Slide

Seu Blog | Dicas que Todo Blogueiro Precisa Saber

quarta-feira, setembro 02, 2015


Com um número cada vez maior de blogueiros atualmente, fica cada vez mais difícil se destacar. Porém, muitos não sabem algumas coisas básicas que devem ser feitas na hora de blogar para conferir credibilidade ao seu trabalho. São dicas simples, mas que fazem toda a diferença!

1. TENHA UMA FREQUÊNCIA DEFINIDA DE POSTS

Tenha em mente que quando você cria um blog, também cria um compromisso com ele e com os seus leitores. Defina um número médio de postagens por semana para não deixar os seus visitantes na mão. Fazer um post durante todos os dias e depois ficar um mês sem postar faz com que você perca a credibilidade, portanto estabeleça uma frequência com a qual você será capaz de cumprir.

2. ESCOLHA UM NOME FÁCIL DE GRAVAR

Escolher o nome do blog não é uma das tarefas mais fáceis do mundo, mas na hora de fazer isto, opte por um nome fácil de gravar, para que seus leitores o tenham na ponta da língua e para que seja de pronúncia fácil. Nomes curtos são mais simples e diretos, e causam mais impacto

3. INVISTA EM UM DOMÍNIO

Muita gente acha que comprar o domínio do blog não é importante, mas é algo que faz toda a diferença. Um blog com um ".com" ou ".com.br" no final passa muito mais profissionalismo e confiança, não acha? Além disso, ter um domínio próprio não é caro - custa cerca de R$30 por ano -, e vale a pena investir um pouco no seu cantinho, mesmo que seja logo no início. Assim você já começa passando uma melhor impressão para os leitores.


4. TENHA UMA PÁGINA "SOBRE" E OS SEUS CONTATOS

Sempre que acesso um blog, gosto de saber um pouco mais sobre quem está publicando. Por isto é importante ter uma página falando mais sobre o autor, de maneira a fazer os seus leitores se sentirem mais próximos de você e se identificarem. Colocar as formas de contato também é imprescindível, facilitando a comunicação.

5. PROCURE TER UM LAYOUT CLEAN

Glitter caindo do mouse, barra de rolagem toda decorada, mouse de borboleta... tudo isso acaba pesando muito no layout do blog e faz com que fique com um ar nada profissional. Exagero nas cores - fundo preto com letras amarelas, tudo rosa pink - ou nos gadgets também é péssimo. O blog tem que ser um local agradável e aconchegante, que deixe o leitor com vontade de ficar mais. Tudo o que eu falei afasta os visitantes, então procure ter um layout limpo, sem exageros e contendo apenas o necessário. Invista em cores mais neutras ou defina uma paleta de cores e use-a como tema do seu blog.

6. EQUILIBRE IMAGENS E TEXTO

Alguns posts - como este - eu preciso escrever mais, então sempre procuro colocar algumas imagens para não carregar tanto a leitura. Alguns blogs colocam muitas imagens e escrevem uma ou duas linhas, o que demonstra falta de conteúdo. Procure intercalar imagens e texto para que o post fique leve e mais estruturado, sempre procurando um meio-termo. Escreva sobre o assunto mas também use imagens para ilustrá-lo, facilitando a compreensão.

7. UTILIZE IMAGENS DE BOA QUALIDADE E DA LARGURA DO POST

Sempre - sempre mesmo - utilize imagens de boa qualidade para os seus posts. Nada de imagens pixeladas, fica muito feio! E uma dica importantíssima: deixe as imagens da largura do seu post, para ficar tudo padronizado e mais bonito. Sempre procure imagens de tamanho grande, pois se for pegar uma imagem de tamanho pequeno  e aumentá-la na hora de postar, a qualidade ficará ruim. Algo que eu sempre faço quando acho uma imagem pequena que quero é clicar em "Pesquisar esta imagem no Google", assim sempre acabo achando ela em tamanhos maiores. Isso ajuda muito!

8. TEXTO JUSTIFICADO

Uma coisa que você deve fazer sem falta é justificar os textos dos posts. Uma linha terminando antes da outra acaba deixando o blog com cara de bagunçado, então justificando você deixa ele organizadinho e mais bonito!

