Slide

Seu Blog | O que é, Quando e Como Fazer um Mídia Kit

sexta-feira, março 18, 2016


Oi gentee! Tudo bem?

Gostaria de começar esse post apenas abrindo um parênteses: O BLOG APARECEU NO DEPOIS DOS QUINZE ONTEM! Sim, quase surtei! Ainda não estou acreditando, foi algo que nunca imaginei. Me sinto lisonjeada em ver o Letras em um blog tão inspirador e reconhecido como o da Bruna. O post do DDQ está aqui e o meu é o quarto link mencionado. Isso dá um gás a mais na gente pra continuar <3

Mas, continuando hehe: ultimamente tenho tido várias ideias para criar conteúdo pra vocês, e dessa vez eu decidi falar sobre um assunto que muita gente ainda tem dúvida. Estava louca pra soltar esse post pra vocês!! Elaborei o meu mídia kit recentemente depois de muita pesquisa e horas na frente da tela, então espero que esse post possa ser de grande ajuda para quem ainda tem algumas dúvidas, como eu tinha. Já adianto que esse post vai ficar enooorme hehehe.

 O QUE É MÍDIA KIT?

Mídia Kit é uma espécie de currículo do seu blog. É um arquivo/página onde você apresenta o seu blog, fala sobre os seus acessos, tipo de público e demais informações que serão relevantes para possíveis anunciantes. Os anunciantes querem saber por que eles devem anunciar no seu blog, e vendo o seu mídia kit, eles saberão se a parceria interessa ou não. Se você pretende fazer parcerias com o seu blog, e não tê-lo apenas como hobbie, deve fazer um.

❤ QUANDO FAZER UM MÍDIA KIT?

Eu também tinha dúvida nisso, e todo mundo fala: "isso é muito relativo!". Realmente, é. Você pode ter poucas visualizações e já conseguir parcerias, ao mesmo tempo em que talvez não surja ninguém interessado em anunciar no seu blog. O que eu penso é: se você tem 1000 visualizações diárias, é imprescindível ter um mídia kit. Eu ainda não tenho esse número, mas mesmo assim fiz. Sabe por quê? Porque pode acontecer de uma empresa solicitar o seu e você não ter. E aí, vai perder a parceria por causa disso? Melhor garantir e já ter um, não acha? :)

❤ COMO FAZER UM MÍDIA KIT? DEVO COLOCAR NO BLOG?

Você pode fazer o seu no Power Point (foi como eu fiz), que é uma ferramenta super fácil de manusear. Depois de pronto, você tem duas opções: deixá-lo disponível para o seu público ou não. Isso vai de cada um, eu particularmente prefiro não publicar no blog e enviar por e-mail caso solicitado pela empresa. Você pode publicar em algum site online (como esse aqui) e colocar o link no blog; deixar um arquivo PDF para download no blog; publicá-lo em forma de imagem em uma página do blog ou apenas salvar o arquivo em PDF e enviar por e-mail quando uma empresa solicitar. Lembre-se de ter uma página no blog ESPECÍFICA para isso, como "Anuncie".

Vale lembrar que o seu Mídia Kit deve ter a cara do seu blog, ou seja, você deve olhar para ele e facilmente identificar que ele pertence ao seu blog. Deve conter elementos do seu layout, como a cartela de cores e fontes. É tipo um cartão de visita: você faz ele de forma com que se pareça visualmente com o seu blog.


Abaixo deixo sugestões de como você pode estruturá-lo. Lembrando que essa ordem não é obrigatória. 

CAPA
Deve conter o logotipo do seu blog. Eu coloquei também o ano em que o Mídia Kit foi feito, para melhor identificação do período em que os dados foram coletados.

APRESENTAÇÃO
Aqui é a hora de falar um pouco sobre o seu blog. Diga quando ele foi criado, sobre quais assuntos fala e por que criou o blog. Você pode também incluir uma apresentação sobre você, sua idade, estado/cidade onde mora e dos seus gostos pessoais. 

INFORMAÇÕES DE TRÁFEGO
Para obter informações mais precisas, recomendo utilizar o Google Analytics. Eu recomendo avaliar suas estatísticas durante uns 3/4 meses e depois ver qual a sua média de visitas mensais. É importante que você destaque algumas informações, como visualizações de página, visitantes únicos, taxa de rejeição e a duração média da sessão. Algumas pessoas costumam tirar prints do Analytics, porém eu prefiro fazer o uso de gráficos ou números apenas por questão estética.

MÍDIAS SOCIAIS
Esse é o espaço onde você vai falar em quais mídias sociais você está presente, quantos seguidores, curtidas ou inscritos têm. Se teve algum compartilhamento que você fez em uma rede social e que teve uma grande repercussão, vale mencionar também.

PÚBLICO
Como é o seu público? Sexo, faixa etária, interesses, dados geográficos (locais que fornecem mais visitas para o blog), e outros. Você pode colher os principais dados do próprio Analytics ou fazer uma Pesquisa de Público no seu blog.


