Slide

Quero Fazer Comunicação! | Como é o Curso de Jornalismo

quinta-feira, março 24, 2016


Oi pessoal! Tudo bem com vocês?

Na semana passada, eu iniciei a série Quero Fazer Comunicação!. Se você não conferiu o post, onde falo um pouco sobre cada curso, veja ele aqui.  O primeiro curso que vou falar é o de Jornalismo, curso que atrai muitas pessoas, especialmente blogueiras. Para falar sobre o assunto, nada mais justo do que trazer uma futura jornalista e atual estudante do curso. Convidei a fofa da Kelly Mathies do blog Caligrafando-te, para responderem algumas perguntinhas sobre o tema. Ela está no quinto semestre do curso. Então, vamos lá 

Como você escolheu o curso?

Kelly: Acho que por causa da escrita, da bagagem que o curso oferece. O fato de poder conhecer novas histórias. Poder contá-las sem medo. Conhecer uma imensidão de pessoas, fontes, contatos. Aprender a enxergar o outro. Lembro que quando estava terminando o terceirão e resolvi criar o blog, jornalismo logo veio como uma confirmação na minha cabeça. Eu sabia o que queria e tinha certeza de que seria um caminho ótimo e de muuuuuuitos aprendizados. E está sendo mesmo.

Fale um pouco sobre as principais matérias/cadeiras da faculdade. Quais são as suas favoritas?

Kelly: Preciso falar da minha decepção em ver que tinha exatas no meio de um curso totalmente de humanas. Nunca me senti tão chateada em entrar numa sala e ter que aprender economia do jeito mais complexo (e chato!) possível. Sorte que é só um semestre e logo passa ♥ A matérias são divididas em teóricas e práticas. Você aprende desde escrever reportagens e documentários até diagramar uma revista, editorar, aprender a editar cada coisinha. Minha favorita até agora foi de Planejamento Editorial Gráfico, mas Televisão também está sendo um grande desafio.

Qual foi a maior dificuldade que você encontrou no curso até o momento?

Kelly: Acho que encontrar as pessoas certas. O tempo. A correria. Geralmente os professores passam um trabalho bastante complexo para ser entregue dali uma semana. Ai é todo mundo correndo atrás de contatos. Isso quando não recebemos inúmeros "não's". Teve um episódio meio grotesco de quando estava fazendo um documentário de rádio sobre o café, e a moça da cafeteria literalmente me expulsou do lugar porque não queria ninguém fazendo perguntas desnecessárias aos clientes dela. GENTE. PORFA.

Quais as principais características que uma pessoa deve ter para fazer o seu curso? Do que ela deve gostar?

Kelly: Tem que ter muita criatividade e cara de pau. Sério. Eu entrei no curso sendo um bicho do mato. Não abria a boca pra nada. Hoje? Por Deus, nem sei mais direito o que é isso. Não adianta, a gente perde por bem ou por mal. Ah, tem que mandar bem na escrita também, porque a quantidade de matérias, laudas, pautas e reportagens é enorme.

(Fonte)

Muitas pessoas acham que ser tímido é um empecilho na hora de fazer um curso na área de Comunicação. Você acha que a timidez atrapalha?

Kelly: Então, acho que a minha resposta anterior responde essa pergunta aiuheiuhae. Pode atrapalhar sim, muito, inclusive, mas automaticamente você acaba perdendo. Por obrigação mesmo, necessidade. Se não perder a vergonha, não vai se formar nunca, principalmente no jornalismo que o principal trabalho é em contato com outras pessoas.

Você já teve a oportunidade de trabalhar na sua área? Como está o mercado de trabalho?

Kelly: O mercado de trabalho do jornal é bem pequeno. Atualmente eu faço estágio na área sim, mas não literalmente dentro de uma emissora. Faço parte da redação de uma empresa e é bem diferente. É uma correria todo dia. É folha voando, são pessoas gritando, perguntando, aconselhando, ensinando, revisando... É bem complicado, mas muito divertido, admito. Conheço muitas pessoas que trabalham nos jornais locais daqui onde moro e, segundo elas, o ritmo é o mesmo. Pauta para produzir, fontes para encontrar, programas para fechar, reuniões a cada cinco minutos. É UMA LOUCURA.

Muitas pessoas gostam de escrever, tem um blog e acabam indo para o jornalismo, mas se decepcionam. Você tinha uma ideia do curso e viu que não era bem o que você pensava? Ou ele correspondeu às suas expectativas?

