Slide

Verdades sobre ser blogueira que ninguém te conta!

segunda-feira, fevereiro 06, 2017

 Verdades-sobre-ser-blogueira

Alguns pensam que ser blogueira é fácil, que blog é coisa de gente desocupada e que só quer saber de ganhar patrocínios e brindes. Bem, talvez algumas pessoas realmente estejam aqui somente pela fama, ou pelas mordomias. Mas vim aqui contar justamente que nada é fácil como parece, e que blogar é muito mais do que sentar na frente do computador e escrever por alguns minutos.

As parcerias e marcas não caem do céu: pasme, você não vai virar blogger e da noite pro dia ganhar vários presentes, convites para eventos e descontos em lojas. A maioria de nós demora mais de 1 ano para conseguir a primeira parceria, e com muito trabalho e esforço. Ter uma parceria envolve uma série de fatores e dedicação.

Conseguir seguidores não é tão fácil como parece: é muito difícil criar um público fiel. No começo, você escreve para basicamente ninguém, pois é complicado sair divulgando por aí, principalmente quando não se tem experiência. E tem muita gente por aí que só te segue se você segue também, ou seja, totalmente interessados em números. Justamente o que falo no próximo item.

Tem muita gente que não bloga por amor: há diversas pessoas que só criaram um blog porque acham que vão ficar famosos e ricos. Não, não é assim. Aliás, se você criou um blog para isso, acho melhor abandonar. Porque blogar não é para qualquer um, é algo que deve ser feito com gosto, que teve trazer alegria independente dos seguidores e do $$. 

Os blogueiros trabalham muito, praticamente o dia inteiro: quem tem um blog, acorda pensando em como foram as visitas do dia anterior, se chegaram novos comentários e quais serão as próximas pautas do blog. Passa o dia buscando inspirações, as noites em claro fazendo posts e os finais de semana editando e se planejando. É extremamente cansativo, mas a recompensa é grande.

Um post não fica pronto em 10 minutos: para fazer um post, é preciso ter uma ideia, trabalhar em cima dela, fazer pesquisas, escrever o post, buscar imagens, revisar, fazer SEO e programar o post. Dependendo do tipo de post, pode demorar até 5 horas. Agora imagine ficar várias horas em frente ao computador, todos os dias? Não é fácil, não.

Nem todas as blogueiras são ricas, viajam e vivem maquiadas: o termo blogueira remete muito àquela pessoa que está sempre com as fotos do Instagram impecáveis, a make maravilhosa e as viagens triplicando a cada mês. Bem, não é assim! Há todos os tipos de blogueira por aí, e é triste que se tenha criado um padrão para as bloggers pois acaba havendo um pré-julgamento.

Os blogueiros são muito pouco valorizados: se te perguntarem a tua profissão, e tu disser "sou blogueiro", é capaz de rirem da tua cara. Criou-se a ideia de que blogueiros não trabalham, como eu já disse antes, então isso acaba pesando muito. Muitas empresas mesmo pensam que a vida de blogueiro é fácil e que não se leva muito fazer um post, e acabam querendo pagar pouco pela publicidade. Fica complicado, né?

E aí, concordam com tudo? Tem mais alguma coisa que acrescentariam? :)

Beijos, Mari.

Leia também

22 comentários

  1. O penúltimo item é bem eu aeuheiuh. As pessoas tem uma imagem tão distorcida da realidade que qualquer coisa já é sinal de que queremos aparecer. É tudo fruto de muuuuuuito trabalho e carinho mesmo, porque se não fosse por amor a escrito admito que não estaria por aqui. A blogosfera é um lugar bem complicado de conviver, principalmente quando temos críticas e mais críticas. Adorei o post e é super válido pra todo mundo ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? É tão chato isso, poxa. Realmente, amor acima de tudo. Eu também não estaria aqui se não fosse por amor, jamais conseguiria! Que bom que gostou do post Kelly ♥

