueles que realmente querem trabalhar com o blog. Se eu tivesse lido ele logo no início, teria deixado de passar por várias dificuldades e teria melhorado meus conteúdos muito mais cedo do que fiz, kkk. Duas coisas que tu listou e não fiz, mas quero muito, é o midia kit, mas não tenho o programa pra editar e to sem verba pra pagar alguém para fazer para mim. E investir nas outras redes sociais, a única que invisto um pouco mais é a página, com divulgações. Mas não como deveria ser. Sempre esqueço de mexer mais nela, pois trabalho, faço curso, academia, mais o blog. Fico tão exausta no fim do dia que eu não consigo fazer tudo que deveria, e muitas vezes nem lembro.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gaby! Fico super feliz que tenha gostado do post =) Se eu soubesse de tudo isso também, teria começado bem mais cedo a me dedicar da forma que consigo me dedicar hoje. No início ficamos meio perdidos e não sabemos muito bem por onde começar. Entendo, fica bem complicado quando a gente tem uma rotina puxada mesmo, passei por isso e era bem difícil pra mim.

      Beijos ❤

      Excluir
  4. Que dicas otimas!
    Eu não pretendo trabalhar com blog, não agora pelo menos que acabei de entrar nesse mundo.
    Mas já peguei todas as dicas!
    Amei o blog, ja estou seguindo.
    Beijos

    https://coracaopinup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico super feliz que tenha gostado ❤❤ Quando entrei pra blogosfera também entrei como um hobbie, a vontade de trabalhar com isso foi surgindo aos poucos =) Bom saber que gostou daqui também, seja bem-vinda <3

      Beijos!

      Excluir
  5. Adorei as dicas :D Vai ajudar muita gente que quer ou que está começando com o blog <3
    Muitos beijos ❤
    http://www.ummimoso.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah obrigada, Cami! Fico feliz que tenha gostado, espero muito que possa ajudar <3

      Beijos!

      Excluir
  6. Amei as dicas! Ainda não pensamos em trabalhar com nosso blog, mas elas vão ser muito úteis pra gente! Um beijo!

    Fe
    www.feejao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Fico super feliz em saber que as dicas sejam úteis, é muito bom poder ajudar =)

      Beijão ❤

      Excluir
  7. Adorei o post, com certeza tudo o que tu falou é importantíssimo! Eu estou aos pouquinhos tentando melhorar meu blog e ter atenção aos detalhes é muito importante.
    Acho que o mais importante de tudo é sempre se dedicar e fazer com amor, né? Não dá para estagnar em um lugar e ficar sempre ali, achando que as pessoas vão continuar voltando se você não apresenta nenhum conteúdo novo ou não procura tornar o blog agradável...
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Bê! Fico feliz que tenha curtido as dicas ❤ Com certeza, isso é a mais pura verdade! Temos que fazer com muito amor e dedicação para termos bons frutos. É um conjunto de várias coisas que faz o nosso blog ser um lugar onde as pessoas querem voltar sempre, né? <3

      Beijos!

      Excluir
  8. Eu adorei esse post. Apesar de considerar o blog o meu hobbie, algo que faço por amor, eu tenho uma disciplina e adoraria ganhar dinheiro com ele, afinal, quem não?! As vezes eu me imagino ganhando dinheiro trabalhando com o blog, isso me proporcionaria mais tempo para me dedicar a ele, é algo que eu amo fazer.

    Beijos da Carol do blog Pink is not Rose 🖤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!! Ai que bom que gostou do post! =) Com certeza, tudo se torna melhor quando o que a gente gosta tem a possibilidade de virar uma fonte de renda, né? Também sempre amei me dedicar ao blog e aí com o tempo percebi que gostaria de tornar ele minha profissão ❤

      Beijos!

      Excluir
  9. Já li dicas parecidas com essas em diversos lugares, mas mesmo sabendo de tudo isso, eu só sigo as 2 primeiras (em partes), de resto olha... ahusahus (tenho um mídia kit já pronto também, mas nunca o utilizei).

    Ótimo post!

    Beijos,
    www.verifiqueapagina.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah ahh, mas isso vai de cada um ❤ Às vezes a gente prioriza outras coisas e também não tem problema seguir tudo, o mais importante é a gente ser feliz e fazer por amor <3 Que bom que gostou do post!

      Beijoss!

      Excluir
  10. Oie!
    Eu faço blog como hobbie, não tenho interesse em trabalhar com ele por enquanto.
    Mas eu tenho um problema:
    Eu num momento quero escrever como Anónima, noutro publicamente por isso nunca consigo manter um blog 😢.
    Pode me dizer: dicas para manter um blog?
    Bjs,
    miudanonimablog.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Então, se em alguns momentos tu tem vontade de escrever publicamente, por que não? Eu acho legal ter conhecidos lendo os meus conteúdos, é muito bom saber que gostam do que eu escrevo. Isso vai de cada um, mas eu sempre quis que as pessoas soubessem quem estava por trás dos posts, então não queria escrever como anônima. Acho que tu tem que optar por isso agora, pra não ficar pulando de um pro outro, sabe? Eu já tive vários blogs e me apeguei a esse aqui, acho que isso é natural, quando tu cria um blog e realmente coloca tua identidade dele, fica difícil mudar depois ❤

      Beijos!

      Excluir
  11. A única parte mais complicada para mim, é escolher um nome diferente, tem que ter muita criatividade, porque tem muitos nomes iguais, acabou que eu optei por deixar meu nome mesmo.
    Mas como você disse eu acho essencial um nome mais marcante e memorável.
    Amei as dicas vão me ajudar bastante.
    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Atualmente existem muitos blogs por aí e acaba ficando difícil na hora de escolher um nome... quando escolhi o do Letras foi uma sorte ter tido essa ideia, pois antes eu sempre escolhia o nome e acabava mudando hahaha pelo menos esse aqui eu não enjoei!

      Fico feliz que tenha gostado das dicas, Jú ❤

      Beijos!

      Excluir

Postagens Populares

Inscreva-se