Slide

Seu Blog | Como escolher o nome ideal para o seu blog em 6 passos

terça-feira, setembro 22, 2015


Escolher um nome para o seu blog não é uma tarefa nada fácil. Demoramos muito tempo pra pensar em algum, e quando finalmente encontramos, ele já existe. Isso é muito frustrante! Também acontece de enjoarmos do nome que escolhemos depois de um tempo, e isso é outra coisa que não pode acontecer. Afinal, o nome é a identidade do blog, e as pessoas precisam se lembrar dele e pensar em você. Então seguem algumas dicas que funcionaram pra mim na hora de escolher Letras na Gaveta como nome pro meu cantinho.

1. DEFINA O NICHO DO SEU BLOG

Inicialmente, o Letras na Gaveta tinha apenas o propósito de ser um blog de textos. Com o tempo fui postando sobre outros assuntos, mas o nome se encaixa tão bem pra mim que eu não seria capaz de mudá-lo. Quando você for escolher um nome, pense sobre o que vai falar: textos, moda, inspirações, maquiagem ou decoração? Quem sabe tudo isso junto?  E se você gosta do seu próprio nome, por que não usá-lo também? Considere a ideia!

2. VISITE OUTROS BLOGS

Depois de definir o nicho do seu blog, pesquise um pouco sobre blogs do tipo para ter ideias de nomes, e anote os que mais gostou. É claro que não vale tentar copiar o nome de alguém ou fazer muito parecido, o objetivo é apenas dar mais clareza às suas ideias. 

3. BRAINSTORM

O Brainstorm é a chamada Tempestade de Ideias. É quando você anota tudo o que vier à sua mente seguindo uma linha de raciocínio, e isso com certeza vai te ajudar muito. 

Agora vou contar pra vocês como eu escolhi o nome do meu blog seguindo estes 3 primeiros passos:

-Nicho: inicialmente, textos. Pensava também em postar sobre músicas e outras coisas mais pessoais.
-Visitando outros blogs: visitei vários blogs, e um cujo nome me agradou muito foi o Borboletas na Carteira. Comecei a pensar: o que me faz voar? Quais são as minhas borboletas? Então percebi: São os textos.
-Brainstorm: textos > palavras > letras > textos que eu guardava na escrivaninha para que ninguém lesse > escrivaninha > gaveta > Letras na Gaveta

4. FILTRE AS SUAS IDEIAS

Agora algumas coisas devem ser estabelecidas para que o nome "funcione" e chame a atenção. Algumas dicas que dou:


5. ESCREVA O NOME VÁRIAS VEZES, IMAGINE O SEU BLOG COM ELE

Você precisa ter certeza que vai querer esse nome para o seu blog. É muito ruim enjoar do nome depois de um tempo - eu já passei por isso e acabava desanimando até pra postar. Quando você escolher um nome que gosta de verdade, vai amá-lo e pensará que é o melhor nome que poderia ter escolhido. Hoje tenho certeza de que escolhi o nome certo, e estou muito satisfeita com ele. Escolha um nome que seja a sua cara e que se torne a sua paixão :)

6. PEÇA OPINIÕES

Depois de escolher o nome para o seu blog, pergunte para os seus amigos ou para os seus pais o que eles acham. Tem gente que não curte espalhar que tem um blog, mas se você quer que as pessoas saibam dele, é bom perguntar. Assim você vai saber se as pessoas de fora também acham o nome tão agradável quanto você.

Eu espero de verdade que essas dicas ajudem vocês assim como me ajudaram. Quando parei pra pensar como escolhi Letras na Gaveta, reparei que foram exatamente estes os passos que segui, então nada mais justo do que compartilhá-los com vocês. Comente abaixo o que achou do post e como foi pra você escolher o nome do seu cantinho na blogosfera <3

Beijos, Mari.

Leia também

16 comentários

  1. Com certeza essa é a tarefa mais difícil kkkk
    O nome do meu blog foi fácil de escolher associei com uma página que minha irmã e eu criamos em uma rede social.
    Muito boa as dicas *-*
    Bjnhs

    http://karoline-o-meu-melhor.blogspot.com/2015/09/sonho-de-crianca.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, Karol! Já passei O sufoco porque nunca conseguia encontrar um nome hahaha. Claro que não tem uma fórmula mágica pra escolher, mas dá pra tentar né?
      Obrigada, que bom que tu gostou!
      Beijos.

