Slide

Moço, você é machista

segunda-feira, outubro 10, 2016

Foto: @notgabs


Hoje eu vim aqui contar que você é machista. Sim, você que reprime qualquer movimento em prol do empoderamento feminino, você que está sentado na sala olhando TV enquanto sua mulher lava a louça - pois acredita que esse é o dever dela. Você que traz os amigos, mas nunca faz a comida. Que joga futebol, mas não lava a própria roupa. Você que acredita que toda e qualquer tarefa relacionada à casa é atividade para uma mulher fazer.

Moço, você é machista. Sabia que quando você não deixa sua filha dormir na casa do namorado, mas deixa o filho sair e voltar a hora que quiser - sem ao menos saber onde ele está -, você está sendo machista? Sabia que, quando diz para a sua filha que ela não deve usar roupas mais justas ou curtas pois "parece que está querendo chamar a atenção dos homens", você está sendo dizendo que deve ensinar as mulheres a esconderem o próprio corpo, em vez de ensinar aos homens que mulheres não são objetos sexuais?

Eu sei que na prática não é tão fácil como na teoria. Eu sei muito bem que usar uma roupa curta pode sim atrair a atenção dos homens - talvez alguns com intenções realmente ruins, como um estupro -, mas o que eu quero dizer é que nós PRECISAMOS da nossa liberdade. Não estou dizendo que devemos correr riscos pela nossa liberdade, pois, preste atenção: quem pratica o assédio, vai praticar com quem estiver de calça, casaco, shorts, vestido, moletom ou qualquer roupa que for. Quero dizer que: ISSO É ERRADO! Nós precisamos conscientizar os futuros homens - hoje ainda meninos - de que ninguém pede para ser assediada.

Você acha certo precisarmos amarrar nossos casacos na cintura quando estamos de shorts, para que não fiquem nos olhando de uma forma tão nojenta? Você acha certo que tenhamos medo constantemente, principalmente quando passamos perto de um grupo de homens? Acha poético o alívio que sentimos quando há alguém atrás de nós, e vemos que é uma mulher? Acha legal sermos chamadas de vadias quando usamos vestidos curtos? De oferecidas quando saímos sem sutiã?

Você está disseminando o machismo quando diz que mulher fica de mimimi. Este não é o seu lugar de fala, meu caro. Um homem jamais - repito, jamais - saberá como é sentir na pele todas as coisas que uma mulher passa durante a sua vida. Todos os assobios, passadas de mão, olhadas, encaradas, cantadas. Abusos. Eu duvido você encontrar uma mulher que nunca tenha sofrido com alguma dessas coisas. E sabe o que isso significa? Que somos criadas em um mundo machista. As pessoas acham normal. E de normal, não deveria ter nada.

Moço, se você é machista, retire-se. Se acha que sou apenas mais uma feminista querendo chamar a atenção, sou, com orgulho. Precisamos chamar a atenção. Mulher tem que se dar ao respeito, tem que se valorizar. E é exatamente isso o que estamos fazendo.

Leia também

10 comentários

  1. CARA, QUE TEXTO MARAVILHOSO!
    Amei, amei, amei! Concordo com tudo que falou, em gênero e grau.


    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpageInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  2. Exatamente isso! Eu espero que as crianças de hoje, tenham uma educação muito mais igualitária. Porque eu já perdi as esperanças com os homens adultos e alguns jovens, já tentei conversar com vários, e é incrível como eles têm uma mente tão fechada e preconceituosa. Não perdi as esperanças no mundo, que pode se tornar um lugar melhor para nós, porque eu sei que o nosso futuro, são as nossas crianças. Adorei o texto, mari! Beijão <3

    www.blogeaigabi.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu também, Gabi! Fico muito brava quando tento conversar com um homem sobre o assunto e ele se mostra extremamente ignorante e resistente quanto a isso. Acho que as gerações futuras serão mais conscientes, realmente não se consegue mudar o pensamento de muitos de agora (principalmente os mais velhos). Que bom que tu gostou ❤

      Beijos.

      Excluir
  3. Adoro seus textos Mari, reflete bem o que eu penso. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn que bom saber disso, Su! Muito obrigada =) Beijoos!

      Excluir
  4. "quem pratica o assédio, vai praticar com quem estiver de calça, casaco, shorts, vestido, moletom ou qualquer roupa que for" Sim!! É exatamente isso que eu digo pra quem fala que roupa curta é isso, ou aquilo.

    Mari, que texto maravilhoso!!!

    www.verifiqueapagina.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim ❤ Nossa, a roupa não interfere em absolutamente NADA no caráter da pessoa, não é um short que vai tornar um cara normal em um completo babaca (ou ao menos, não deveria).

      Muito obrigadaa =)

      Excluir

Postagens Populares

Inscreva-se