Slide

Como conciliar blog, estudo e trabalho

segunda-feira, abril 24, 2017

como-conciliar-blog-estudo-e-trabalho

Oi pessoal! Tudo certo?

Diariamente eu vejo diversas blogueiras, que assim como eu, tem uma rotina super corrida e acaba se tornando difícil conciliar a vida de blogueira com o resto. Ter um blog não é uma tarefa fácil, exige tempo para pensar nas pautas, dedicação para buscar conteúdo, imagens e fazer o post, e é claro, muito foco naquilo que se quer fazer. Blogueira trabalha, e muito!

Espero que a listinha de dicas a seguir possa ajudar e animar vocês também!

1. FAÇA UMA LISTA DE IDEIAS PARA POSTS

Se tem uma coisa que vejo que definitivamente não rola, é fazer post em cima da hora. E nossa, já perdi a conta de quantas vezes fiz isso! Mas fazer as coisas correndo não é nada legal. É bom ter tempo pra pesquisar bem o conteúdo, encontrar boas imagens e revisar a gramática. Então, faça um estoque de ideias de posts. Vá anotando sempre que puder, e aí é só ir escrevendo os posts aos poucos e deixar salvo nos rascunhos. Quando tiver um boa quantidade de posts, programe-os para as próximas semanas - ou meses, dependendo da sua frequência de postagem e criatividade.

2. RESERVE UM DIA DA SEMANA PARA RESPONDER COMENTÁRIOS

Antes eu tinha o costume de responder os comentários no mesmo dia, mas acabava ficando meio complicado, então achei melhor deixar acumular e responder tudo junto. Assim você não tem que fazer de pouquinho em pouquinho. Reserve alguns minutos de determinado dia da semana só para isso e você verá que vai render bem mais.

3. DEFINA UM TEMPO DIÁRIO PARA SE DEDICAR AO BLOG

Analise tudo o que você precisa fazer durante o dia e veja quanto tempo você teria disponível para o blog. Meia hora, uma hora ou até duas horas? Defina seu horário de trabalho. Assim a gente leva mais a sério e acaba fazendo o que tem que fazer sem se enrolar. Eu, por exemplo, defini meu horário de trabalho no blog das 20h30 - 22h30, de segunda à sexta, menos em terças, quando tenho aula de inglês.

4. SE PROGRAME ANTECIPADAMENTE

Se você pretende se dedicar ao blog em alguns finais de semana (ou todos) ou feriados, programe antes o que você precisa fazer, para não desperdiçar tempo. Por exemplo: fazer resenha, tirar fotos, enviar e-mails, divulgar no Facebook... mas é claro, dê algumas pausas. Nesse post aqui eu falei um pouco sobre como ser mais focado e tem dicas bem úteis pra essa questão de se organizar melhor.

5. DEFINA SUA FREQUÊNCIA DE POSTAGEM

Eu já tive épocas em que postava diariamente, mas agora decidi fazer 4 posts na semana: segunda, quarta, sexta e um no fim de semana. Decidi também que um dos posts vai ser um texto, e o do fim de semana, um vídeo. Definindo sua frequência de postagem e os dias em que haverá posts novos você poderá se programar para divulgar naquele dia e fazer os ajustes finais, caso necessário.

6. USE UM BLOG PLANNER

O blog planner é a chave pra te ajudar na organização. E foi justamente por isso que eu decidi disponibilizar um blog planner feito por mim, pra vocês. Se você não viu ainda, é só clicar aqui. Você vai poder anotar ideias de posts, anotar o status de cada post (rascunho pronto, programado, postado, divulgado...) e é claro, tem o calendário mensal e semanal, pra quem preferir. Tenho certeza que ter um blog planner vai fazer TODA a diferença. Digo e repito: colocar as coisas no papel torna tudo mais fácil e simples do que parece.

Então, é isso. Eu espero muito que vocês tenham gostado das dicas e que possam aplicá-las à rotina. Eu já estou aplicando na minha e tenho visto o quanto consegui mudar meus hábitos!

Teria algum item a acrescentar? Você consegue conciliar tudo?

Beijos, Mari.

Leia também

14 comentários

  1. Eu também cometia o erro irreparável de fazer posts de momento. O que resultava num conteúdo escasso e pouco elaborado. Desde que passei a escrever três ou quatro posts no fim de semana — e consequenteme os organizando durante a semana no momento que vou postar —, a rotina com o blog tem sido bem mais dinâmica. Também quero aderir à facilidade do Blog Planner, mas ainda não me sinto tão confiante para organizar tudo do blog assim. Enfim, quero muito definir uma frequência de postagem também e me dedicar à criar imagens com uma identidade visual para a página no Facebook e a conta no Instagram, o que falta mesmo é só deixar a preguiça de lado de uma vez por todas, haha.

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, siim! Esse é o pior erro que podemos cometer, quando tu se programa, isso faz uma baita diferença! Alivia demaais a pressão em fazer um post. Hahaha entendo, mas se dedica e faz essas coisas que é certo que tu não vai te arrepender, pelo contrário! Vai se orgulhar e se sentir bem mais organizada ♥

      Beijoss

      Excluir
  2. Suas dicas são sempre ótimas! Amei o post :3 Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, muito obrigada, fico feliz em saber que consigo ajudar! Beijoss ♥

