Slide

Seu Blog | Como Reduzir a Taxa de Rejeição do Blog

segunda-feira, abril 10, 2017

Como-reduzir-a-taxa-de-rejeição-do-blog

Oi gentee! Tudo bem com vocês?

Há algum tempinho que eu não trago posts da série Seu Blog, não é mesmo? Hoje eu vim tratar de um tema super importante e bastante polêmico: a taxa de rejeição. Pra quem não sabe, taxa de rejeição é o percentual de visitantes que entra no seu blog e não interage com ele, ou seja, não clica em nenhuma página ou post. Se sua taxa de rejeição é de 60%, isso significa que de 100 visitantes, 60 saíram logo na página em que entraram no blog, sem clicar em nenhuma outra.

Quando temos um blog, queremos que o público permaneça bastante tempo no site, lendo, comentando, e visitando outros posts. Isso cria uma fidelidade do leitor e nos mostra que ele está interessado em nossos conteúdos. 

A taxa de rejeição de blogs normalmente é maior que qualquer outro tipo de site, e de acordo com o que já observei, normalmente fica entre 60 - 95 %. A minha taxa sempre girou em torno dos 85%, e esse não é um valor satisfatório para mim, pessoalmente. Hoje eu vou contar como diminuí a minha taxa de rejeição drasticamente, sendo que atualmente ela não passa dos 20%. Então, vamos às dicas!

1. COLOQUE LINKS INTERNOS

Vocês já perceberam que ao longo dos posts, eu costumo linkar um post antigo aqui do blog, ou uma página? Isso é justamente para que ao ler o post, o leitor se interesse e queira saber mais sobre o artigo que mencionei. É super prático e faz com que a pessoa seja levada de um post a outro no blog, muitas vezes sem perceber.

2. POSTS RELACIONADOS SÃO A CHAVE PARA TUDO

No meu layout anterior, eu não conseguia inserir posts relacionados, então troquei de layout assim que consegui. Isso foi basicamente o segredo para mudar a minha taxa de rejeição, pois de um dia para o outro, a taxa de rejeição do blog caiu de 85% para 55%, e em dois dias, ela caiu para 13%. É ou não é absurdo? Por isso, SEMPRE coloque logo abaixo das postagens um "Leia também", para que o leitor possa encontrar mais posts parecidos com aquele que está lendo.

3. INSIRA POSTAGENS POPULARES E POSTAGENS RECENTES

No topo do blog, eu tenho um slide com os posts recentes, e mais pro final, tenho os 2 posts mais populares do blog. Isso é outra forma de levar o leitor a outros posts dentro do blog.

4. UTILIZE TÍTULOS CHAMATIVOS E BOAS IMAGENS

De nada adianta ter posts relacionados se os títulos forem ruins ou as imagens em péssima qualidade, não é? Então procure fazer um título que convença o leitor a entrar naquele post. Eu já dei algumas dicas aqui de como fazer um título atrativo.

5. TENHA UM LAYOUT AGRADÁVEL

Se o seu layout for todo colorido, cheio de anúncios ou de difícil leitura, raramente o leitor vai visitar outras páginas. Isso porque, quando algo não nos é agradável aos olhos, não queremos ficar muito tempo olhando. Então invista em um layout que agrade a maioria das pessoas, que seja bastante intuitivo e relativamente simples.

6. TENHA UMA BOA ESCRITA

É muito ruim quando você entra em um blog e ele está cheio de erros ortográficos, sinais de pontuação faltando e coisas do tipo. Tente escrever bem, leia bastante, pesquise as palavras que você não sabe. A leitura precisa fluir e ser algo simples, não algo que você tem que ficar tentando decifrar. Caso necessário, utilize um corretor do Word, por exemplo, ou peça para alguém conferir para você. Lembre-se que a escrita também é a porta de entrada para o leitor, e se ele estiver com dificuldades para ler um post, deixará o blog na mesma hora.

