Slide

Quero Fazer Comunicação! | Como é o Curso de Relações Públicas

segunda-feira, abril 11, 2016


Oi pessoal! Como vocês estão?

Hoje é o nosso último post da série Quero Fazer Comunicação!, e o  curso de hoje é o de Relações Públicas. Pra quem ainda não está acompanhando a série, eu já falei sobre o curso de Jornalismo aqui e de Publicidade e Propaganda nesse post. As entrevistadas de hoje são a Juliana Silva e a Yumi Taguchi. Ambas estão no terceiro semestre do curso e têm um Canal no Youtube. O da Ju é esse aqui e o da Yumi você pode conferir aqui.

Como você escolheu o curso?

Juliana: (...) Antes de RP, foi relações internacionais, que no fim, descobri também que não tinha relação alguma com relações públicas. Bom, quando decidi fazer RP comecei a me focar em pesquisar sobre profissionais, atuação no mercado, matérias e em qual faculdade tinha o melhor curso, até que cheguei na ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP. A partir daí, olhei a grade e relatos de alunos que estudaram lá e me apaixonei. Primeiro, pelas possibilidades infinitas de opção de trabalho e pelo âmbito do curso ser de comunicação, algo que eu já tinha o feeling de ser parte de mim, porque eu gostava muito. Rolou uma identificação muito forte com o fato do RP poder fazer muitas coisas, trabalhar em ONGS, empresas privadas, públicas, enfim, esse foi o grande fator de atração pra mim.

Yumi: Então eu escolhi Relações Públicas, porque eu achava que tinha um pouco de relação com Relações Internacionais que era o curso que eu queria estudar. Quando comecei o curso, eu vi que Relações Internacionais e Relações Públicas não tinham tantas semelhanças como eu achava, mas amei o curso desde o começo, gostei das matérias, da área de comunicação!

Fale um pouco sobre as principais matérias/cadeiras da faculdade. Quais são as suas favoritas?

Juliana: Cada semestre tem uma matéria marcante, mas a faculdade em que estudo tem um diferencial, o curso é essencialmente teórico. Não temos aula de por exemplo Photoshop, gerenciamento de Facebook ou coisas do tipo, é um verdadeiro curso de humanas, com uma pitada de exatas. Sim, RP tem exatas. Além disso podem ter sim disciplinas que aparentemente não servirão pra nada, tipo Sociologia ou Linguagem Verbal, mas farão toda a diferença na sua condução como profissional do mercado. Um detalhe interessante é que Relações Públicas é mais administração do que muita gente pensa! As minhas matérias preferidas até agora foram Teoria e História das Relações Públicas, Comunicação Organizacional e Planejamento de Relações Públicas.

Yumi: Tive matérias como Redação, Introdução a Relações Públicas, Teorias da Comunicação, Marketing, Geopolítica. As minhas matérias favoritas são Redação, Marketing, Informação e formação de opinião pública.

Qual foi a maior dificuldade que você encontrou no curso até o momento?

Juliana: A exigência de trabalhos. A carga é absurda, existem professores que puxam muito não só em volume de textos pra ler, mas em exigência mesmo de escrever textos filosóficos, ensaios para abstrair e tudo mais. É MUITO trabalho pra fazer. Logo no 1º sem por exemplo, tivemos que fazer uma monografia (trabalho de mais de 100 páginas que se assemelha a um TCC - o trabalho de conclusão de curso), no 2º um curta metragem com roteiro, filmagem, figurino e tudo mais. Pelo menos na ECA, o 3º sem de RP é o mais difícil por terem matérias com muita resenha, seminário, estudo, pesquisa, ensaio, prova e claro, a estatística. Outra coisa é que temos que ler muito, muito mesmo! São muuuuitos textos, então tem que se esforçar se você não curte muito ler.

Yumi: A maior dificuldade foram as aulas de Teorias da Comunicação, por serem meio massantes, sempre citar autores e ter que decorar seus nomes e teorias. Algumas teorias são meio doidas e confusas!

(Fonte*)

* Infelizmente a fonte é de 2009, portanto provavelmente está desatualizada. Não foram encontradas fontes confiáveis mais recentes.

Quais as principais características que uma pessoa deve ter para fazer o seu curso? Do que ela deve gostar?

Juliana: Acredito que a primeira coisa é você realmente ter vontade de aprender mais sobre as Relações Públicas. Não precisa ter uma ótima oratória, visão estratégica ou coisas do tipo, a gente entra na faculdade justamente para aprender tudo isso, né e, na verdade, desenvolvemos essas 'habilidades' que estão escondidas dentro de nós durante a graduação. Pra mim, é querer entender e aprender a profissão, nenhum pré-requisito a mais. Interessante é você gostar de matérias de humanas como redação, história e geografia, aliás, o gosto por essas disciplinas serviram como norte para a escolha da minha profissão.

