Slide

O que você quer ser quando crescer?

sexta-feira, julho 01, 2016

Foto: @brandonwoelfel


"O que você quer ser quando crescer?", te perguntam quando você está lá pelos seus 8 anos. Já quis ser cantora, professora, médica, escritora, veterinária. Já quis ser muitas coisas. Acho que esse é o ponto: temos um pouquinho de cada pedaço do mundo em nós. Não somos uma única coisa, não queremos ser uma única coisa nas nossas vidas. 

Se já nos fazem essa pergunta quando pequenos, imagine só a pressão que começa surgir lá no início do ensino médio. Se não souber o que quer da vida - como se a sua vida fosse apenas a carreira que você vai escolher -, dizem que é melhor se apressar. Logo a faculdade tá aí. Queria saber quem é que inventou que precisamos pular do ensino médio para uma faculdade. 

Nunca fui muito boa em decidir coisas. Talvez seja meu signo (olha a louca da astrologia) ou o fato de que eu não paro de pensar e mudo de ideia o tempo inteiro. Pensar no futuro é uma coisa louca. Pensar que ele está nas suas mãos, é mais louco ainda. O bom da vida é ir levando, sem planejar tanto. As surpresas que aparecem pelo caminho fazem a estrada ser mais gostosa de ser percorrida.

Já me peguei pensando diversas vezes ultimamente: como seria se você pudesse escolher fazer qualquer coisa da sua vida? Deixando pra lá o dinheiro, distância, luxo, posição social ou emprego... o que você faria? Eu continuaria escrevendo para as pessoas, porque eu amo fazer isso. E eu viajaria sem rumo por aí. Conheceria cada canto do mundo, sem me importar em largar tudo: casa, carro, o conforto de sempre ter onde dormir. Temos que aproveitar a nossa vida. Será que não estamos focando demais no que queremos ser, e estamos esquecendo do que queremos viver?

Voltando a pergunta inicial, hoje, teoricamente, já "cresci". Ninguém mais vai me perguntar o que quero ser quando crescer, porque eu já deveria saber o que eu quero. Eu supostamente deveria estar na faculdade, com um futuro definido e certeza das minhas decisões. Porém, teoria e realidade são coisas diferentes: é difícil decidir quem se quer ser aos 19 anos, não é? Talvez até aos 30 seja. Já quis ser muitas coisas, e ainda quero. Mas se hoje, alguém me perguntasse "O que você quer ser quando crescer?", eu responderia sem pestanejar: eu quero ser feliz.

Leia também

18 comentários

  1. Quando o dinheiro não é problema, o coração fala mais alto e bonito!
    Eu ainda não sei o que quero ser, mas ao mesmo tempo acham que eu sei, que sou a única da família que já tem tudo nas mãos, tudo decidido... Mal sabem que quero tudo e muito mais. Claro que comecei a fazer faculdade, já estou quase no fim, mas não posso me limitar a isso... EU corro atrás de tudo o que meu coração pede, aulas de coreano, inglês, fotografia, ser professora de meio período... Eu vou viver todas essas fases, do meu jeito.
    Adorei o texto, me fez lembrar de tudo o que eu já quis ser, e olha que não foi pouca coisa haha
    Blog Seja Frugal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super concordo, Sarah <3 O coração fala mais alto quando deixamos o dinheiro de lado. Achei incrível isso que tu falou, de ir atrás de tudo o que quer. É assim que tem que ser. Às vezes a família acaba colocando uma pressão gigante, quando no fundo ninguém sabe muito bem o que quer.
      Que bom que gostou do texto e se identificou ♥

      Excluir
  2. Talvez eu esteja na fase em que me fazem essa pergunta constantemente. E de verdade? Eu não sei responde-lá. Não sei o que quero fazer daqui três anos e seis meses quando terminar o ensino médio. Não sei se o que eu idealizo na minha mente é o que vai acontecer e realmente me fazer feliz, como parece que vai, na minha imaginação pelo menos. E isso me frusta! Não quero ser só uma coisa. Não quero viver limitada. Quero ser quantas coisas eu puder ser! Quero explorar cada canto do mundo, e me encontrar. Quando eu sentir que aquilo é o que devo fazer, é sentir que devo ficar, vai acontecer. Assim espero. Seu texto <3

    Beijos, Lia.
    eililian.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian, tenho certeza que quando for a hora certa você vai saber responder a essa pergunta ♥ Ou não também, quantos adultos ainda não sabem o que teriam feito caso tivessem tido a oportunidade? Não somos obrigados a ter certeza do que queremos, podemos ser tantas coisas! Sou igualzinha a ti, me identifiquei com cada palavra. Fico feliz que tenha gostado, muuuito obrigada <3

      Beijos.

      Excluir
  3. Amei o texto! Com certeza, se eu não precisasse me preocupar com dinheiro eu faria faculdade de filosofia, pois amo demais, após talvez faria faculdade de história e quem sabe mais tarde faria psicologia... Gostaria de ajudar as pessoas. Mas como o dinheiro importa muito pra mim eu vou fazer direito, porque é assim que eu vou ganhar dinheiro e então poderei atingir meu objetivo principal: ajudar pessoas necessitadas, apadrinhar muitas crianças e cuidar de animais, tira-los da rua... Eu sei que não precisa muito pra ajudar, mas eu não quero ajudar pouco. Eu quero poder financiar os estudos de uma criança. Quero poder dar um curso para uma mãe. Quero poder ajudar as crianças com uma saúde descente, exames periódicos... Então eu já me decidi o que eu vou ser. Talvez não seja exatamente o que eu sonho, mas é o que vai poder melhorar a vida de muitas pessoas!

