Slide

Seu Blog | 5 Dicas Para Otimizar o Blog da Forma Certa

domingo, junho 05, 2016

Dicas de otimização

E aí pessoal! Tudo bem?

Faz tempo que não tem post da série Seu Blog por aqui, né? Esse post já estava nos meus planos há algum tempo, e finalmente pude terminar as minhas pesquisas sobre o assunto e liberá-lo pra vocês. Otimização de blog/técnicas de SEO é uma pauta muito em alta atualmente. Gosto muito de ler sobre e decidi passar umas dicas simples pra vocês que querem melhorar a visibilidade do seu blog na internet. Infelizmente às vezes não me ligo de aplicar todas essas dicas, mas a partir de agora quero pegar firme nas técnicas e observar os resultados.

Introduzindo: basicamente, essas dicas vão ajudar vocês a terem maior possibilidade de aparecer nos mecanismos de busca, como o Google. São coisas bem simples, mas que ajudam bastante!

1. Personalize a URL do seu post

Sempre que fazemos um post, ele recebe uma URL automática, certo? Por exemplo, a URL gerada para este post aqui foi "http://www.letrasnagaveta.com/2016/06/seu-blog-5-dicas-para-otimizar-o-seu.html", mas eu alterei ela para fazer com que o Google o encontre mais rápido. Coloquei então /dicas-para-otimizar-o-blog

Pra fazer isso no Blogger, com o post aberto, vá em Link Permanente no menu lateral direito > Link permanente personalizado e coloque a URL desejada. Lembre-se de sempre utilizar palavras-chave.

2. Utilize palavras-chave nos títulos dos seus posts

Eu já fiz um post dando dicas para criar títulos chamativos para os seus posts. que você pode conferir aqui. Lendo ele, você já terá uma visão bem melhor de como melhorar os títulos das suas postagens, caso esteja com dificuldades. Mas a dica principal é: utilize palavras-chave no seu título, relacionadas ao tema principal do post e que você sabe que as pessoas irão procurar.

Esse post, por exemplo, eu coloquei algumas palavras-chave como "dicas", "otimizar" e "blog". Isso ajuda muuuito!

3. Otimize as imagens do post

Essa é uma dica que eu vi há um bom tempo atrás em algum blog, que infelizmente não lembro qual é. A dica mais simples para otimizar uma imagem é salvá-la com um nome que tenha a ver com a imagem. Por exemplo, a imagem que abre esse post. Salvei ela com o nome como-otimizar-o-blog.png. Não coloque o nome do arquivo como "dslkfjlkds" (tá, eu sei que às vezes dá preguiça), mas sim algo condizente com a imagem. Os robots do Google leem textos, e não imagens. Então quanto melhor a descrição da imagem, mais fácil eles irão encontrá-la. 

Outra dica importante é colocar descrição nas imagens. Como assim? Passe o mouse em cima da imagem que abre o post e verá que apareceu uma descrição: Dicas para otimizar o blog. Isso também ajuda na leitura da sua imagem. Pra fazer isso, basta incluir a imagem no post, clicar nela e selecionar "Propriedades". Aí é só colocar a descrição que você quiser em ambas as opções que aparecem :) 

4. Utilize links internos

Sempre que fizer um post, cite outro post do seu blog dentro dele para que o Google relacione suas postagens. Eu fiz a citação no início deste post da série "Seu Blog" e no item 2 do post que fiz sobre como criar títulos chamativos para os seus posts. Isso também diminui a sua taxa de rejeição.

5. Utilize metatags/descrição do blog no Google

Se você pesquisar "Depois dos Quinze" no Google, vai aparecer: "Depois dos Quinze | Blog de fotografia, comportamento, viagens e estilo de vida." Se você pesquisar "Entenda os Homens", não irá aparecer uma descrição desse tipo. A dica é: coloque essa descrição e coloque tags que descrevam o seu blog para que quando alguém pesquisar estes termos, tenha maior probabilidade de o seu blog aparecer. É muuuito fácil fazer isso, e eu indico o tutorial do ProDeveloper que está super objetivo e simples, é só conferir aqui.

Enfim, espero que tenham curtido! Achei super legal reunir todas essas dicas aqui, que são as mais importantes de otimização. Tem muito mais coisa ainda que dá pra fazer, mas claro, de forma mais aprofundada  e estudando bastante. Quem sabe um dia posso trazer mais conteúdo desse pra vocês?

Não esqueçam de comentar o que acharam 

Beijos, Mari.

Leia também

26 comentários

  1. Nossa, adorei esse post! Não conhecia nenhuma dessas dicas, e o mais engraçado é que a maioria são coisas simples mas que acaba passando despercebidas, tipo o primeiro tópico sobre o link permanente, nunca tinha reparado naquele botãozinho hahaha.

    http://pequena-orbe.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, que bom que gostou! Pois é, são coisas bem simples mesmo e que muita gente não conhece, eu mesma descobri algumas após pesquisar bastante. =)

      Excluir
  2. Muito boas as dicas!

