Slide

Como Decidir o Curso da Faculdade

segunda-feira, fevereiro 20, 2017

 como-decidir-o-curso-da-faculdade

E aí gente! Tudo certo?

Decidir o curso da faculdade não é uma tarefa nada fácil, e eu sei beeem disso. Passei por isso no ano passado, e foi um período bem complicado (tanto que até dei uma pausa no blog). É um momento de muita pressão, medo de como vai ser o nosso futuro e ansiedade pelo que está por vir. 

Pensando nisso, eu vim aqui dar algumas dicas que podem ajudar na hora de decidir o que você vai cursar. Eu sei que não é uma receita de bolo, você não vai ler esse post e de uma hora pra outra vai saber o que quer. Mas ele pode te dar um empurrãozinho e algumas sugestões de como tomar a decisão final.

1. ELIMINE O QUE VOCÊ NÃO QUER

Tá, isso é óbvio. Mas preciso falar, afinal, isso já exclui várias possibilidades. Sempre tem aqueles cursos que você não quer de jeito nenhum, então pense primeiro naqueles que certamente estarão fora da lista.

2. PESQUISE SOBRE OS POSSÍVEIS CURSOS

Tem gente que pensa "vou fazer o curso X" mas não pesquisa nada - ou quase nada - sobre ele. Tem muuito conteúdo na internet sobre os mais diversos cursos, desde área de atuação até o mercado de trabalho. Os sites que eu mais gosto são o Guia do Estudante e o Guia das Profissões.

3. VEJA A GRADE CURRICULAR

Olhar a grade curricular vai te ajudar muuuito. Eu, por exemplo, pensei em fazer Engenharia Química, mas vi a grade e percebi que de química mesmo, praticamente não tinha nada. Namorei a grande de Publicidade por um bom tempo antes de decidir. Procurem as grades curriculares das universidades em que você vai prestar vestibular. Compare, pesquise, mergulhe dentro do curso.

4. ASSISTA VÍDEOS NO YOUTUBE

Se vocês forem procurar "Faculdade de Publicidade" no Youtube, por exemplo, encontrarão vários vídeos de universitários que estão cursando ou já estão formados e contam sua experiência com o curso e/ou o mercado de trabalho. Isso é super legal pra você ter a visão de alguém que já está por dentro do curso, sabe? Sério, os vídeos me ajudaram demais na exclusão de diversos cursos das minhas opções. 

5. NÃO PENSE DEMAIS, VOCÊ NÃO PODE PREVER AS COISAS!

Um erro grave que cometi no ano passado foi pensar demais. Pensar se eu ia gostar, se eu ia ganhar dinheiro, se eu ia me dar bem... pensei tanto, e no final acabei optando pelo que eu sempre quis: Publicidade e Propaganda. Eu não tenho certeza se vou gostar mesmo do curso - só saberei quando estiver lá dentro - e se vou me dar bem. Não temos como prever o futuro. E se a gente pensar muito, no dinheiro, por exemplo, pode acabar fazendo a escolha errada. A vida é feita de tentativas, e você só vai saber se tentar. Pensar muito em todas as hipóteses só vai te deixar estressado e frustrado.

6. CONVERSE COM PESSOAS DA ÁREA

Se possível, converse com alguém que trabalha ou estuda na área para saber mais. Nada melhor que alguém que já passou por tudo isso, né? Eu chamei algumas pessoas no Facebook mesmo - que eu nem era próxima - pra perguntar, e isso acabou influenciando bastante na minha decisão.

E é isso aí! Espero que tenham curtido as dicas e que elas possam ajudar de alguma forma. Logo estarei dentro da facul, estou ansiosa já :)

Beijos, Mari.

Leia também

8 comentários

  1. Adorei as dicas. Já pensei em tantos cursos, tantas faculdades, até cientista eu queria ser (mas só queria se fosse pra trabalhar na Nasa. Na verdade esse ainda é meu grande sonho). Mas como sei que isso não será tão fácil assim, escolhi a faculdade de turismo mesmo, vi vários vídeos, li bastante e percebi que é algo que eu gosto bastante também!!!
    Escolhi o curso a fazer é uma tarefa muito, mas muito difícil, é seu futuro que está em jogo, né!
    Beijão!!
    Boas de Papo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que massaa, guria! Acho muito interessante essa parte de ciência, e se é o teu sonho, corre atrás! E que legal que tu se identifica com outra área também, isso é ótimo =) Realmente é bem difícil, mas a sensação quando escolhemos é ótima <3

      Beijos.

      Excluir
  2. Adorei as dicas Mah. Tive um tempo que fiquei muito indecisa e optei me trabalhar para tentar me identificar. Tanto é que deu certo.
    beijooos

    http://levandoaseriio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom que gostou =) Fico muito feliz que tu conseguiu te achar <3

      Beijoss

      Excluir
  3. Ei, Mare.
    Gostei muito das dicas, atualmente estou um pouco indeciso, já que tenho muitas opções, porém além da dúvida do curso, tenho também em relação ao local onde irei fazer a faculdade, entende? Mas acho que isso a gente resolve depois, não é mesmo? Certeza que irei colocar em prática todas as suas dicas, portanto, muito obrigado pela ajuda! Gostei bastante do seu conteúdo, já estou seguindo o blog para estar sempre ligado.

    Com amor,
    Rascunhos de Tom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom, Gabriel! Sim, eu super entendo. Eu também tinha essas dúvidas, realmente não sabia de nada hahaha mas no fim tudo se ajeita, nós vamos resolvendo e decidindo as coisas aos pouquinhos. Fico muito feliz que tenha gostado daqui, seja bem-vindo!

      Beijos.

      Excluir
  4. Não é nada fácil mesmo! Escolhi 2 graduções na minha vida e foram o que eu gostava no momento. Mas decidir a que eu quero seguir não foi fácil porque até lá eu tive que listar umas 10 que eu queria fazer e sair riscando as que não me agradava. Tudo o que você listou é muito importante, eu mesma quando fiquei em dúvida em duas eu excluí uma justamente por conta da grade curricular porque eu vi que não seria feliz estudando aquilo.
    Conversar com pessoas da área, assistir vídeos, tentar conhecer o máximo da profissão ajuda a saber se realmente queremos vivenviar aquilo. Achei interessante você mencionar que não podemos prever o futuro, porque realmente, só tentando para ver. Fiz graduação que forma professores e não me via como professora, mas resolvi aprender na prática se queria aquilo ou não. Bem, não quis de fato, mas ainda existia a possibilidade de eu me encontrar na profissão, coisa que só saberia se tentasse.
    O novo design do blog tá lindo, as cores escolhidas são lindas!
    Beijo

    De cara com a Juh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm, é bem assim hahaha. A gente não gosta de só um caminho, né? Isso que acaba tornando a decisão final tão difícil. E realmente é preciso arriscar, afinal, a vida é feita de riscos, né? Ou vamos nos descobrir na profissão, ou vamos ver que não queremos aquilo pra nós... =) Fico feliz que tenha gostado do post, e do novo layout do blog! Muito obrigada <3

      Beijos.

      Excluir

Postagens Populares

Inscreva-se