Slide

Seu Blog | Como ter leitores fiéis

sábado, janeiro 16, 2016


Fazia tempo que eu não fazia nenhum post da série Seu Blog, e eu já estava com saudades. Já havia pensado nesse tema há algum tempo, já que ainda não o havia abordado por aqui, mas é de fato muito importante. Quando temos um blog, precisamos de leitores fiéis, que nos acompanhem sempre e interajam nos posts. Eu sempre penso que não adianta ter muita visualização e não ter nenhum leitor recorrente, que sempre o visite.

Foi pensando no que me faz visitar um blog regularmente é que eu resolvi reunir aqui algumas dicas de como ter leitores fiéis ao blog.

1. INTERAJA COM O LEITOR 

Interação, interação! Tenha essa palavra em mente sempre. Nunca esqueça de que o leitor é uma pessoa que veio até o seu blog para ver o seu conteúdo, e não uma máquina que deixou um comentário por ali. Então responda os comentários, pois é a melhor forma de mostrar que a opinião dele significa muito pra você. Procure também estar presente nas redes sociais do seu blog, e responda assim que puder as mensagens que receber na fan pager, tweets ou comentários no Instagram.

2. ESTEJA PRESENTE

Sabe quando um blog fica um tempão sem postar nada? Chega a dar até um desânimo na hora de visitá-lo, não é? Então não esqueça que o seu leitor quer sempre novidades; se ele o visita, é porque gosta do blog. Então nada de deixá-lo na mão! Se realmente não puder postar, deixe os leitores cientes disso. Acho super chato quem some e não dá explicação alguma. Afinal, assim como você quer os seus leitores presentes, os leitores querem você presente.

3. VISITE O BLOG DOS SEUS LEITORES

Sabe quando o seu leitor deixa o link do blog dele no final do comentário? Visite! Eu sempre visito todos os links, sem falta. Acho que tem que haver essa troca. O mais legal é você manter este contato sempre, comentando o blog do leitor também. Isso deixa vocês mais próximos, e além de se conhecerem melhor, ambos terão mais leitores. E o melhor de tudo é que assim a gente acaba conhecendo muitos blogs legais :)


4. FAÇA VISITAS REGULARES A OUTROS BLOGS

Admito que eu tinha uma coisa muito feia chamada preguiça de conhecer novos blogs. E isso é realmente absurdo para uma blogueira que quer sempre visitas no blog, não é verdade? Assim como queremos visitas, temos que visitar os outros blogs também. Ultimamente, sempre que posso eu tiro uns minutos do meu dia para conhecer blogs novos, nem que sejam uns 5 por dia. Aproveite a hora da divulgação nos grupos do Facebook, Google+ e outros para visitar quem está divulgando também. E visite-os regularmente, deixando comentários e interagindo! Assim você vai ganhar amigos blogueiros e talvez, novos leitores. Mas lembre-se: JAMAIS faça isso na obrigação. Eu só comento em blogs que realmente gosto e que chamam a minha atenção, que eu vou gostar de visitar sempre, sabe? Conhecer um blog legal é ótimo. Ganhar um leitor novo e fiel, vai ser apenas um retorno!

5. SEJA CARISMÁTICO

Sempre tente ser o mais carismático possível com os seus leitores. O que eu quero dizer com isso? Não seja grosseiro nos comentários, impaciente e nunca faça pouco caso deles. Às vezes nem é proposital, é característico seu ser um pouco mais distante. Mas tente aos pouquinhos se aproximar dos seus leitores, que eu garanto: ser simpático só vai te trazer leitores que vão te tratar com o mesmo carinho <3

6. TENHA UM ESPAÇO ACONCHEGANTE

Sabe quando um blog é tão aconchegante que dá ficar nele um tempão? Tente deixar o seu cantinho assim. Layout não é tudo, mas faz uma grande diferença, afinal, é a cara do blog. Quando um blog é bonito e organizado eu já tenho vontade de voltar mais vezes, caso goste do conteúdo também. São duas coisas que, quando reunidas, certamente vão te trazer leitores regulares :)

Espero que tenham gostado das dicas e que elas os ajudem de alguma forma. Ah, e deixem sugestões nos comentários de qual post vocês gostariam de ver na série Seu Blog. Vai me ajudar muito!

