Slide

5 motivos para blogueiros investirem em domínio e hospedagem próprios

segunda-feira, janeiro 09, 2017

motivos-para-investir-em-dominio-e-hospedagem

Oi pessoal! Tudo certo?

O assunto de hoje é um que vocês adoram: blogs! Se destacar na blogosfera, que está cada vez mais repleta de conteúdos de diversos temas e assuntos, é uma tarefa que requer trabalho e planejamento. Colocar um conteúdo de alta qualidade no ar, trabalhar o layout para garantir visibilidade e estabelecer uma identidade visual definida são itens fundamentais para que o seu blog tenha sucesso.

Quando eu criei o Letras na Gaveta, não tinha o intuito de torná-lo meu trabalho. Porém, isso mudou com o tempo, e logo senti vontade de tornar o meu blog mais profissional. Para isso, é necessário fazer um investimento inicial, passo que eu considero essencial: optar por um domínio e hospedagem próprios (nomedoblog.com ou .com.br). Abaixo, estão listados 5 motivos que explicam de uma maneira super simples e prática por que esse investimento é tão importante e como pode ajudar na hora de manter um blog.

● Originalidade e credibilidade

Quanto antes o blogueiro garantir o próprio domínio, melhor. Afinal, a todo momento ideias surgem na Internet e é preciso ter agilidade, antes que outra pessoa registre e “roube” seu projeto! Já pensou você ter um nome para o seu blog, demorar muito para registrá-lo e aí alguém registrar antes de você? Por isso, se você já tem um roteiro, um nome e um tema engatilhados, registre seu domínio imediatamente. Isso vai auxiliar a consolidar seu blog na web, deixando-o mais profissional e original. Escolha um nome curto, impactante e marcante, sem hífens e stop words (artigos e preposições).

● Autonomia total/ Expansão

Ao contratar um serviço de hospedagem, o blogueiro poderá, se quiser, migrar para outras plataformas. Se você usa Blogger, por exemplo, e deseja mudar para Wordpress, não haverá problemas: o site não perderá acessos nem links por conta da mudança de plataforma. Se o seu blog crescer e precisar de ajustes para otimizar os serviços, o fato de ter um domínio próprio simplifica o processo, oferecendo soluções práticas e rápidas para otimizar seu site.

● E-mail personalizado/Proteção de dados

Uma das grandes vantagens de se ter um site com um bom serviço de hospedagem é o fato de ser possível criar um e-mail personalizado, fundamental para estabelecer contatos de um jeito profissional, direto e objetivo. É ótimo ter um e-mail @seusite.com, não é? Outro fator crucial é a garantia da segurança de seus dados, que estarão protegidos pelo servidor.

● Tráfego e assistência técnica

Para ter um blog eficiente garantindo velocidade, estabilidade e que suporte o acesso de vários usuários, serviços como banco de dados são fundamentais. Há diversos tipos de hospedagem. O ideal é escolher o serviço que melhor atende às necessidades do blogueiro. Ou seja, se você tem um blog pequeno, não precisa de uma hospedagem que suporte milhares de visitantes mensais. E se você já tem um blog grande, é primordial buscar um serviço que possa atender à essa demanda e que não faça o site parar caso haja um grande número de acessos. Além disso, deve-se estar atento à qualidade e disponibilidade da assistência técnica para resolver eventuais problemas que surjam no site, para que você possa resolver tudo com rapidez!

● Excelente custo/benefício

Lembre-se de que todo projeto necessita de um investimento, por menor que seja. A boa notícia é que o valor dos melhores serviços de hospedagem de sites são bem acessíveis, com planos que custam entre R$ 10 e R$ 60. É claro, você deve escolher um serviço que possa atender as necessidades do seu blog. Apesar de ser um custo mensal, vale muito a pena investir, pois o retorno vai te surpreender positivamente :)

E aí, concordam com todos esses itens? Tem mais algum a acrescentar?

Beijos, Mari.

Este post é um publipost, porém contém opiniões reais da autora sobre o tema!

Leia também

12 comentários

  1. O domínio eu comprei antes mesmo de colocar o blog no ar, pois eu já queria começar ele com carga total e vi grande diferença, fica muito mais profissional e pessoal, não me arrependo. Única coisa que ainda não fiz, foi a hospedagem, mas preciso ver isso logo.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, é verdade Gaby! Eu demorei um pouquinho pra comprar o domínio, e fiquei muito feliz quando o adquiri <3 Beijos.

      Excluir
  2. Oi Mari, quanto tempo né?

    Eu tive meu blog por sete anos sem domínio, mas depois voltei e quis levá-lo mais a sério, no sentido presenteá-lo mesmo. Aí comprei domínio. Um tempo depois comprei hospedagem e migrei pro wordpress. Ai, é tão bom, né?! Independente da plataforma, mas ver que o nosso cantinho está bem cuidado.

    Um beijo.
    www.janeladesorrisos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Thaís! Verdadee, quanto tempo!

      Aaai, é muito bom mesmo! Parece algo simples, mas faz toda a diferença. Também fiquei super feliz quando comprei o domínio do meu blog =)

      Beijos.

      Excluir
  3. Antes de criar o blog sempre quis uma coisa mais profissional, por isso desde o começo já contratei os dois serviços. Não me arrependo nadinha! ♥

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aai que ótimo Kaila! Eu fui pensar nisso só um pouco depois, e não me arrependo nem um pouco! Beijos =)

      Excluir
  4. Acho domínio algo bem mais profissional! Reflete a importância que você dá ao que você faz.


    www.florejar.com (é, houve mudanças no blog hahaha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, verdade Gabi! E dá uma baita mudança uma coisa tão simples, né? =)

      Excluir
  5. Já tem um tempo que penso em migrar, o blog já tem 6 anos e chegou a hora... Sabe? Porem, desempregada não ta rolando $$ pra pagar hospedagem do blog :'( Adorei as dicas e vou cogitar melhor a ideia.

    Nuvem de Novembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, super entendo Isa! Mas que bom que gostou do post, viu? <3

      Excluir
  6. Oi Mari
    Estou ensaiando comprar o domínio do meu blog já tem um tempo, mas não sei bem como fazer e nem como colocar pra funcionar depois de comprado. Mas em breve vou fazer esse investimento.
    Beijinhos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lary! Vale muuito a pena, espero que consiga comprar em breve, hehe =) Beijos.

      Excluir

Postagens Populares

Inscreva-se