Slide

Porque você não deve pedir permissão a ninguém

sexta-feira, agosto 26, 2016

Foto: @brandonwoelfel


Ultimamente, tenho visto diversas meninas falando "meu namorado não deixou eu postar essa foto", "meu namorado não me deixa sair sem ele", meu namorado isso, meu namorado aquilo. E aí eu comecei a pensar: desde quando namorado tem que deixar alguma coisa? Ele não é teu dono - ou ao menos não deveria ser, caso esteja agindo como tal -, então, vai pedir permissão por quê?

Seu namorado te proíbe de ir no cinema com as amigas, sem a presença dele? Quer as senhas das tuas redes sociais, quer que você exclua os homens do Facebook, quer ver todas as mensagens do teu whatsapp? Te proíbe de postar certas fotos em que te julga "vulgar"? Resumindo: ele não te deixa fazer nada? Acredito que ler essas coisas nos mostra o quanto tudo isso é absurdo e sem cabimento algum, não é?

Você pode vir me dizer "Mas Mari, eu não tenho nada pra esconder!". Justamente! Uma relação é construída na base de confiança, e se o seu namorado não confia em você pra fazer qualquer uma dessas coisas que eu citei acima, sinceramente, ele não deveria nem ser o seu namorado. Pode doer, sim, e eu sei que não é fácil sair de um relacionamento. Mas o primeiro passo você já vai estar dando: se dar conta que está em uma relação abusiva.

Muitas mulheres estão em uma relação abusiva e não sabem. Vivem mudas, com a cabeça abaixada, acostumadas a receberem ordens e aceitarem quietas. Para elas, é muito estranho que alguém que namore possa viver de forma diferente. Que alguém que namore possa sair sozinha, sair com as amigas ou não ter que dar satisfação do que está fazendo a cada minuto. Namorar não deveria ser uma prisão, deveria ser um porto seguro. 

Então, sim:

1. Eu vou sair sozinha porque eu e meu namorado não nascemos grudados;

2. Eu não preciso dar satisfação para ele a cada minuto, pois também tenho minha vida particular;

3. Eu não preciso deletar qualquer pessoa do meu Facebook ou deixá-lo ver minhas mensagens, pois novamente, tenho minha privacidade e não tenho nada para esconder. E é claro: ele confia em mim. 

E não, deixar a namorada fazer essas coisas não significa que ele não se importe, ou que seja louco. Significa que ele se importa o bastante para respeitar o seu espaço, saber que há momentos juntos e momentos separados. Significa que ele te respeita. E o mais importante de tudo: ninguém deve te dizer que você pode ou não fazer uma coisa, por um simples motivo: você não tem que pedir a permissão de ninguém.

Leia também

16 comentários

  1. Excelente texto! Muito verdade, mas infelizmente ainda é forte e presente na vida de um casal.
    Respeito está raro e controlar a vida dos outros se torna comum, infelizmente. Claro que não concordo com essas atitudes que para mim é insegurança e abusivo, a mulher tem que enxergar esse tipo de coisa e dar um basta, porque isso não é felicidade.

    www.faseseestacoes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Sabrina <3 E é verdade, é triste, mas verdade. Acho extremamente errado e fico inconformada quando vejo uma relação assim e vejo que a vítima não consegue se livrar ou tomar qualquer atitude. É horrível.

      Excluir
  2. Se tem uma coisa que acontece muito hoje em dia é isso, mas acho que muitas meninas confundem namoro abusivo, com apenas ciumes bobo, e é por isso que muitas acabam pedindo permissão, ou ele é seu namorado ou seu dono e na minha opinião permissão só se pede para os pais.

    http://diksdareh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Tem gente que pensa que vai passar, que é aquele "ciúmes saudável", mas abuso é bem diferente daquele ciúme normal que todo casal tem. Concordo, permissão só se pede para os pais.

      Excluir
  3. Adorei o texto! Isso acontece muito hoje em dia e muitas pessoas não percebem, seu texto com certeza vai ajudar muitas meninas a olharem pro próprio relacionamento e perceber que estão em uma relação abusiva.

    Beijos!

    Blog Carolina Dutra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, muito obrigada Carol =) Eu espero que possa ajudar mesmo, tenho a intenção de fazê-las abrir os olhos e sair do relacionamento o mais rápido possível, afinal, é a melhor solução.

      Beijos.

      Excluir
  4. Esse post tem que ser colado em todos os lugares, é um absurdo ser proibida de algo pelo companheiro. Eu não gosto muito que meu namorado saia sozinho de moto, mas não impeço, meu medo é de acidente, me dói o coração de pensar... Mas ele não nasceu grudado comigo, nós dois temos nossa liberdade...

    http://www.pinkisnotrose.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, obrigadaa ❤ Sim, tua situação é compreensível, aí o que acontece é diferente. E pois é, temos que permitir o outro também. Antes de estarmos juntos de alguém vivíamos sozinhos, e uma parte dessa liberdade não pode se perder.

      Excluir
  5. Que reflexão maravilhosa! Acho que podemos ser tantas coisas quando a gente se permite, sabe? Não devemos se importar muito com a opinião de ninguém, claro, que as criticas construtivas são sempre bem vindas e devemos escuta-las sempre. Mas, ninguém tem o direito de dizer o que você deve ou não fazer, amei o jeito que você abordou esse assunto! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, obrigada Kaila! Fico feliz em saber que tenha gostado do texto. Concordo super contigo, de nós, nós cuidamos. Mesmo tendo alguém ao nosso lado <3

      Excluir
  6. Adorei o texto! Eu não gosto que me digam que não posso fazer tal coisa ou não sair sozinha com as amigas só porque eu tenho um namorado. Todos nós temos privacidade, e ter liberdade para fazer o que quer sem precisar de permissão é tão bom...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Alesca ❤ Sim, também não curto isso. Temos que manter a liberdade de fazermos o que quiser, mesmo junto de alguém. Acho complicado quando o outro tem que ficar dizendo se tu pode ou não fazer :(

      Excluir
  7. Super concordo com esse texto viu,relacionamento abusivo dói mais que o término de namoro.É muito ruim ser privada de fazer o que você quer,porque alguém não gosta.
    http://juniaqueiroz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza deve ser, Júnia. E fico inconformada com a quantidade de mulheres que aceita esse tipo de relacionamento, sabe que é errado, e mesmo assim abaixa a cabeça. O ruim é que dentro de uma relação assim, é difícil sair :(

      Excluir

Postagens Populares

Inscreva-se