Slide

Como Economizar Dinheiro

quarta-feira, junho 15, 2016


Oi gente! Tudo bem?

Ultimamente estou muito numa vibe ~preciso guardar dinheiro~, então quis fazer um post exatamente sobre esse assunto porque sei que muita gente não consegue de jeito nenhum juntar uma graninha. Espero que esse post seja útil pra você <3

1. Corte os gastos desnecessários

Não é muito agradável, mas é preciso! Sabe aquele lanchinho no shopping, o cinema no final de semana ou até mesmo os chicletes, chocolate ou revistas que você compra? Corte tudo! Pode ser meio drástico no início, mas esses pequenos gastos se acumulam e acabam resultando em um monte de dinheiro que você poderia ter economizado no final do mês. Prefira preparar sua comida, assistir filmes em casa e aprenda a se controlar com as besteirinhas. De vez em quando não faz mal, mas  eu particularmente prefiro cortar de vez pra não cair na tentação hahahah :P

2. Consiga uma fonte de renda

Óbvio que pra conseguir dinheiro, você precisa ter de onde tirá-lo, né? Hhahaha. Se você ainda é menor de idade, procure por um programa de jovem aprendiz. Tem várias oportunidades. Mas não fique parado, vá atrás. Você pode até arriscar algo por conta própria, pode dar super certo. Essa é a minha próxima dica!

3. Conseguindo um dinheiro extra: invista nas suas habilidades

Gosta de mexer com web design, sabe muita coisa sobre HTML e CSS? Que tal começar a fazer layouts para vender? No início não vai conseguir muito dinheiro, mas já é algo, né? Se você tem dons artísticos, pode fazer ilustrações. Ou abusar de programas como Photoshop e Illustrator para vender ilustrações feitas no próprio computador, brushes, texturas e outras coisas mais. Se sabe costurar, pode começar a vender peças em uma lojinha online no Insta. Seja criativo!

4. Faça uma meta mensal

Se você tem uma renda fixa, essa é a principal coisa que você deve fazer. Uma meta! Se você ganha um valor X por mês, escolha um percentual desse valor que vai direto pra sua poupança. Claro, condizendo com os seus gastos. Também não adianta querer guardar um monte e depois não ter pras suas despesas fixas, certo? Pra ficar melhor, coloque no papel o seguinte:

- Sua renda fixa;
- Seus gastos fixos;
- Reserva para imprevistos;
- Valor destinado à poupança.

5. Desafio das 52 Semanas

Esse desafio consiste em juntar R$ 1378 em um período de um ano. O ano tem 52 semanas, então você guarda 1 real na primeira semana, 2 na segunda, 3 na terceira e assim por diante. No final terá 1378! Tem uma tabela aqui pra te ajudar melhor.

6. Anote TUDO

É bom sempre colocar no papel tudo em relação às suas finanças: ganhos, gastos, extras, dinheiro guardado... mantenha-se sempre atualizado em relação a essas coisas, observe quais são seus maiores gastos, o que você pode cortar... e é claro, fique feliz com as suas conquistas também <3

Enfim, foi isso! Espero que tenham gostado das dicas. Sempre é bom ter uma reserva de dinheiro para mais tarde, podermos investir em algum projeto pessoal :)

Não esquece de deixar um comentário contando o que achou!

Beijos, Mari.

Leia também

18 comentários

  1. Nossa Mari, adorei esse desafio das 52 semanas. Acho que é um ótimo método para quem não consegue guardar nada do que ganha.
    Beijos

    Bagagenstrocadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juu, que bom que gostou! É muito bom esse desafio mesmo, ajuda pra caramba e é bem simples, né?
      Beijos ♥

      Excluir
  2. Oi Mari, adorei suas dicas e realmente estou precisando. :)
    Me interessei muito pleo desafio das 52 semanas e acho que pra mim funcionaria mais fazer ele ao contrário porque daria a sensação de estar guardando menos, mas mesmo assim cumprindo com a meta proposta.
    Vou aderir!

    www.temmeutamanho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alef, que bom que as dicas vieram na hora certa pra ti então ♥
      Eu já vi essa dica de fazer ele ao contrário, e acho suuper válido mesmo, parece mais fácil assim. Espero que consiga realizá-lo <3
      Beijos.

      Excluir
  3. Adoro o teu blog!
    Beijos de Portugal

    myboulevardblog.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Esse desafio das 52 semanas eu ja conhecia, e é muito legal... Vou começar a fazer... Espero que consiga... Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bem famosinho até, e com razão ♥ Espero que consiga, boa sorte Mari ;)

      Excluir
  5. Desde que sai do emprego ano passado eu estava sem grana entrando na conta. Agora que consegui algo na faculdade estou mais tranquila porque tenho dinheiro para pagar minhas despesas na república. Coloquei uma meta de guarda uma pequena quantia todo mes que sei que nao vai afetar meu bolso, mas as vezes acaba aparecendo despesas extras que fogem do nosso controle todavia é possivel contornar isso. Os gastos com lanches são os piores haha, quando a gente vê ficou pobre de tanto comer na cantina.Tentei começar o desafio das 52 semanas, mas não da para mim com o que eu recebo. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Su, que boa notícia, fico feliz por ti!! É complicado ficar sem nada, eu comecei a trabalhar de verdade esse ano e agora vi que daqui pra frente, sem renda não dá. Ainda mais quando queremos guardar um pouquinho. Siim, comida gasta muito dinheiro né? Hahaha ): Boa sorte, espero que consiga juntar uma graninha ♥ Beijos.

      Excluir
  6. Ótimas dicas! Tenho tentado trabalho com o Jovem Aprendiz e tá difícil viu... E olha que eu tenho três cursos: Processos Administrativos, Inglês Intermediário, Editoração e Programação Gráfica... Falando nisso, adoro mexer com edição e HTML, mas sou péssima em prazos nesse caso, então fica difícil :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaa, que bom que curtiu =) Nossa, que coisa /: É complicado mesmo, e juntar dinheiro não é fácil (ainda mais com os preços de hoje, tá tudo caro!). Mas espero que tu consiga aproveitar as dicas, viu?

      Excluir
  7. Eu sou a pior pessoa do mundo com dinheiro, não sei administrar! Amei as dicas e vou tentar por algumas em prática (preciso)!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, eu era assim também ♥ Agora ando pegando o jeito, sério, depois que tu começa é mais fácil se controlar e não gastar. Boa sorte <3
      Beijos.

      Excluir
  8. Oi, Mari! Que legal! Eu tenho uma pauta sobre economizar também, mas ainda nem lancei, hahah. Eu sempre fui do tipo que sabia guardar dinheiro, desde criança, e isso sempre me ajudou muito na vida, até pra ter dinheiro quando eu queria alguma coisa. Acho legal que nossa geração esteja se ligando mais e mais nisso! Amei o post <3

    blogdeclara.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clara, que bom que curtiu o post <3 Aai, que massa! Eu quando era pequena não conseguia guardar, sempre era um sacrifício.. agora tomei juízo, fico feliz que mudei meu pensamento. Também acho isso, as pessoas pensam mais em juntar dinheiro pra fazer algo legal no futuro.

      Excluir
  9. Que post maravilhoso haha. Estou querendo juntar para viagens ou comprar algo bem legal mesmo. As dicas são super válidas e achei interessante o desafio das 52 semanas.
    Dani Villela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom ler isso, fico super feliz que tenha gostado, Dani! Espero que as dicas possam te ajudar <3

      Excluir

Postagens Populares

Inscreva-se