      Excluir
  2. Mari eu concordo com absolutamente tudo. Sabe, eu recentemente decidi apagar todas as fotos do meu Instagram, estavam muito repetitivas, nem eu estava gostando muito. Só que estou dentro dessa crise, não posso ficar gastando com futilidades, roupas, cosméticos, viagens e tudo o mais. Aí, vieram no meu curioscat me xingar, falando que eu sou "blogueira" tenho que postar fotos bonitas, fazer umas viagens legais e blá blá blá. Aquilo me deixou muito chateada, pois as pessoas acham que é obrigatório a gente ser rica e viajada. Mas decidi não me abalar, deixar pra lá, pois essas pessoas só sabem falar, pois não estão no nosso lugar pra saber isso.

    Vou compartilhar esse teu post no meu face, quero que leiam tudo isso, rs.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sério isso Gaby? Não acredito, que absurdo! As pessoas querem ver uma realidade totalmente diferente da delas, normalmente, e pensam que nós blogueiras não podemos ser pessoas normais. Que coisa ): Não se abale mesmo, temos sempre mostrar quem realmente somos e não mudar pelos outros ♥ Que bom que gostou do post, viu? <3

      Excluir
  3. Amei!
    É bem isso mesmo.
    Ninguém sabe como é até passar. É muito difícil, e tanta gente acha que é só falta do que fazer.
    Quantas vezes ouvi '' Vai viver de passar batom, Luíza?''. Hoje respondo: Sim! eu vivo de passar batom em mim, nas minhas clientes e para tirar fotos.

    A-M-E-I o post! <3

    www.lumartinsblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostouu, Lu ♥ Sim, é bem assim mesmo! Fico muito incomodada quando vejo alguém falando mal de blogueiras, criando um padrãozinho. E cada um sabe de si, faz o que quer e pode ser feliz como quiser! É isso aí =)

      Beijoss

      Excluir
  4. eu concordo. Sou blogueira recentemente, não fiz com intuito de ganhar famosidade e nem Likes,tanto que a minha plataforma é gratuita. Faço divulgações e passo noites em claro fazendo planejamentos.. Faço isso poorq gosto, sempre gostei..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn ♥ É muito bom quando nos encontramos em algo, né? Passamos trabalho mas é um trabalho que amamos <3

      Excluir
  5. Menina, nem me fale! Eu demoro horas pra escrever um post, tenho anos de blog e nunca ganhei nem um centavo. As pessoas acham isso um absurdo, mas eu criei o blog pra compartilhar o que eu gosto, não pra ganhar dinheiro (se ganhar, é lucro!).

    Agora, sobre ser desvalorizado, isso acontece muito no meio literário! Hoje meu blog é pessoal, mas fiquei uns 3 anos com um blog literário (de resenhas e tal) e a gente vê muito absurdo com blogueiros desse tipo. Tem autor/editora que acha que, dando um livro de graça, a pessoa tem que fazer tudo por ela! Como se só um livro valesse o esforço de ler ele todo (às vezes você passa o livro na frente de leituras que já ia começar), escrever a resenha, tirar fotos, divulgar o negócio... enfim, um trabalhão pra um livro (às vezes, em pdf). Imagino que o mesmo deve acontecer com blogueiros que trabalham fazendo resenhas de produtos, e não publioeditoriais.

    Excelent post!

    Bjs!
    31 de Março

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm, pois é! É um amor, um vício, a gente ama ♥

      É verdade, os blogs literários sofrem bastante com isso. Se tu vai ver, blogs de maquiagem/moda tem muito mais audiência, e isso é triste. E sobre livros: siim, exato! Poxa, acham que qualquer migalha é suficiente pro trabalho que a gente passa? Claro que não! Espero que um dia isso ainda mude.

      Muito obrigada <3 Beijoss

      Excluir
  6. Concordo com tudo!!

    myboulevardblog.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  7. Me identifiquei muito com essas 'verdades'. É bem assim mesmo!! Conseguir parceria é uma tarefa muito complicada, ter leitores fieis é difícil, e nem todas, na verdade a maioria das blogueiras não são ricas, viajam muito ou vivem maquiadas e glamourosas o dia todo. Ser blogueiro (a) é cansativo, necessita de muita dedicação, mas ver o seu esforço sendo recompensado é a melhor coisa que existe!!!

