Slide

Precisamos Conversar sobre o Feminismo

quarta-feira, agosto 03, 2016

Mas afinal, moça, você sabe o que é feminismo?

Diariamente, eu vejo em diversos grupos, ou até mesmo no meu Facebook, mulheres que dizem "não sou feminista, mas...". E começo a pensar comigo mesma: essa mulher não tem ideia do que é feminismo. Por mais que encontremos muito conteúdo sobre esse assunto na internet, muitas pessoas ainda não fazem ideia do que se trata. As pessoas têm medo da palavra FEMINISMO.

Feminismo não é você não se depilar. É você poder escolher se quer estar depilada ou não, sem a pressão de fazer uma destas escolhas apenas para agradar alguém.

Feminismo não é andar na rua sem roupas. É poder escolher sair com um shorts curto e não ser julgada por isso. É poder ficar sem sutiã e não receber aqueles olhares maldosos de homens que só nos enxergam como objetos sexuais.

Feminismo não é querer que ninguém te olhe ou chegue em você na balada. É poder dizer "não" e não ser beijada a força.

É querer acabar com a ideia da figura abaixo: um homem cuidando da casa e do filho é um homem moderno. Já uma mulher cuidando da casa e do filho? É uma dona de casa. Percebem a diferença? Um homem cuidando da casa é tratado como algo especial, afinal, é um homem cuidando da casa! Na verdade deveria ser apenas isso: alguém cuidando da sua própria casa e família. Precisamos desconstruir essa ideia de que cuidar da casa é dever da mulher!


É sobre poder sair na rua sem diversos homens lançando cantadas para você - na maioria das vezes nojentas - apenas por acharem que tem esse direito. É sobre poder escolher se você quer ter um filho ou não - não sobre gostar de abortar, que fique bem claro -. É sobre passar maquiagem pra se sentir linda, ou não passar, porque você não deve nada a ninguém. É sobre poder falar sobre sexo livremente sem ninguém te olhar com a expressão clássica de "achei que mulheres não falavam sobre sexo". E o mais importante: é sobre equidade. Todos com os mesmos direitos. Nenhum opressor. Nenhum oprimido.

EU PRECISO DO FEMINISMO PORQUE CANSEI DE OUVIR QUE NÃO POSSO PORQUE SOU MENINA.

Nós não odiamos os homens, e nós não somos o oposto de machistas. Não queremos dominar os homens, ou oprimi-los. Queremos equidade. Tá vendo como são as coisas? 

Muitas pessoas têm uma ideia errada de feminismo. Existem pessoas radicais dentro do movimento, é claro. Porém tornou-se um movimento tão "modinha" que muitas se referem a ele da maneira errada. E o utilizam da maneira errada também.

Ah. E ainda tá em dúvida se você é feminista? Então olha algumas das perguntas que eu achei aqui pra você responder. 

1. Você concorda que uma mulher deve receber o mesmo valor que um homem para realizar o mesmo trabalho?

2. Você concorda que cuidar das crianças seja uma obrigação de ambos os pais?


3. Você concorda que uma mulher não pode sofrer violência física ou psicológica por se recusar a fazer sexo ou a obedecer ao pai ou marido?


4. Você concorda que mulheres devem escolher se, e quando, se tornarão mães?


Se você respondeu "Sim" para estas perguntas, então tenho uma notícia pra te dar: você é feminista! Ou ao menos, pró-feminismo.

Achei que já era hora de falar sobre o assunto aqui no blog. Tenho lido cada vez mais sobre isso, e pelo menos um pouquinho posso falar pra vocês. Afinal, é extremamente importante, né? Espero que tenham curtido! Prometo trazer mais coisas desse tipo aqui pro Letras.

Beijos, Mari.