CLIPPING
Você já apareceu em algum site que tem boa visibilidade? Já fez alguma aparição importante na mídia, eventos ou algo que mostre que você é uma pessoa influente? Insira no clipping.

QUEM JÁ ANUNCIOU
Se você já teve ou tem atualmente algum anunciante no seu blog, coloque aqui para mostrar que outras marcas confiam em você para fazer uma parceria.

FORMAS DE PUBLICIDADE
Aqui você pode colocar quais as formas de parceria que aceitaria: publieditorial, banner, vídeo, presença em eventos, divulgação nas redes sociais... Também pode colocar os valores para cada forma de publicidade.

CONTATO
Super importante! Se a empresa se interessar por você, precisa ter suas formas de contato. Coloque e-mail e também o telefone, se quiser.

EXEMPLOS

Por fim, vou deixar os links de alguns mídia kits que estão disponíveis online para quem quiser conferir. É bom pra ter uma ideia de como começar! Vale reforçar que eles servem somente para termos uma melhor visão do assunto, jamais para copiar.


IMPORTANTE

- O design é importantíssimo. Tente fazer um mídia kit limpo, usando várias imagens, gráficos e com textos objetivos.

- Não invente dados. Jamais aumente seu número de visitas, a empresa vai ter alguma forma de descobrir. Se você disser que tem muitas visualizações e a parceria gerar pouco retorno para a empresa, ela verá que tem algo errado.

Ufa! Ficou enorme, mas espero que tenham gostado do post e que eu tenha conseguido ajudar quem está querendo montar o seu mídia kit. Não esqueça de comentar falando o que achou <3

Beijos, Mari.

Leia também

14 comentários

  1. Adorei o post Mari, muito eficiente, vou providenciar meu mídia kit o quanto antes melhor :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Mateus! Muito obrigada =) Isso aí, eu sempre adiava e até que enfim fiz hehe. É bom já garantir, né? Beijos.

      Excluir
  2. Seu blog é tudo de bom mesmo, hein, Mari? *----* Fiquei muito feliz por você ter aparecido no blog da Bruna, sei o quanto se esforça para deixar seu cantinho cada vez melhor!!
    Preciso voltar a ativa com o Café e fazer um MK também, dicas incríveis que vão facilitar muuuuuuuito na hora <3
    Parabéns pelo sucesso, Mari *-* Mil beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuito obrigada Beca <3 Eu fiquei tão feliz que até agora não acredito hahaha.
      Isso, faça sim! É muito bom já ter ele prontinho, hehe =)
      Obrigada de novo! *-* Beijos.

      Excluir
  3. Postagem super útil e de grande valia. Adorei os detalhamentos e indicações. Sucesso, Mari! Espero que abra caminhos criativos e necessários para muita gente.

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, moça ❤ Muito obrigadaa! Espero o mesmo, que possa ajudar muita gente hehe :)
      Beijos.

      Excluir
  4. Amei as dicas, com certeza eu vou aproveita-lás!
    Parabéns pelo sucesso! Você merece muito ♥
    Sem dúvidas, um blog muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, que bom saber disso! Muuito obrigada, eu que agradeço por todo esse carinho, viu? ❤

      Excluir
  5. Muulher, seu blog é muito lindo!!! E amei o post, a organização e a forma como você explicou, e ele é muuito útil e veio na hora certa pra mim. Com certeza já ganhou mais uma leitora. Beeeijos
    http://kombichic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaiss, muito obrigada ❤ Fico feliz que tenha gostado daqui e da forma que fiz o post. Espero que tenha ajudado mesmo. Seja bem-vinda :) Beijos.

      Excluir
  6. oi, oi.

    arrasou nas dicas, Mari. já salvei aqui pra usar um dia. :) infelizmente/felizmente, ninguém nunca me pediu o kit de mídia do blog e eu sou consciente de que não tenho esse público todo p/ as empresas fazerem isso, logo, não vejo necessidade agora de ter um. mas, quem sabe mais pra frente, né?

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post Adriel ❤❤ Pois é, comigo é a mesma coisa. Porém andei vendo alguns blogs pequenos com parcerias e me surgiu uma pontinha de esperança heheh. É complicado também pelos temas que os nossos blogs tratam, normalmente os de beleza conseguem parcerias mais facilmente. Acabei fazendo o meu pra ter já, estava desocupada e pensei "por que não?" hahaha. Quem sabe, sim <3

      Beijos.

      Excluir
  7. Nossa, muito boas dicas, era exatamente o que procurava!
    Parabéns, seu blog é Maravilindo, tem dicas muito boas
    e textos muito bons também, e muito bem organizado, Parabéns!

    Dreams Blue
    jeehchristine.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aawn, muito obrigada! Só vi o comentário agora, mas não podia deixar de respondê-lo. Fiquei muito feliz com o comentário =)

      Beijos.

      Excluir

Postagens Populares

Inscreva-se