Slide

Como Fazer Uma Boa Redação + Dicas para Escrever Melhor

segunda-feira, abril 03, 2017

como-fazer-uma-boa-redação

Sempre fui do tipo que ama ler e escrever. Eu privo bastante  uma boa escrita e desde cedo me cobro para desenvolver cada vez mais as minhas habilidades com as palavras. Não sou nenhuma expert, mas lido com blogs há um bom tempo e tenho uma certa facilidade em escrever textos. Sei que muitas pessoas encontram bastante dificuldade na hora de escrever uma redação, tanto para o Enem, quanto para vestibulares ou até mesmo na escola. Se esse é o seu caso, quer aprender algumas dicas para escrever melhor e redigir um bom texto? Então, vamos lá!

DICAS PARA ESCREVER MELHOR

O primeiro passo para fazer uma boa redação, é ter uma boa gramática. Não adianta nada querer expor as suas ideias sem saber a diferença entre "mas" e "mais" ou quando usar uma pontuação ou outra, não é? Portanto, algumas dicas que podem ajudar:

1. Leia bastante para ampliar o vocabulário;
2. Procure pesquisar palavras que você viu, mas não sabe o significado;
3. Deixe de lado as gírias e abreviações de internet;
4. Procure se informar sobre os erros mais comuns de português. Muitas pessoas falam "flouxo" em vez de "frouxo", "iorgute" em vez de "iogurte", "estrupo" em vez de "estupro" e por aí vai;
5. Tente evitar os vícios de linguagem (leia sobre isso aqui);
6. Pratique a escrita. Faça pequenos textos e peça para alguém corrigir para você.

COMO FAZER UMA BOA REDAÇÃO

Depois de estar craque na parte da escrita, é hora de partir pra redação. Redigir um texto sobre determinado assunto muitas vezes não é uma tarefa fácil, e exige treino e dedicação. Porém, é apenas uma questão de organização. Confira nos passos a seguir:

1. Leia o tema com bastante atenção: não perca nenhum detalhe, e tenha certeza de ter feito a interpretação correta do tema a ser abordado.

2. Faça um brain storm (tempestade de ideias): escreva todas as ideias que surgirem na sua mente quando ler o tema. Por exemplo, caso o tema seja intolerância religiosa, como foi a redação do Enem de 2016, você pode escrever: diferentes religiões, desrespeito, laicidade, culturas, tratamento diferenciado, entre outras, e utilizar estas expressões/palavras como base para o seu texto.

3. Leia os textos motivadores com calma: eles podem ajudar muito, expandindo suas ideias e possibilitando acréscimos ao seu brain storm.

4. Deixe a redação descansar: eu sempre gosto de fazer isso. Após ler o tema, os textos motivadores e anotar minhas ideias inicias, faço outra coisa e deixo a redação de lado. Depois volto para a redação, faço o rascunho, deixo ela "descansar" novamente e então volto, para corrigir os erros e ver com mais clareza. Funciona muito pra mim.

5. Apresente seu ponto de vista: essa é a parte da introdução, onde você vai apresentar o tema e falar o seu ponto de vista sobre ele. Procure discutir o assunto de forma impessoal. Jamais use "Acredito que", "Acho que" ou "Penso que", por exemplo. As expressões "Acredita-se que", "Sabe-se que" são bem-vindas.

6. Argumente seu ponto de vista: na primeira parte, você apenas mostrou o que pensa. Agora é a hora de mostrar por que você pensa de tal forma. Se você souber de fatos e dados concretos, isso reforça e muito a sua tese.

7. Conclusão: aqui você irá fazer uma breve síntese sobre o texto, apresentando um fechamento ou sugestões para resolver um problema. Lembre-se que conclusão não é repetir tudo o que foi dito ao longo do texto!

8. Revise e reescreva trechos se necessário: jamais passe a limpo um texto sem revisar. Vários erros acabam passando despercebidos.

9. Cuidado com o número de linhas: lembre-se de não ultrapassar o limite estabelecido, porém, poucas linhas também dificilmente oferecem um texto legal e desenvolvido. Eu procuro fazer 4 parágrafos, um para a introdução, dois para o desenvolvimento e um para a conclusão, com cerca de 5 - 7 linhas cada um.

10. Leia na internet sobre formatos de texto: o principal tipo de texto utilizado em redações é o texto dissertativo argumentativo. Procure saber sobre ele, faça pesquisas. Esse artigo aqui tem ótimas dicas.

E por fim, não esqueça de manter a calma! Essa é a chave pra não se desesperar e conseguir escrever da melhor forma possível.

E aí, gostaram das dicas? Já aplicam todas elas na hora de fazer redação? Não deixem de me contar caso tenham outra sugestão!

Leia também

4 comentários

  1. Adorei a ideia de listar tudo que vier a mente e depois ir montando a redação com essas palavras chaves. Nunca havia tentado dessa forma. Geralmente não tenho problemas com redação, mas essa do ENEM me deu um branco, até porque não gosto muito de falar sobre assuntos políticos e religiosos. Da próxima vez que eu precisar fazer uma redação, irei praticar tuas ideias.

    Beijos,
    Última postagemBlog Gaby DahmerFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ótimo método, Gaby. Ajuda muito mesmo! Entendo, eu também encontrei um pouco de dificuldade com esse tema, mas acho que tudo é prática, né? Espero que as minhas dicas possam te ajudar futuramente ♥ Beijos.

      Excluir
  2. Nossa, Mari. Escrever sempre foi um prazer pra mim e agora com o blog consegui tirar alguns textos da gaveta e melhorar um pouco.
    Um pouco antes do ENEM 2016 li essa dica do brain storm e nunca tinha tentado desta forma, na verdade a ideia nunca passou pela minha cabeça. No momento da prova usei essa dica a meu favor e foi o ano onde tive a maior nota na redação. Agora só farei redações assim, e porque não os posts do blog também?

    Beeeijos Nattany Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, e o blog ajuda muito, né? Escrever acaba se tornando rotina, então acabamos nos "forçando" a aprender.
      Que massaa! O brainstorm ajuda muito, tu clareia as ideias e ainda consegue abrir um leque de opções. E sim, super ajuda pra fazer posts pro blog tambémm :)

      Beijos ♥

      Excluir

Postagens Populares

Inscreva-se