Kelly: Eu me decepcionei muito exatamente por conta disso. Criei um mar de expectativas e no fim das contas não me senti no lugar certo. Para quem gosta de trabalhar em editoras, jornais, fábricas de comunicação e afins, gosta de estar sempre na rua, gravando isso e aquilo, montando reportagens sérias e estar sempre por dentro de tudo. É uma delícia. Mas pra quem não curte muito e prefere a diversão, o entretenimento, aquela coisa mais sutil, é melhor escolher outro curso. Pretendo me formar sim em Jornal, mas publicidade ou design estão nos meus próximos desafios. Acho que o Jornalismo é mais para quem quer lidar com fatos e contribuir com a população. Fora isso, só fazendo uma pós em algo bacana mesmo, como letras, que seria o caso dos blogueiros que seguem o curso por causa da escrita.


Links úteis:
- Quanto Ganha um Jornalista?
- Guia de Profissões - Jornalismo

OBS: Lembrem-se que nenhum valor de salário é regra, assim como o salário atingido no auge da profissão. Não dá pra pensar que vai sair ganhando rios de dinheiro por aí, e depois se decepcionar. Temos que ser realistas! :)
 
E aí, o que achou do post? Já pensou em fazer jornalismo? Não esqueçam que semana que vem tem mais: o próximo curso é Publicidade e Propaganda. Espero que tenham gostado =)

Kelly, agradeço imensamente pela tua participação aqui! E aos leitores Pedro de Almeida e Clarissa Colatto, agradeço por terem enviado perguntas. Nos próximos posts elas também constarão aqui.

Beijos, Mari.

Leia também

11 comentários

  1. Eu adorei poder participar e abrir um pouquinho a visão de quem quer escolher o curso. Realmente é uma delícia estar dentro daquilo que se gosta. Tenho certeza de que esse teu projeto vai ajudar muita gente ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou de participar, Kelly! É verdade, acho que isso é o mais importante de tudo. Fiquei muito feliz de te ter aqui falando um pouquinho sobre o Jornal, obrigada de novo! E espero que ajude muita gente, sim ♥

      Excluir
  2. Cada vez com mais vontade de fazer jornalismo <3

    ResponderExcluir
  3. Sempre ficava na duvida entre qual curso fazer. Não sabia se fazia jornalismo ou publicidade, mas parece que publicidade me chama, rs. Aguardando ansiosa por esse post ♥
    Beijos ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu também sempre tive essa dúvida entre os dois, e ultimamente estou apaixonada pela publicidade. Espero que goste do post =)
      Beijos.

      Excluir
  4. eu estou em duvida entre ciências da comunicação e educadora, e que eu amo meios de comunicação mas também amo trabalhar com crianças ... esse e aquele tipo de duvida que mata

    Com carinho, Hina | Aishiteru em Contos |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ganhei o selo do Dardos Bloggers e além disso ganhei a oportunidade de entregar para blogueiros que eu considero merecedor, e cá estamos nós, eu te indiquei para o Prêmio Dardos Bloggers, por todo o seu trabalho, um pequeno reconhecimento por tudo isso que você já criou. xD

      Excluir
    2. Awn, é muito difícil escolher, né? Eu já tive dúvida entre inúumeros cursos, na maioria das vezes nada a ver um com o outro. Com o tempo a gente descobre, espero hehe.

      Hina, que amor! Muito obrigada pelo carinho, fico muuuito feliz recebendo essa indicação <3 Muito obrigada mesmo, viu? É muito bom ter o nosso trabalho reconhecido =)

      Beijos.

      Excluir
  5. Oi, Mari. Super legal o post, te confeço que fui apaixonada por Jornalismo uma certa época da minha vida, mas meu amor era pela televisão não por escrita, por questões financeiras e por não ter o curso em minha cidade optei por Publicidade e Propaganda, na época fiquei mal por não poder cursar o que eu queria, muitas pessoas descriminam a area da Comunicação, tiram pra serviço de vagabundo ou até mesmo "pq não FAZ DIREITO?".Super te aviso, não dá bola pra esse tipo de opinião, faz o que teu coração mandar, agora voltando ao assunto do meu curso, eu faço publicidade há 1 ano e eu tô apaixonada pelo curso e digo tirou toda minha vontade de fazer jornalismo, acredito que tudo que acontece tem um por que, segue teu coração, faça por amor! Parabéns pelo blog, sempre que puder conta tudinho pra nós (leitoras). Bjos

    www.blogcarolando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Ah, também já fui apaixonada pelo jornalismo! Que coisa, é péssimo quando as pessoas ficam julgando as nossas escolhas, né? Temos que não dar bola mesmo, afinal, é o que a gente quer. Não entendo porque desmerecem essas profissões. Mas que bom que tu se encontrou na Publi, viu? *-* Também ando apaixonada por PP (mesmo não cursando), e acredito que será a minha escolha também!

      Muito obrigada, e pode deixar que contarei sim :)

      Beijos.

      Excluir

Postagens Populares

Inscreva-se