ESSE POST FAZ PARTE DA SÉRIE "SEU BLOG". NESTA SÉRIE VOCÊ PODE CONFERIR DICAS VOLTADAS À BLOGOSFERA, PENSADA ESPECIALMENTE PARA VOCÊ, BLOGUEIRO. CONFIRA OUTROS POSTS!

Leia também

28 comentários

  1. Dicas simples como retribuir a visita daquele(a) leitor(a) que deixa seu blog no final do comentário faz uma diferença tão grande né?
    Adorei suas dicas, eu peco muito em relação a presença no meu blog, por causa da minha depressão, mas ver que realmente é importante fez bem!
    Beijão!

    www.tallisteixera.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, Talis! São coisas bem simples mesmo, mas que muita gente acaba não fazendo. Fico feliz que tenha gostado do post, e muitas vezes realmente a gente tem um motivo que vai além de nós para não conseguirmos ficar tão presentes no blog, né? Espero que em breve você possa estar melhor e ser ainda mais presente no seu cantinho <3
      Beijos.

      Excluir
  2. Acho que cumpro todas essas dicas rs.
    Mas é sempre bom ler, porque ás vezes deixamos escapar alguma coisinha.
    Beijo Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que sim, Cami! O Te Conto Poesia foi um dos blogs nos quais pensei na hora de fazer esse post hehehe. E é bom mesmo, às vezes alguns detalhezinhos passam despercebidos.
      Beijos =)

      Excluir
  3. Super amei o post, é muito incentivador e vou seguir as suas dicas e ser mais presente no meu blog, porque como você disse: " Como a gente quer leitores regulares e presentes se a gente não for! " e deixar aqui o meu obrigada!haha'
    XOXO'
    http://www.lacandosonhos.com.br/?m=0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom que gostou Izza <3 Fico feliz que ele tenha te motivado a estar mais presente no blog, pode ter certeza que depois que tu se acostumar vai virar rotina hahaha. Espero que as dicas te ajudem de verdade, e imagina, de nada!
      Beijos =)

      Excluir
  4. Adorei o post!!! Também concordo
    com todas essas dicas, elas ajudam
    muito =)

    Se você quiser conhecer meu blog: http://maisdicassempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Volmara <3 Realmente ajudam bastante sim. Pode deixar que vou conhecer o teu blog =)
      Beijos.

      Excluir
  5. Adorei as dicas e é exatamente isso. Não há possibilidade de você se conectar com um leitor sem ter envolvimento com ele, acaba que no final talvez até se tornem amigos iuahiueheh ♥ Acho que todo mundo deveria ler esse post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Kelly. É sim, e é muito bom isso! Quando tem um leitor que a gente conhece e que gosta do blog do leitor também, tudo se torna melhor ainda. Fico feliz que pense assim do post hehe ♥

      Excluir
  6. Adorei as dicas e acho que o segredo é justamente esse, INTERAÇÃO, sempre responder os comentários dos seus leitores, eu mesma fico um pouco incomodada, quando entro em um blog e o blogueiro não responde nenhum comentário de nenhum post, eu sempre respondo e visito todos. Todos deveriam ler esse post. Bjaao linda!

    - Ewilyn

    http://brblackdiamond.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, esse é o maior segredo de todos! Infelizmente muitas pessoas não pensam nisso, né? Eu também fico bem incomodada com isso, acho uma certa falta de educação e de consideração com os leitores. Nós estamos fazendo a nossa parte ♥
      Muuito obrigada Ewilyn, fico bem feliz que tenha gostado das dicas!
      Beijos =)

      Excluir
  7. Adorei as dicas.
    Super apoio tudo o que você falou ♥

    Nayandra,
    Último Biscoito | www.ultimobiscoito.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigada Nay ♥ Fico feliz que concorde com as dicas =)
      Beijos.

      Excluir
  8. oi, oi.

    não vi novidade alguma nas tuas dicas, mas, assim como a Camila disse, a gente tem que reler sempre porque vai que a gente tá fazendo algo de errado, né?