Yumi: As principais características para uma pessoa fazer Relações Públicas são ser comunicativo, extrovertido, organizado, ser um ótimo escritor, ter um pouco de carisma. Acho que é isso, a parte de criatividade entra mais para as pessoas que querem fazer Publicidade e Propaganda.

Muitas pessoas acham que ser tímido é um empecilho na hora de fazer um curso na área de Comunicação. Você acha que a timidez atrapalha?

Juliana: Nossa, com certeza não! Tenho vários colegas tímidos que são ótimos como RP's. Não necessariamente também o comunicador precisa se expor para o público, depende MUITO da área que você vai seguir, então não, de forma alguma atrapalha e como eu disse, cada coisa boa dentro de você vai aflorando durante o curso, é um período de descobertas pessoais imensas (ah lá as humanas aparecendo hahaha).

Yumi: Eu acho que sim, na área de Comunicação você tem que ser extrovertido ou até um pouco cara de pau!

Você já teve a oportunidade de trabalhar na sua área? Como está o mercado de trabalho?

Juliana: Sim. Atualmente trabalho na área de RP na Agência Jr. da minha faculdade. O mercado de trabalho está muito carente de bons Relações Públicas. De RP se formando, o mundo tá cheio, agora profissionais competentes e HUMANOS, está muito em falta. Cada dia mais esse mercado se expande! Na Agência em que trabalho nós fazemos Assessoria de Imprensa, Gerenciamento de Redes Sociais, Organização de Eventos, Filosofia Corporativa, Memória Institucional e muitas outras coisas. Eu por exemplo, fiz parte da organização de um evento acadêmico que tinha duração de 3 dias, aprendi muito!

Yumi: Eu ainda não tive a oportunidade de trabalhar na área, mas estou procurando um estágio!


Links úteis:
- Média Salarial nas Relações Públicas
- Guia de Profissões - Relações Públicas

OBS: Lembrem-se que nenhum valor de salário é regra, assim como o salário atingido no auge da profissão. Não dá pra pensar que vai sair ganhando rios de dinheiro por aí, e depois se decepcionar. Temos que ser realistas! :)

Muitas pessoas entram no curso de RP sem saber direito do que o curso se trata. O que você pensava do curso antes de ingressar nele? Como é a vivência no curso de Relações Públicas?


Juliana: Eu achava que sabia o que era o curso de RP e a partir do final do primeiro ano (principalmente depois que comecei a trabalhar na Agência) comecei a entender! Achava que RP era a pessoa que cuidava da imagem da empresa pra ela se dar bem e só fazia coisas instrumentais tipo assessoria de imprensa, mas não. Relações Públicas é o braço direito da organização, sim tem o lance de 'manter a imagem da companhia', porém, a profissão é muito mais administrar TODA a comunicação da empresa (o marketing, a publicidade, recursos humanos, assessoria) com ética e SEMPRE pensar no outro, tem muito a questão de empatia, estratégia e pesquisa. Então desde a entrega de kits de Natal para os funcionários, até mesmo a divulgação de uma campanha publicitária o Relações Públicas deve estar envolvido. Ouvidoria, diálogo com empregados, reclamação de clientes, ali está o RP, por todos os lugares da empresa.

Yumi: Antes de eu escolher Relações Públicas, eu pesquisei sobre o curso, mas da mesma forma só vi como que era quando começou as aulas, eu acha que era parecido com Relações Internacionais, mas com o tempo vi que não iria ser nenhum pouco parecido. A vivência no curso de Relações Públicas está sendo ótima. Estou amando o curso! Eu não sabia como era o curso de Relações Públicas. O curso ultrapassou minhas expectativas, a cada semestre que passa, me apaixono cada vez mais pelo curso! Foi sim diferente do que eu esperava, eu pensava que era um curso da área de Humanas, mas Relações Públicas é da área de Comunicação e de Humanas.

E aí gente, curtiram o post? Espero que sim! Ju e Yumi, muuuito obrigada pela participação, tenho certeza que tiraram várias dúvidas de quem pretende se inserir na profissão.

Beijos, Mari

Leia também

2 comentários

  1. Olá Mari, tudo bem?
    Adorei o seu post, pois ele está bastante esclarecedor e tenho certeza de que ele ajudará muitas pessoas que têm dúvidas em relação a esse curso. ♥ E as entrevistadas parecem ser muito simpáticas.
    Beijos :*

    http://midnight-skies.esy.es

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gaby, tudo bem, e contigo? Desculpa pela demora em responder.

      Que bom que tu gostou do post, realmente as entrevistadas são uns amores hehe. Espero que possa ajudar sim =)

      Excluir

Postagens Populares

Inscreva-se