Slide

Quero Fazer Comunicação! | Qual Curso Escolher?

segunda-feira, março 14, 2016


Oi meus amoress! Como vocês estão?

Ano que vem eu vou ter que escolher o curso para fazer na faculdade, e sei o quão difícil é essa escolha. Afinal, você está decidindo o seu futuro, e isso é extremamente importante, não é? Sei que muitas pessoas não têm certeza do que fazer na faculdade, mas querem seguir na área da comunicação social. A área da comunicação abrange o Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Mas cada curso é focado em uma área diferente, por mais que tenham alguns pontos em comum. Foi pensando nisso que eu resolvi abrir a série de posts "Quero Fazer Comunicação!"

Vão ser 3 posts, sendo que cada um deles será voltado para cada curso. Vou trazer para vocês relatos de pessoas que cursaram/estão cursando algum deles e que possam contar como é a experiência, como foi a escolha do curso e outras coisinhas mais. Por isso, quero pedir para que deixem nos comentários dúvidas que vocês têm em relação a cada curso. Assim, posso inseri-las nos posts e atender aos pedidos feitos especialmente por vocês, leitores :) Então vamos falar um pouquinho sobre as faculdades do mundo criativo <3


JORNALISMO

O profissional formado neste curso é o responsável pela divulgação de notícias através dos diversos meios de comunicação: rádio, televisão, jornais, revistas e internet. Quando formado nesta área, você pode ocupar diversos cargos, como redator, repórter, assessor de imprensa, editor, chefe de reportagem, produtor e outros. Nos últimos anos, a comunicação digital tem se destacado, então um jornalista também pode trabalhar com mídias digitais. O curso tem duração de 4 anos e no início é focado muito na teoria. Você verá matérias como geografia, filosofia, sociologia e interpretação de textos. Tem muita leitura! Na parte prática, você verá a parte de edição, rádio, produção de revistas e vídeos e fotografia. Rola bastante trabalho em grupo.

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Um publicitário utiliza técnicas de inovação e criação para a divulgação de um produto de forma a atrair o público-alvo. A criação de campanhas publicitárias é feita para diferentes mídias, assim como no jornalismo. O profissional desta área normalmente trabalha em agências de publicidade, que oferece diferentes áreas: criação, planejamento e mídias sociais. Também é possível trabalhar para produtoras de vídeo e áudio, empresas privadas e consultoria. Um publicitário é o responsável pela criação de logotipos, banners e layout de sites. O curso tem duração de 4 anos e tem como alguns focos fotografia, redação publicitária, computação gráfica e em algumas faculdades, disciplinas de finanças. O marketing digital está em alta atualmente, e cada vez mais se buscam profissionais com experiência nesta área.

RELAÇÕES PÚBLICAS

O profissional de Relações Públicas é responsável por desenvolver estratégias de comunicação para instituições. Ele visa promover a boa imagem destas tanto para o público externo quanto interno, através do uso de boletins informativos, redes sociais e outros veículos de mídia. Dentre as estratégias realizadas por um graduado na área, estão a organização de eventos para divulgação de uma empresa, desenvolvimento de comunicação com os clientes, pesquisa de público e projetos sociais. O curso tem duração de 4 anos e abrange matérias como política de comunicação, estudos de mídia, economia, marketing e outras.

E você, se interessa por algum desses cursos? E não esqueça de me contar o que achou da série e deixar sugestões de perguntas ;)

Será um post a cada semana, começando na semana que vem. Fiquem de olho aqui no blog!

Beijos, Mari.

Leia também

20 comentários

  1. Olá, Mari!
    Comunicação é toooooooop! Vou começar Jornalismo em Agosto, mas já tive a chance de conversar rapidamente com alguns veteranos e ó, adorei tudo que ouvi! Além tem os grupos no facebook que eles criaram pra enturmar a gente.

    Quando fui pesquisar os cursos nessa área de comunicação, soube que Jornalismo era pra mim. Apesar de ter dicado muito apaixonada por PP <3 Na universidade pra qual eu vou, os cursos são tipo irmãos, as turmas são bem unidas, então vai dar pra cursar Jorn e ainda tirar umas casquinhas de PP <3

    Vou adorar ver esses posts aqui! :)
    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Jul!