    Mari (olha a intimidade), uma das coisas que eu odeio são aqueles comentários ctrl c + ctrl v. poxa, o que custa ler o post e dizer o que achou? se não tem nada o que dizer, não comenta. eu fico tão triste quando recebo algo do tipo, pq a gente faz a coisa com tanto carinho...

    outro dia recebi o seguinte comentário: "nossa, que legal! hahaha...". sabe o que eu fiz? copiei o comentário e fiz o mesmo no blog da pessoa. não sou de fazer isso. geralmente eu vou e faço um textão mostrando como se comenta, mas, né... às vezes falta paciência.

    acabou que meu comentário virou um desabafo, mas, tudo bem... a vida segue. hahaha!

    bjs e sucesso! :)

    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriel! E pode me chamar de Mari sim, hahahaha ♥
      Gente, é verdade. Também odeio isso, acho uma falta de consideração. Melhor não comentar mesmo! E bem que tu fez, a pessoa tem que se dar conta do que faz (e o pior é que nesses casos, é difícil as pessoas se ligarem...). É complicado, né?
      Sem problemas, hahahaha.
      Beijos =)

      Excluir
  9. Amei as dicas, Mari. De verdade. Acredita que eu também tenho essa preguiça? Mas vou anotar nas metas, 5 blogs novos por dia <3 acho que vai ser bom sair da zona de conforto. Post maravilhoso <3 a série Seu Blog é ótima
    mil beijoooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Beca! Que bom que gostou das dicas =) Ai, é tão ruim isso né? Me sinto culpada por ser preguiçosa em relação a isso, e com a correria eu acabo adiando isso ainda mais e pensando "mas eu nunca tenho tempo...". O jeito é criar um tempinho, e como tu falou, sair da zona de conforto!
      Beijoos

      Excluir
  10. Amei suas dicas Mari! Estou ainda no inicio dessa blogesfera, sabe aquele momento de adaptação em que você não sabe muito bem como fazer as coisas, e nesse ponto seu post me ajudou bastante, obrigada e sucesso!

    Instante Efêmero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Bianca ♥ Sei sim, no comecinho é assim mesmo, mas depois você vai se acostumando e tudo fica mais fácil. Imagina, fico feliz em poder ajudar, e te desejo boa sorte e muito sucesso =)
      Beijos.

      Excluir
  11. Olaa <3 Adorei o post muito obrigado pelas dicas,tento usa-las ao máximo em meu blog!Comecei um blog recentemente e gostaria que você desse uma olhada (se puder claro :3). Muito obrigado,beijos ;)
    http://galaxialiterari4.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Que bom que gostou das dicas, espero que possa fazer um bom proveito e que tenha muito sucesso =) Vou visitá-lo sim, pode deixar! Eu que agradeço. Seja bem-vinda!
      Beijos.

      Excluir
  12. Ótimas dicas! Fazem toda a diferença MESMO! Principalmente, interação. Vejo muitos blogs em que a pessoa não responde os comentários. Tenho a impressão de que ela nem lê, sabe? Adorei o blog! Vim por uma indicação lá no BGS. Beijos! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou das sugestões, moça <3 É verdade, também tenho essa mesma impressão. É bem chato, né? Mas espero que aos pouquinhos algumas pessoas se conscientizem =) Ah, jura? Que amor! Muito obrigada ♥ Beijos.

      Excluir
  13. Até mesmo que o importante são os leitores presente, não números de seguidores.
    Gostei muito das dicas de verdade, são fáceis de se por em pratica. Muito bom seu post parabéns, beijos♥
    dezembrices.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Jhay ♥ Números não significam nada, precisamos é de leitores presentes!
      Que bom que gostou das dicas, procurei escolher algumas que são bem simples mesmo pra que seja algo fácil de fazer. Muito obrigada mesmo <3
      Beijos.

      Excluir
  14. Eu, simplesmente, adorei o seu post. Com certeza, suas dicas são de ótima ajuda. Apesar de estar sempre fazendo boa parte do que você citou no post, é sempre bom fazer um pouquinho mais, visitar um pouco mais, interagir mais. É legal e muito bacana. Ah, e adorei seu cantinho (blog)!!! Beijos *-*

    http://umadocedesconheciida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tu gostou Andressa *-* É verdade, às vezes é bom a gente relembrar as coisas, né? São pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Awn, muito obrigada! Seja bem-vinda =) Beijos.

      Excluir

Postagens Populares

Inscreva-se