7. TENHA UM LAYOUT RESPONSIVO

Há algum tempo, só utilizo layouts responsivos no blog. Com o uso cada vez maior de tablets e celulares, é inevitável não se adaptar às tecnologias. Quando você tem um layout responsivo, se torna muito mais fácil e agradável acessar o blog por outros aparelhos que não sejam um computador. Se o leitor tiver que ficar dando zoom, por exemplo, para ler os posts, talvez se incomode. Com a responsividade, esta não será uma preocupação. Então, assim que puder, invista em um modelo responsivo para o seu blog.

E essa foram as dicas! Espero muuito que tenham gostado e que consigam reduzir a taxa de rejeição :) E não esqueçam que é preciso paciência, eu consegui reduzir a minha taxa com mais de 2 anos e meio de blog, depois de muitas tentativas.

Beijos, Mari.

Leia também

12 comentários

  1. Percebi que estou por fora da maioria das dicas. Não tenho Leia também, nem postagens recentes ou populares e meu layout não é responsivo. Pretendo ir adaptando conforme o tempo passa, ainda mais que agora estou até sem tempo de postar, haha!

    Enfim, boa semana ♥

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, são detalhes que a gente vai percebendo aos poucos, hehe. Que bom que o post conseguiu te mostrar alguns itens que são úteis no blog :) Isso, vai fazendo aos pouquinhos ♥ E muito obrigada!

      Beijos.

      Excluir
  2. Quantas dicas, Mari! Eu realmente nunca parei para ver a taxa de rejeição do blog, nem sabia que dava. Na verdade, nem sei se meu blog tem todas essas coisas, porque eu acabei de voltar né? Aí fico vendo um montão de dica sobre Blogosfera. Acabo sabendo dessas coisas que nunca iria me ligar e me preocupar. Enfim, obrigada! <3 Muito informativo mesmo!

    Um beijo,
    eililian.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awwn, imagina! Fico super feliz em ajudar ♥ Quando voltei pra blogosfera também fiquei meio perdida, mas a gente se adapta e logo vamos ficando mais antenados nisso =)

      Beijos.

      Excluir
  3. No início do meu blog, também tinha uma taxa bem alta, com a mudança do layout, inseri o "leia também" e o "postagens populares", então isso melhorou demais e comecei a perceber que mais pessoas tem visitados postagens mais antigas. Outra coisa que vi num blog e tu comentou, foi a inserção dos links no post, as vezes faço isso e ajuda também.

    Suas dicas irão ajudar muitas pessoas, pois sei que foram coisas que também fiz e me ajudaram.

    Beijos,
    Última postagemBlog Gaby DahmerFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, e como muda, né? Eu fiquei de cara quando vi o caimento drástico da taxa, e fiquei super feliz pois achava que nunca conseguiria hahaha.

      Que bom que curtiu as dicas, Gaby ♥

      Beijos.

      Excluir
  4. Mari e suas dicas maravilindas pra gente blogar melhor <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownn, hahaha obrigadaa ♥ Fico feliz em ajudar!

      Excluir
  5. A taxa de rejeição do meu blog estava muito alta, consegui dar uma melhorada. Ainda não baixou muito, mas vou usar suas dicas para melhorar ainda mais! Obrigada por esse post.

    Beijo,

    www.crisedosvinteblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tu consigaa, pois o resultado pra mim foi bem rápido e continuo mantendo, hehe :) E imagina, de nada ♥

      Beijos!

      Excluir
  6. Tava precisando desse post. Minha taxa de rejeição está entre 60% estou desesperada mello hahaha Salvei aqui, vou seguir as dicas que você deu e depois volto aqui para dizer se funcionou. Obrigada por esse post, você foi um anjinho!

    Skyscrapers

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina eu que tava com quase 90%? Hahaha. Espero que tu consiga baixar a taxa, viu? E imagina, é muito bom poder ajudar vocês ♥

      Excluir

Postagens Populares

Inscreva-se