    Beijos!!

    Boas de Papo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou ♥ Sim, é tudo muito difícil mesmo, mas temos que ir à luta, né? Sim, algumas pessoas só querem ver o luxo e a ostentação, não aquela blogueira que é parecida com elas, né? E realmente o que recebemos em troca, compensa tudo!

      Excluir
  8. Eu já tive blog outras duas vezes e nada mudou nessas três experiências, viu? Acho que o pior tipo de pessoa é aquela que comenta lindamente sobre o post - e a gente até dá aquela animada -, aí diz que tá seguindo - ok, vamos lá seguir de volta -, e pronto! Nunca mais aparece, só quantidade mesmo. Eu sou blogueira de horas vagas, sabe? Trabalho, estudo e decidi levar um tempo nesse mundinho que eu ainda amo tanto. É trabalhoso, nem sempre é tão recompensador, mas cada comentário de apoio e incentivo é um motivo pra sorrir e se manter firme pro próximo post.
    Sobre parceria... A sorte que eu tive foi que nas duas vezes consegui - uma em cada blog, mas ok. O legal foi que a segunda foi com a Darkside e eles que entraram em contato comigo, isso quando não tinha nem um público fiel ainda. Até hoje não sei como aconteceu aquilo... haushahsash'
    Assim, se um dia, um dia acontecer de tirar uma graninha disso, a gente não vai reclamar né? Óbvio! Mas quando se escreve com e por amor, nenhum esforço é em vão e cada seguidor fiel é felicidade. É por isso que blogo, porque me faz feliz.

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sim! Isso realmente incomoda muito, e quantas pessoas vemos todos os dias só atrás de números, né? E os comentários são só amorzinho <3

      Exato! Fazemos por amor, mas se virar profissão, é lucro! Temos que começar porque gostamos, não porque só queremos o dinheiro e a fama, né?

      Beijos.

      Excluir
  9. Ah, eu vou imprimir esse post e colar na minha testa. Eu faço o que faço por puro amor, de verdade. Vou ficar feliz se render fama e grana? Óbvio, mas sou feliz mesmo ele rendento um dolinha no adsense (que é o que eu tenho até agora). Voce disse tudo, blogueiro trabalha muito e pra chegar em um nível confortavel de poder viver só do blog demora muito e precisa de muito esforço. Amei com força o seu post <3

    Parabéns

    Carol || Pink is not Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, é bem isso Carol <3 Nós nos esforçamos todos os dias, perdemos sono, tempo com os amigos/namorado às vezes, mas ninguém pode dizer que não trabalhamos! Muito obrigada, fico super feliz que tu gostou! =)

      Excluir
  10. Exatamente isso e parece que tem gente que não aprende. O ato de blogar mesmo, de verdade, é árduo e ao mesmo tempo prazeroso. A gente que zela por um conteúdo de qualidade perdemos horas e horas fazendo pesquisas, escrevendo, analisando e isso ninguém vê.
    Beijos
    www.desencana.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente assim que eu descreveria também, dá muito trabalho, mas é muito recompensador! E bota pesquisa nisso, ninguém sabe como é nos bastidores, né? :)

      Beijos.

      Excluir
  11. Complicado. Tenho blog desde de outubro de 2015 e nunca encarei ele como sendo uma forma de ganhar dinheiro. Escrevo porque gosto, escrevo quando quero, quando sinto que tenho algo interessante a dizer e divulgo tudo bem timidamente. Acredito que se a pessoa quer fama e dinheiro hoje em dia, blogs dificilmente darão esse retorno. Blog é por amor.

    Beijos,
    www.naoenrola.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pois é. Acho que o dinheiro, caso venha, é fruto de muito amor e dedicação!

      Beijoss

      Excluir

Postagens Populares

Inscreva-se