    Www.jeitodeumaadolescente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei essas dicas! Não sabia sobre a do link, fui até conferir aqui no meu, mas não tive nenhum problema com isso ainda, o que é bom; pelo menos agora sei resolver isso caso eu precise. Valeu mesmo moça!
    Blog Seja Frugal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom que curtiu, Sarah =) Essa do link é super importante, eu infelizmente esqueço disso muitas vezes mas tentarei lembrar sempre, pois na maioria das vezes os meus saem cortados... E de nada, imagina <3

      Excluir
  4. Olá! Essa série é mesmo muito legal, ajuda bastante. Eu nunca tinha realmente pensado em técnicas para otimizar o blog e gostei muito das dicas, principalmente essa da URL que já vou por em prática no próximo post. A segunda eu já fazia mesmo que sem querer, acho essencial o título dizer sobre o que o post vai falar. A das imagens é outra que eu nunca apliquei. Eu costumo hospedar minhas imagens no imgur e ele mesmo trata de colocar letras aleatórias no título das imagens... Bom, vou estar vendo isso. O uso de links internos é essencial também, ajuda na visibilidade dos posts.

    Enfim, ótimo post e ótimo blog também. Já disse que estou apaixonada? Está no meu blogroll e super merecido né?

    Carinhosamente, Jheni. Quinze Outonos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jheni, muito obrigada! Que comentário mais amorzinho, fico muito agradecida em saber que gosta bastante e que estou no teu blogroll <3 A da URL é super útil e bem fácil, né? Espero que consiga aproveitar bem todas as dicas, depois de fazer o post eu me comprometi a sempre prestar atenção em tudo isso hehe.
      Beijos!

      Excluir
  5. Demais! Tô vendo o outro post que você marcou ali e tô até deixando essa page aqui como "favoritos" pra eu não esquecer de fazer isso tudo no próximo post. Obrigada pela ajuda, eu nunca ia imaginar tudo isso <3

    Sucesso! Com carinho, Menina Borboleta.

    http://meniborboleta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, muito obrigada Helena <3 Fico bem feliz que tenha gostado dos posts, espero que eles possam te ajudar ♥ Beijos.

      Excluir
  6. Adorei o post, menina, muito obrigada. Conhecia algumas dicas mas vou tentar colocar todas em prática a partir de agora. Salvei nos favoritos <2
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own eu que agradeço pelo carinho, Bet! Fico muito feliz em poder ajudar =)
      Beijos.

      Excluir
  7. Já faz um tempinho que eu comecei a salvar as imagens com nomes relacionados aos posts, e olha, dá preguiça mesmo, haha! Mas eu sei que valerá a pena. Adorei as outras dicas e vou tentar sempre aplicá-las ao meu blog também! ♥

    Beijos,
    http://estante-da-dani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá muuita preguiça né, hahaha? Eu fazia sempre há um tempo atrás e depois parei, mas vou voltar a fazer isso. Que bom que gostou do post, viu? <3
      Beijos.

      Excluir
  8. Adorei o post! Quando a gnt pesquisa sobre dicas para melhorar nosso blog sempre vemos conteúdo repetido, e o seu deu algumas dicas inéditas pra mim!

    Sabe que enquanto eu lia, eu senti como se quem escreveu, no caso voce, o fez com muito carinho a cada palavra? amei <3

    http://plebeiarefinada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuito obrigada, Beatriz ♥ Que amorzinho, fico muito feliz em saber disso, signfica muito pra mim! E fico mais feliz ainda sabendo que consegui passar um carinho através do post, pode ter certeza que eu amo muito fazer esses posts em que posso ajudar vocês. É maravilhoso saber que deixei transparecer, obrigada <3

      Excluir
  9. Oii Mari. Eu adoro o "seu blog". Sempre da uma ajuda pra gente ficar um pouquinho mais como vc, super blogueira. HAHAHAHAHA. Vou tentar configurar as palvras chave na busca do Google, boa dica. Obrigada. Beijos beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Beca! Awn, obrigada <3 Super blogueira?? Assim não sei nem o que dizer, hahahah que amooor, quem dera! Fico feliz de verdade que tenha curtido as dicas, espero que elas possam te ajudar! Beijoos

      Excluir
  10. Amei as dicas para o blog!!! :)
    Venha conhecer meu blog:

    http://themarie-madriperola.blogspot.com.br/

    Bjss..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Maria =) Pode deixar que irei conhecer sim.
      Beijos!

      Excluir
  11. Adorei suas dicas, são muito úteis! Algumas eu já fazia, como nomear a imagem direitinho, com traços, sem acento, etc. Mas sobre descrevê-la, eu não tinha ideia. Nunca soube a função daquela caixinha. hahaha
    Editar o link também é uma boa. Ainda tenho um pouco de dificuldade com essa coisa de palavra-chave, mas acho que com a prática tudo fica mais fácil.
    Ah, e eu simplesmente adorei seu blog! <3

    Beijos :*
    Coisinhas Aleatórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, obrigada pelo carinho <3 E que bom que gostou das dicas. Pois é, acho que essa de descrever a imagem poucas pessoas sabem hehe. É verdade, é só ir treinando que daqui a pouco já fica craque ;)
      Beijos!

      Excluir
  12. Quanta dica legal!!!! A maioria foi novidade pra mim! Gratidão por compartilhar tanta coisa legal!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que amoor! Obrigada Carla, eu que agradeço por todo o carinho <3

      Excluir
  13. Oi, Mari!
    Muito obrigada pelas dicas. Ainda não sei muito sobre o que importa para melhorar meu blog e achei que são todas dicas fáceis de colocar em prática, principalmente sobre as fotos... nunca tinha pensado nisso...rsrs

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati!
      Imagina, que bom que gostou. Espero que possam ser proveitosas pra ti <3 Realmente são bem fáceis, detalhezinhos que fazem a diferença =)
      Beijos.

      Excluir

Postagens Populares

Inscreva-se