      É top mesmo, sou apaixonaada pela área da comunicação! Eu estava por fazer jornalismo, e acabei mudando de ideia pra PP nos últimos tempos. Estou completamente apaixonada pelo curso antes de começar, hehe. Percebi que é pra mim mesmo, sabe? Que ótimo que tu já teve contato com veteranos, isso vale ouro!

      Ah, isso é muito bom =) Então tu vai estar sempre sabendo um pouquinho sobre todos os cursos que a comunicação engloba. Boa sorte na facul <3

      E fico feliz que tenha gostado da série! <3

      Excluir
  2. oi, oi.

    apenas batendo palmas aqui pra ti. vou adorar acompanhar essa série e tirar algumas dúvidas desses cursos maravilhosos. <3

    eu já trabalhei com jornalismo e tenho uma certa noção de como funciona. o foda é que muita gente entra no curso achando que vai aprender a escrever e bla bla bla. infelizmente, isso era pra vc ter aprendido na escola. o curso em si te ensina técnicas de como entrevista, produzir um material e bla bla bla. escrever/falar bem é outros quinhetos.

    sinceramente, eu não acho que Jornalismo vale tão à pena. o salário é tão. tem que ser realmente por muito amor, mas... a gente sabe que amor não enche barriga. então, tem que pensar bem. mesmo amando o Jornalismo, to muito feliz no mundo do Direito. resumo: publicidade e propaganda é bem melhor. :D

    enfim, que puta desabafo.

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aah, que bom que tu curtiu a ideia! Hoje ela me veio à mente e pensei "por que não fiz isso antes?" hahaha. Sou apaixonada pela área da comunicação e acho que muita gente que lê o blog também.

      Pois é, isso é fato. Tem pessoas que acham que o curso vai te ensinar o português que tu não aprendeu e as palavras que tu nunca soube usar. Isso vai de cada um, né? Realmente ele vai te ensinar as técnicas para usar da forma correta as ferramentas que tu tens.

      Também penso isso do jornalismo, por isso que desisti :/ Acho que eu adoraria o curso, mas só por amor não dá. Precisamos de dinheiro também, de uma profissão que nos permita um crescimento maior. PP é meu novo amor <3

      Beijos.

      Excluir
  3. Quais são as melhores universidades para fazer esses cursos??
    Bjss��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anotada a tua sugestão <3 Estará nos posts hehe. Beijos!

      Excluir
  4. Adorei saber que você vem pra comunicação e o único pensamento é: VEM PRA JORNALISMO! Hahahahaha
    Achei muito legal a inciativa Mari, vou adorar ver sua visão sobre esses cursos aqui. Posso ressaltar que o leque pra quem faz comunicação, seja qual for a habilitação, é imeeeenso e vai muito além do que conseguimos por pesquisas de internet. É simplesmente fantástico. Cada dia mais sou apaixonada pelo meu curso <3 E, já te desejo sucesso pra qualquer que seja a sua escolha. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aii, vou sim pra Comunicação, é meu amor! Hahahaha. Cara, até um tempo atrás eu estava decidida a ir pro Jornalismo, mas alguns fatores me levaram pra PP. Agora estou morrendo de vontade de cursar =D

      Que bom que tu gostou da ideia! Eu também acredito nisso, na maioria das vezes a vida real é beem diferente do que vemos na teoria. E é ótimo sermos apaixonados por aquilo que fazemos/iremos fazer!

      Beijos, e muito obrigada <3

      Excluir
  5. Bem, meu grande sonho é ser jornalista, nós sabemos que o salário não é tão bom, mas acredito que, em outra faculdade talvez eu não me daria tão bem, realmente me encontrei nesse curso (ainda mais no jornalismo digital, meu amor de vida <33).
    Mas, quero também te parabenizar pela série, isso vai me ajudar e muito com a confiança em jornalismo, e acredito que outras pessoas também!
    Bjjs!
    http://paraliseiobico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Carla, infelizmente o mercado pro Jornalismo não é assim tão promissor, ao menos não no Brasil :( Esse foi um dos fatores que me influenciou a não querer mais entrar na área (agora quero fazer Publicidade), mas não foi decisivo. Eu acho que também não adianta cursar uma coisa que a gente não gosta só por dinheiro, né? Eu fiz Técnico em Química e essa é uma área muito mais certeira que a de Comunicação, mas não é a área pela qual sou apaixonada, então não adianta eu seguir pela grana. Também sou apaixonada por jornalismo digital, acredita? Hahahaha <3

      Muito obrigada, fico feliz que tu tenha gostado da série! Espero que ela possa tirar algumas dúvidas e te auxiliar na escolha ;)

      Beijos.

