Slide

Quero Fazer Comunicação! | Como é o Curso de Publicidade e Propaganda

quinta-feira, março 31, 2016


Oi meus amores! Tudo bem com vocês?

Hoje tem mais um post da série Quero Fazer Comunicação!. Pra conferir o post sobre Jornalismo, o primeiro da série, é só clicar aqui. O curso de hoje é o de Publicidade e Propaganda, que muuita gente tem vontade de fazer. Pra falar sobre o curso, eu trouxe a Fiama Pereira, do blog Fiama Pereira, e a Renata Giannini, do blog Fique Rosa. Ambas já estão formadas no curso.

Como você escolheu o curso?

Fiama: Desisti de fazer jornalismo porque caiu o diploma. Resolvi fazer publicidade por também ser uma área da comunicação social.

Renata: Escolhi por ser um curso que dá margem à imaginação e criatividade e também por gostar muito de escrever.

Fale um pouco sobre as principais matérias/cadeiras da faculdade. Quais são as suas favoritas?

Fiama: Me apaixonei pela área audiovisual nas matérias de cinema, rádio e TV. A área da redação também me cativou muito, desenvolvi muitas habilidades e aprendi a explorar minha criatividade durante o curso.

Renata: Acredito que as minhas matérias preferidas durante o curso foram fotografia, onde aprendi um pouco mais sobre esse universo e também redação publicitária, onde exercitei meu lado criativo e aprendi a escrever um texto de um anúncio.

Qual foi a maior dificuldade que você encontrou no curso até o momento?

Fiama: A maior dificuldade foi na matéria de finanças, onde no primeiro semestre tirei nota 5 sendo que a média era 7. Para recuperar, no segundo semestre estudei ainda mais e tirei média 9.8. O maior desafio foi dirigir um curta metragem do qual eu e minha amiga Mariana desenvolvemos o roteiro para a aula de cinema. Foi uma experiência incrível! (https://youtu.be/YgykPfkyjLc)

Renata: Com certeza foi estatística, uma matéria da área de exatas que existe no curso.

Quais as principais características que uma pessoa deve ter para fazer o seu curso? Do que ela deve gostar?

Fiama: Precisa gostar de comunicação, apenas. Criatividade todo mundo tem, mas no curso você aprende maneiras para aproveitar melhor sua criatividade e descobrir qual área da publicidade você tem mais afinidade.

Renata: Acredito que dominar bem o português e ter criatividade são fatores essenciais. Também tem que gostar de mexer com photoshop e os programas da Adobe.


Muitas pessoas acham que ser tímido é um empecilho na hora de fazer um curso na área de Comunicação. Você acha que a timidez atrapalha?

Fiama: Eu sou a maior prova viva que não! Aliás, meu canal do Youtube me ajudou muito nisso.

Renata: Acho que isso depende muito da área que a pessoa pretende trabalhar no futuro. Durante o curso, a timidez não é um empecilho, apesar de que a pessoa que pretende cursar PP tem que ter em mente que praticamente todos os trabalhos precisarão ser feitos em grupo.

Você já teve a oportunidade de trabalhar na sua área? Como está o mercado de trabalho?

Fiama: Sim e estou atualmente. Comecei estágio no segundo ano, pois, não queria sair do meu emprego fixo no primeiro ano, mas recomendo procurar estágio logo no primeiro ano para não ter que encontrar um emprego depois de recém-formado, que é mais difícil. O ideal é quando terminar a faculdade já estar empregado e não estagiando, afinal, muitas empresas mantém o contrato do estágio até o final, mas não contratam. A lição é: jogue aberto, após um tempo que você considera bom para seu real aprendizado, fale com seu chefe e pergunte se existe uma possibilidade de contratação e dê sua justificativa, caso não tenha, fale que estará procurando novas oportunidades e agradeça a atenção. Isso serve pra vida e se chama VALORIZAÇÃO DO SEU TRABALHO.

Renata: Sim, já fiz estágio em uma agência de publicidade e propaganda onde trabalhei na parte de redação publicitária. Achei fantástico! A área mais concorrida pra quem faz Publicidade e propaganda é a de direção de arte.

PP é um curso para mentes criativas. Você acha que a criatividade é uma característica que vai sendo desenvolvida ao longo das aulas, ou o publicitário deve ser um criativo nato?

Fiama: Todo mundo tem ideias, o segredo é saber como melhor aproveitá-las. Esse não é um fator determinante, mas ajuda.

Renata: Na minha opinião, a criatividade deve fazer parte da vida do aluno, é lógico que ao longo do curso essa criatividade vai sendo mais explorada e cada vez mais aguçada, mas o aluno deve ter em mente que referência é tudo.


Links úteis:
- Quanto Ganha um Publicitário?
- Guia de Profissões - Publicidade e Propaganda

OBS: Lembrem-se que nenhum valor de salário é regra, assim como o salário atingido no auge da profissão. Não dá pra pensar que vai sair ganhando rios de dinheiro por aí, e depois se decepcionar. Temos que ser realistas! :)

Então é isso, pessoal! Quem aí ficou interessado em estudar Publicidade e Propaganda? Agradeço a Fiama e a Renata pela disponibilização para responder às perguntas. Espero que tenha ajudado vocês!

Na próxima semana, o curso é o de Relações Públicas ;) Não percam, hein?

Beijos, Mari.

Leia também

12 comentários

  1. esses seus post sobre curso é muito, Conmo eu falei eu ainda estou em duvidas em qual vou fazer então isso me ajuda muito, você podia fazer um post assim sobre ciências da comunicação, se possível.

    Com carinho, Hina | Aishiteru em Contos |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tu gosta, Hina ♥ Pode deixar que vou dar uma pesquisada e ver se rola fazer, ok? =) Beijos e obrigada pela sugestão!!

      Excluir
  2. Cada vez mais eu me apaixono por esse curso e pela área *---* Amei o post Mari ^^ Ele tirou algumas dúvidas que eu tinha, obg!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu também ♥♥ Que bom que gostou, Andressa! Fico feliz em poder ajudar, pelo menos um pouquinho hehe =) De nada!

      Beijos <3

      Excluir
  3. Caramba que post mais lindo! Você arrasou Mari. Está tudo muito bem explicadinho, tenho certeza que ajudará muitas pessoas que estão com dúvida.
    Foi um prazer participar das perguntas :)
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tu curtiu o post, Renata *-* Awn, fico muito feliz lendo isso! Espero que ajude bastante gente mesmo hehe =) Obrigada pela participação.

      Beijos!

      Excluir
  4. Yaaaaay, que entrevista linda! Que post lindo, mulher.
    Adorei participar, espero que continue com o quadro, super 10!
    Um beeeijo!
    www.fiamapereira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aai obrigada Fiama ❤❤ Que bom que curtiu participar, gostei muito de fazer essa série de posts.

      Beijos!

      Excluir
  5. Eu fazia pp mas minha universidade não levava o curso a sério, então acabei trocando pra letras. Mas a área de comunicação é incrível, sempre vou ter um pézinho lá.

    www.entrecartaseamores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena Karol! Mas que bom que tu conseguiu se encontrar em outro curso <3 Também amoo a área de comunicação, acho muito interessante :)

      Excluir
  6. Fiquei apaixonada pelo seu blog. Estou pensando em cursar publicidade mais estou em dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, obrigada Bruna ♥ Espero que consiga se decidir, no momento a publicidade é o meu amor. Provavelmente irei cursar :)

      Excluir

Postagens Populares

Inscreva-se