    http://www.pinkisnotrose.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, pois é Carol. Nem sempre podemos pensar só naquilo que nos agrada, temos que pensar no nosso futuro também, né? Sabemos que infelizmente muitas profissões não são reconhecidas como deveriam, isso é complicado demais. Que lindo o teu objetivo, menina. Desejo de todo coração que consiga realizar tudo isso, e tenho certeza que vai conseguir ♥♥

      Excluir
  4. Há alguns anos eu escrevi um texto assim, do tipo que a gente escreve mais para nós mesmas do que para os outros, para nos organizarmos (ou tentar haha), acho que eu estava no início do 1º ano, imagina a cabeça confusa! Mas, lendo seu texto, eu refleti que, no final das contas, escolhi algo que vai me fazer feliz, sim! Eu estava em dúvidas no curso da faculdade, típico, hehe. Finanças, área do meu técnico e infinitas chances de bons empregos... ou Jornalismo, que envolve escrita, comunicação, criatividade, mas com um mercado mais concorrido e difícil? Enfim, me imaginei daqui a 10 anos e não me vi fazendo outra coisa que não envolvesse escrita e liberdade. Danem-se os bons salários! Prefiro trabalhar em dobro em uma carreira que me satisfaz, correndo riscos "financeiros", do que passar uma vida em algo que vire rotina. Talvez assim eu consiga dizer "eu quero e VOU ser feliz", haha

    •ENTRETANTO• | INSTA | FACE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, que linda! Quando o coração fala mais alto, não adianta: é aquilo que temos que seguir. Acho que é uma das decisões mais difícil das nossas vidas, e a mais cobrada também. Temos que colocar nossa felicidade acima de tudo. Que bom que optou pela sua ♥

      Excluir
  5. Texto incrível, Mari ♥ Ele me lembrou, acho que é de um escritor famoso, um texto que li por aí. A gente perde tanto tempo com pressões e pessoas ao nosso redor nos dizendo o que ser ou deixar de ser, que esquecemos de ser feliz. Esquecemos que isso é uma das coisas mais importantes da vida. Passamos tanto tempo nos preocupando com coisas bobas que isso acaba se tornando uma segunda opção. Mas se alguém me perguntasse o que quero ser hoje, também responderia isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigadaa ♥ Exatamente, a pressão acaba sendo tão grande que ficamos naquela de "precisamos decidir logo". Mas pra quê, né? Isso não tem ponto algum, precisamos daquilo que nos faz feliz, e no nosso tempo. Nossa satisfação vem em primeiro lugar, não uma decisão apenas para agradar uns e outros <3

      Excluir
  6. "é difícil decidir quem se quer ser aos 19 anos, não é? Talvez até aos 30 seja. Já quis ser muitas coisas, e ainda quero. Mas se hoje, alguém me perguntasse "O que você quer ser quando crescer?", eu responderia sem pestanejar: eu quero ser feliz."
    QUE FRASE! ARRASOU!
    Estou nos meus 16, e olha, que pressão! Todo mundo da sala já sabe o que quer, já estão estudando, se dedicando para o vestibular. Mas como eu vou me dedicar para fazer algo que eu nem sei o que é ainda? Prefiro esperar, ter certeza do que quero, para não começar uma faculdade e parar no meio! ;)
    Cheiro de Pipoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitóriaa, que linda! Muito obrigada, fico super feliz que tenha gostado ♥ Menina, isso começa tão cedo, né? É pressão de todos os lados, família, amigos... e quem não sabe o que quer é quem sofre. Super concordo, prefira esperar do que se atirar de cabeça e acabar se dando mal!

      Excluir
  7. Olá Mariana,
    que texto lindo, sincero e bem direto! E, é assim que tem que ser, temos que andar com as nossas próprias pernas mas tudo isso acontece ao seu tempo. Não podemos esquecer que além das pressões, preocupações, cobranças e tudo mais que existe nessa vida, precisamos ser felizes e se possível espalhar essa felicidade para outras pessoas.

    Eu lhe desejo o melhor! Parabéns pelo texto.

    Blog Senhorita Deise

    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deise, muito obrigada por todo o carinho! Fico muito agradecida em saber que gostou bastante do texto. É realmente assim, temos que nos focar na nossa felicidade. O tempo acaba trazendo as respostas certas <3

      Beijos.

      Excluir
  8. Essa pergunta, quem nunca ouviu né (nos pais, parentes e escola), o que ser quando crescer? TANTA COISA né! E isso é o melhor de crescer, ser adulto e fazer as escolhas, eu tenho a possibilidade de ser plural e não algo fechado e determinado :) Na minha atuação conjuntura: sou quase psicóloga, pintora~ilustradora, artesã, blogueira, esposinha, dinossaura (kkk), mamãe de cão e gata etc etc etc :B

    Beijinhos com amor
    http://pequenomundodesarah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Sarah! Acho que todo mundo já ouviu ela pelo menos algumas vezes. "Vontade de ser plural", isso me descreve totalmente. Que lindaa, diversas ocupações/profissões ♥ É assim que é bom, temos que aproveitar tudo de bom que a vida tem a nos oferecer <3

      Beijos.

      Excluir
  9. "Será que não estamos focando demais no que queremos ser, e estamos esquecendo do que queremos viver?" Sabe quando uma frase era exatamente o que você precisava ouvir? Essa frase foi isso pra mim. Ela está aqui, martelando na minha cabeça, e tenho certeza que vou ficar pensando nisso por muito tempo. Então, obrigada Mariana, pelo texto maravilhoso haha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, imagina! Espero que esse texto tenha te ajudado e deixado algum ensinamento de certa forma. Mt obrigada ❤

      Excluir

Postagens Populares

Inscreva-se