      Excluir
  6. Achei muito bacana a tua ideia, principalmente porque você quer cursar comunicação, então ver esse interesse, essa curiosidade, é uma delícia ♥ Acredito que não seja para qualquer pessoa, mas depois que você tá lá dentro, não quer mais sair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, moça ♥ Eu estou apaixonada pela área da comunicação, tenho pesquisado bastante e quero saber cada vez mais. Acho muito legal ler relatos de quem é da área e ter um gostinho de como funciona. É maravilhoso! =)

      Excluir
  7. Oi Mari,

    Cheguei no teu blog agora (amo/sou pesquisar no google sobre um assunto e encontrar blogs lindos!) e adorei. <3 Já dei uma olhada nos posts de ajuda para blogs e anotei cada dica valiosa. Eu quando era mais nova, até meus dezoito anos queria fazer jornalismo ou algo na área, mas aí comecei a trabalhar com administração/financeiro e gostei. Vai entender, não é?
    Seu blog é lindo. Parabéns :)

    Beijos!
    janeladesorrisos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís!

      Ai, que amor! Muito obrigada, fico super feliz sabendo de tudo isso ♥ Espero que as dicas possam te ajudar, e seja muito bem-vinda por aqui :)

      Aah, jura? Mas que ótimo que tu se encontrou! Às vezes a gente precisa sair um pouquinho daquilo que temos em mente para descobrir coisas novas. No teu caso, foi profissionalmente, e é bem difícil a gente saber o que quer, né? Eu espero ter me encontrado e acertado na minha futura escolha, hehe.

      Beijos!

      Excluir
  8. Oii Mari! Acho super legal o seu blog, EXATAMENTE por isso.. voce SEMPRE tras temas bem diferentes. Eu me formei em comunicacao social com enfase em midias eletronicas e tive esse duvida quando fui escolher. Comecei relacoes publicas, depois fui fazendo jornalismo e depois troquei. Acho super valido trocar ideia com quem ja faz o curso, com os professores e coordenadores. Incluisve assistir algumas aulas pra ter uma nocao do ritmo. Parabens pelo post. Beeeeijo (foi mal a falta de acento) =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Beca! Awnn, não sabe o quão feliz eu me sinto lendo isso, é ótimo saber que tu gosta dos conteúdos que eu trago por aqui ♥ Que máximoo, amei teu curso! Nunca tinha ouvido falar, por aqui onde moro não tem... se tivesse, eu provavelmente faria. Pois é, falar com quem está nesse meio é ouro, pois para quem está de fora é tudo bem diferente. Obrigada, que bom que tu curtiu! Beijooos, e imagina hehe =)

      Excluir
  9. Que bom que você vai fazer uma série de posts do tipo,seria legal se você incluísse comunicação visual,que inclui um pouco de jornalismo,design,e esse tipo de coisa.Eu também quero ingressar em alguma dessas áreas.Beijos :3

    http://everything2k.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tu gostou, Maria ❤ A área de Comunicação é apaixonante. Verdade! Acabei pegando os cursos mais comuns e que tem na maioria das universidades, sabe? Vou dar uma pesquisada maior sobre o curso e quem sabe trazê-lo de bônus aqui. Muuuito obrigada pela sugestão!
      Beijos.

      Excluir
  10. Ei! Olá, tudo bem? Achei fantástica tua ideia, parabéns!
    Eu acho que algo interessante a ser perguntado é: "Quão rápido é o retorno financeiro destes cursos?"
    Afinal o salário é muito importante! hahaha
    http://bmisturama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro! Muito obrigada, que bom que gostou da ideia =) Ah, e agradeço muito pela sugestão, é uma ótima pergunta, e bem pertinente. Vou dar uma pesquisada e prometo inserir em cada post ❤
      Beijos.

      Excluir

Postagens Populares

Inscreva-se