      Excluir
  2. foi super dificil achar um nome pro meu blog, mas consegui kkk, gostei das dicas, futuramente farei um post sobre o nome do meu blog.


    www.blogmeninodorio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim também foi difícil, o blog até tinha outro nome antes de se chamar Letras na Gaveta. Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado :D E faça sim moço, acho que os leitores sempre ficam curiosos em relação ao nome do blog!

      Excluir
  3. Adoro essas dicas que rola aqui Mari, pra quem está começando, ou esta meio perdido em meio a tantas ideias.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom que tu gosta Cami. Como já deu pra perceber, gosto muito de falar sobre isso hahahahha. E aproveitando a brecha, preciso falar que o nome do teu blog é um dos que eu mais gosto. Logo de cara já tive vontade de entrar nele só pelo nome <3

      Excluir
  4. Ótimas dicas e com certeza vai ajudar muita gente que tem dificuldade de escolher o nome do blog. Quando eu tinha meu blog antigo eu sempre tinha dúvida do nome e sempre ficava trocando, agora, já comecei meu novo blog com o meu nome e sei que ele vai ficar definitivo.
    http://gislainediasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah obrigada <3 Espero que ajude, pois sei como é difícil escolher um nome pro blog. Que bom que tu conseguiu encontrar um que te agrade e que sabe que é definitivo. É a melhor coisa, né? :)
      Beijos.

      Excluir
  5. Conheci seu blog pelo da Camila. Eu ia comentar sobre o post, mas preciso te perguntar outra coisa aleatória hahaha
    Alguém já disse que você lembra um pouco a Miranda Cosgrove?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha já me disseram sim, e o engraçado é que de um tempo pra cá várias pessoas começaram a me falar que lembro ela. Às vezes até eu me acho um pouco parecida haha.

      Excluir
  6. Estou amando o seu blog, cada dica são maravilhosas, ajudar qualquer um de nós que está no mundo da blogosfera. O nome do meu blog, surgiu em 2010, foi mesmo por causa de uma ilusão amorosa e depois fiquei até com ódio do nome do blog, mas hoje sou apaixonada por ele<3!
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn que amor, Fran! Muito obrigada, fico feliz de verdade em ler isso. É uma satisfação gigante saber que estou conseguindo passar dicas úteis pra vocês :)
      Adorei o nome do teu blog, às vezes algumas situações nos fazem pensar em determinadas coisas - um texto, ou o nome para o blog no teu caso - e acaba marcando. Mas o legal é que tu superou isso e conseguiu gostar da tua escolha.
      Beijos.

      Excluir
  7. Ah, Mari, que post útil! Quanta gente não quer um blog mas não sabe que nome colocar? Por favor, chega de "Segredos de Não-sei-quem" kkk e tal. Até porque, você acaba fazendo referência a outro blog.
    Adorei as dicas <3 o meu foi basicamente assim que escolhi também:
    Eu gosto de metáforas e poesias, quero postar meus textos. Onde eu imagino grandes escritores criando suas histórias? Numa cafeteria (obrigada, JK Rowling), então quis algo relacionado ao café, além do que é algo que gosto muito. Daí ficou, Café de Beira de Estrada, tinha que dar um ar mais poético ao simples café u.u haha
    Um beijo!

    Com carinho, Beca; Café de Beira de Estrada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha é verdade, isso que tu falou é clássico! E muito obrigada pelo elogio, como sempre me deixando feliz com os teus comentários <3
      Adorei a história de como tu escolheu o nome pro teu blog. Aliás, também amo o nome dele, é um amorzinho. É engraçado como conseguimos fazer determinadas ligações entre pensamentos e no fim acaba saindo algo super legal, né?
      Beijos!

      Excluir
  8. Gente que dicas boass!! Eu usei o primeiro nome que eu pensei. Mas eu nao sabia que nada na epoca HAHAHAHAHA. Falei pro meu marido: "que ce acha de Verdade Escrita". E ele falou: legal. e assim foi. HAHAHAHAHAHA Gente, que tristeza. Pensem e repensem, proque o nome do blog te acompanha.. HAHAHA Parabens pelo post. Beijinhos

    http://www.verdadeescrita.com/tatuagem/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aii obrigada <3 E eu adoro o nome do teu blog, acho que combina muuito com os teus textos! Mas que bom que tu conseguiu decidir assim logo de cara e acabou ficando hahahaha. É verdade, ele marca a gente e sempre que verem o nome, lembrarão de nós. Não dá pra escolher algo que enjoe, né?
      Beijos!

      Excluir

Postagens Populares

Inscreva-se