Leia também

22 comentários

  1. Amo posts que falam sobre feminismo, porque quanto mais falarmos mais meninas entenderão o que essa palavra realmente significa e a importância de se libertar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super concordo, Cami! Acho que temos que abordar esse assunto mais vezes para conscientizar quem ainda não se deu conta de todas as coisas que enfrentamos todos os dias. E pra reforçar também <3

      Excluir
  2. Amei o post Mari, ficou incrível. Fala mais sobre isso depois. Fui me tornando feminista sem mesmo me rotular uma sabe, mudei bastante de uns dois anos para cá e cada vez mais quero saber sobre o assunto e não ter medo de opinar sobre o que quiser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Su, muito obrigadaa! É ótimo saber que tu gostou, eu já queria ter abordado o feminismo no blog, mas é um assunto que temos que estudar bastante pra não sair falando besteira, né? Pode deixar que falarei mais sobre isso sim, fico feliz que tenha interesse :)

      Excluir
  3. Hoje em dia ser mulher é ser não ser vencedora, é ser guerreira e lutar pelos seus direitos antes de querer agradar alguém agradar a si mesma.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Rê <3 Lutamos todos os dias pelos nossos direitos. Somos verdadeiras guerreiras.

      Beijos!

      Excluir
  4. Amei o texto e concordei com tudo. Também fico chocado quando destorcem o verdadeiro sentido de feminismo. Seu post etá muito esclarecedor. EU AMEI O NOVO LAYOUT. bEIJÃO
    www.charme-se.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou <3 E muuito obrigada, fico feliz que tenha gostado do novo lay :)

      Beijos.

      Excluir
  5. Perfeito! As pessoas precisam muito de posts como esse para poderem se conscientizar. Eu tenho medo é das meninas que se dizem não feministas apenas para agradar macho! Aí desvalorizam todo um movimento por algo que depois elas vão se arrepender muito.

    Sucesso, beijos! Com carinho, Menina Borboleta.

    http://meniborboleta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, Helena. Acho tão triste isso, fingir não ser algo só pra agradar alguém, né? Não devemos nada pra ninguém, temos que lutar pelos nossos verdadeiros ideais e aceitar nossos pensamentos. Se é feminista, assume! É a melhor coisa que podemos fazer. Aliás, acho difícil alguma mulher não ser feminista rs. Só não sabem :)

      Beijos!

      Excluir
  6. Obrigada por esse post amiga. Eu costumava escrever sobre ele também, o nosso querido feminismo <3 mas eu não sou tão boa assim expondo ideais rs. Ficou lindo <3
    Tu é +qd+
    mil beijooos

    PS O LAYOUT NOVO TA TUDO DE BOM NESSA VIDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, obrigada Beca! Eu fiquei com um medinho de não conseguir falar exatamente o que eu queria rs mas no fim deu certo. Que bom que gostou do layy <3

      Beijos!

      Excluir
    2. Awn, obrigada Beca! Eu fiquei com um medinho de não conseguir falar exatamente o que eu queria rs mas no fim deu certo. Que bom que gostou do layy <3

      Beijos!

      Excluir
  7. Adoro rs escreveu dojeitinho que eu penso... Amei teu post linda
    Tem rojeto la nomeu blog,vem participar e ajude a espalhar alegria e amor na net <3
    bjos
    http://aspoesiasdananda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Nanda, que bom que gostou <3 Vou conferir o projeto.

      Beijos!

      Excluir
    2. Muito obrigada Nanda, que bom que gostou <3 Vou conferir o projeto.

      Beijos!

      Excluir
  8. AMEI! Vc pensa sobre o feminismo exatamente do jeito que eu penso. Por mais pessoas como vc! <3

    Beijo!
    Cami.

    www.delamila.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom saber que se identificou, Cami! Muito obrigada :)

      Beijos!

      Excluir
  9. Amei o post, principalmente da liberdade e confiança que demonstraste ter ao fazê-lo ! Espero poder voltar a acompanhar posts destes por aqui.
    Um grande beijo ♥
    Trovoada dos Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aah que lindaa! Fico muito feliz em ler isso, saber que consegui transmitir confiança é muito bom, mesmoo <3 Com certeza poderá acompanhar outros posts do tipo hehe.

      Beijos!

      Excluir
  10. Seu texto é muito importante e necessário, muitas pessoas veem o movimento de uma forma errada, eu conheço várias então vou espalhar seu texto pra todo mundo <3
    É exatamente o que eu penso e o feminismo tem sido algo de grande valor na minha vida, nós precisamos do feminismo pra mudar essa realidade machista em que a gente vive.

    Beijos,
    pinguimtagarela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que bom ler um comentário assim, moça ❤ Fico muito feliz que tenha se identificado com o que falei. Realmente nós PRECISAMOS do feminismo, e quem diz que não precisa, é porque não o conhece.

      Beijos!

      Excluir

Postagens Populares

Inscreva-se