      Excluir
  3. Oba! Amo quando tu faz posts assim... Então, vou dar minha opinião sobre cada item, rs.
    1 - Definitivamente, não rola fazer post em cima da hora. Já faz alguns meses que peguei um caderno e anotei os dias da semana nas folhas e comecei a programar antecipadamente as postagens, pelo menos, o assunto e nome de título, aí quando surge uma ideia do que escrever, eu vou anotando ou já crio o rascunho no blog e vou colocando os tópicos, para depois, uma ou duas semanas antes, eu criar o post completo. Isso ajudou muito para ter um conteúdo cada vez melhor e agora que estou trabalhando e me falta tempo, se tornou algo indispensável.
    2 - Essa dica tu deu alguns meses atrás, quando colocou como seria sua programação com o blog e canal, então eu peguei a dica e inseri na minha rotina, ficou bem melhor, mais rápido e fácil de responder.
    3 - Comecei a fazer isso mesmo antes de começar a trabalhar, e agora esse tempo diminuiu, porém consigo me dedicar ao blog (divulgar/comentar outros blogs/criar post) por 4h diárias, de seg à sex. No final de semana eu nem entro, a menos que eu esteja muito criativa e queira aproveitar a oportunidade.
    4 - Fiz isso nesse último feriado. Já tinha previsto várias resenhas de produtinhos e livros, então já adiantei as fotos todas, editei e criei as postagens pra dar continuidade com o tempo. Isso ajuda demais!
    5 - Também já fiz postagens diárias, então de pouco em pouco, fui diminuindo, até ficar só 3x na semana (seg, qua e sex), isso me aliviou agora que estou trabalhando bastante.
    6 - Única coisa que acabei não fazendo, pelo menos não tudo bonitinho, então comprei um caderno baratinho e fiz a meu modo. Mas ajudou demais e percebi que deixou tudo mais organizado, como eu amo!

    Amei as dicas, embora algumas eu já tenha pego de ti algum tempo atrás, rs. E desculpa pelo textão, mas acho que tu acostumou que as vezes dou uma dessas.

    Beijos,
    Última postagemBlog Gaby DahmerFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gaby, imagina, eu adoro quando tu faz uns comentários assim, hehe ♥ Mostra que tu ficou interessada no conteúdo, e me deixa super feliz!

      Acho super legal que tu está conseguindo se organizar mais, isso acaba influenciando muuito nos nossos posts e reflete na qualidade dos conteúdos, né? No início é meio complicado conciliar tudo, mas a gente vai se adaptando e vendo como fazer tal coisa. É ótimo quando vemos os resultados da nossa organização e conseguimos mantê-la! Desde o início do ano, tenho conseguido postar 2x aqui e 1x no Youtube. Eu achei que não conseguiria, e me surpreendi como todas essas dicas que dei aqui estão funcionando na minha rotina. Enfim, é ótimo conseguir conciliar tudo ♥

      Muito obrigada pelo comentário!

      Beijoss

      Excluir
  4. Sempre arrasando nas dicas! Um coisa que tenho que fazer urgentemente é me organizar com o blog + vida. E trazer mais vezes post para o meu blog. Um beijão!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado do post, Thayná <3 Organização é tudo na vida, assim que a gente consegue se organizar tudo se encaminha melhor. Beijos!

      Excluir
  5. Adorei, sem dúvidas colocar tudo no papel ajuda e muito! Como faço pra ver o blog planner eu cliquei mas não funcionou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, ajuda mesmo! Ai Ju, desculpa, falha minha! Eu esqueci de inserir o link, agora já tá certinho. Mas é esse aqui, ó: http://www.letrasnagaveta.com/2016/10/download-blog-planner-gratis.html. =)

      Excluir
  6. Que post maravilhoso Mari <3 Veio no momento certo para mim.

    Desde que entrei na faculdade não consegui me organizar certinho, nem com relação ao blog e nem com a minha vida pessoal/social.

    Tentar eu até tento, mas chega na metade do semestre e eu estou super cansada. Só tenho tempo para fazer os trabalhos e provas. Além da faculdade que é de segunda a sexta, também faço curso de teologia aos domingos, então já viu né!. Vou tentar colocar em práticas essas suas dicas.

    Beijos.
    www.verifiqueapagina.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom saber, Jenni <3 Fico muito feliz em ajudar, espero que as dicas funcionem :)

      Eu super entendo, sua rotina é ainda mais corrida que a minha! No ano passado, quando comecei a trabalhar, foi uma loucura. Desanimei total com o blog e não conseguia dar conta, mas aos poucos vi que era possível.

      Beijos!

      Excluir
  7. Amei as dicas, e se tem uma coisa que mudou minja mvida de blogueira foi ter o "estoque de ideias" e sair anotando todas que eu vou tendo durante o dia ou semana, pq às vezes eu pensava em algo incrível p escrever e, horas depois, já tinha esquecido.
    Blog planner é mesmo tudo de bom!
    Amiga, a única parte ruim dos comentários acumulados para responder de vez é que o blogger não notifica a pessoa que comentou que o comentário foi respondido, então, geralmente, a gente volta p ler a resposta, e se a pessoa volta por uns 3 dias e n encontra nada, assume que não vai ser mais respondida, eu acho. É algo que me decepciona ainda na plataforma, não notificar a resposta! Enfim, eu mesma sempre fico ansiosa para ler as respostas dos meus comentários akdjsj
    Adorando o seu comprometimento com o LNG, parabéns pelos 10k na página! Você merece! Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, esse estoque é mara! E a gente esquece mesmo, né? Já perdi a conta de quantas vezes perdi ideias muito boas e até hoje não lembrei hahaha. Agora sempre anoto tudo, com o tempo a gente pega as manhas :)

      É verdade, não tinha pensado por esse lado! Mas tem a opção de "Notifique-me" embaixo da caixinha de comentários, eu nunca testei, mas aí a pessoa tem que se ligar de pedir a notificação. Agora que eu tenho mais tempo vou poder responder com maior frequência =)

      Muito obrigada, de verdade! Teus comentários são sempre maravilhosos e tu tá aqui desde o comecinho, isso me deixa muito feliz!

      Beijos.

      Excluir

Postagens Populares

Inscreva-se