Espero que as dicas tenham sido úteis e que ajudem vocês, leitores. Nesse pouco tempo de Letras na Gaveta venho aprendendo pequenas coisas aos pouquinhos, que sempre me ajudam. E me avisem se vocês quiserem uma segunda parte desse post com dicas para blogueiros!

Mari



ESSE POST FAZ PARTE DA SÉRIE "SEU BLOG". NESTA SÉRIE VOCÊ PODE CONFERIR DICAS VOLTADAS À BLOGOSFERA, PENSADA ESPECIALMENTE PARA VOCÊ, BLOGUEIRO. CONFIRA OUTROS POSTS!

Leia também

16 comentários

  1. Adorei o post, eu procuro fazer todas essas coisas para deixar o blog mais profissional. Só não tive a oportunidade ainda de investir em um domínio ,mas logo logo vou investir com certeza . Beijos e adorei o post!

    http://garota-na-area.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Lu! Realmente são coisas simples que ajudam muito. Eu era meio assim com domínio, achava que era mais caro e pensava que era só pra blogs mais conhecidos, mas percebi que é mais fácil do que pensamos. Quando tiver a oportunidade invista sim, é muito bom :) Beijos, e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  2. Assim que comecei meu blog decidi que precisava reunir várias ideias de início pra não correr o risco de ficar muito tempo sem postar porque acompanho vários blogs e isso é uma coisa que me irrita, não ter compromisso. Claro que nem sempre dá pra cumprir meus posts três vezes por semana, às vezes aparece uma viagem, problemas na internet, problemas pessoais, mas no geral tento manter a frequência. Gostei muito do post.
    www.issoaquiloetal.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, tem que ter compromisso! Também não gosto disso. Realmente às vezes acontecem alguns imprevistos e a gente não consegue postar, daí não tem o que fazer mesmo... mas acabo me sentindo mal hahahaha. Fico feliz que tenha gostado, Julia :) Beijos.

      Excluir
  3. Muito boas essas dicas pra quem tá começando agora, dicas assim me ajudaram bastante no ínicio do meu blog hahahah

    irianneveloso.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, desde o início a gente já tem que ter em mente essas coisas :)

      Excluir
  4. Falou tudo moça. As imagens do tamanho do post deveriam ser uma regra universal, cê não faz ideia do quando é complicado para quem tem TOC ver as imagens todas desregulares auiheiauheh. Muito boas as dicas, concordo com todas e acrescentaria mais uma: blogueiro deve ser interagir com o leitor, sem isso, perde a graça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelly, sofro desse mesmo mal! Me dá muuita agonia, sério hahahaha. Com certeza isso que tu falou é uma das principais coisas, ou a principal. Não gosto de blogueiros que não interagem com os seus leitores, como se fossem superiores a eles ou como se não fizessem a mínima diferença, sabe? Até anotei esse item pra colocar no post, mas anotei mais algumas dicas e deixei pro próximo post que vou fazer nesse estilo :) Beijos.

      Excluir
  5. Mari, essa dica de justificar o texto é simples mas, é de ouro! Com 6 meses de blog eu nunca tinha percebido isso, até que participei do 'análises de blogs' no grupo Blogs que interagem e me deram esse toque, fica TÃO melhor, mais bonito, mais agradável pra ler... Eu amo teu blog Mari, nunca canso de dizer uhashuasusah tu não sabe o quanto ajuda com tuas dicas e tutoriais, continue, prfv! ♥ bj Blog B de Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que legal Bianca! É bom quando alguém fala as coisas que podemos melhorar, assim vamos cada vez mais aprendendo algumas coisinhas que fazem a diferença. E realmente fica muito mais agradável pra ler, fica tudo "em harmonia" né?
      Awn que fofa, muito obrigada pelos teus elogios, sempre fico muito feliz! Amo saber que consigo ajudar :) Beijos ♥

      Excluir
  6. Oiee!! Cara, vou confessar que nao curto muito o texto justificado.. mas e' algo pessoal. E mesmo sem curtir eu uso, porque realmente faz diferenca. Estou adorando o teu blog. Beijinhos

    http://www.verdadeescrita.com/o-dia-em-que-eu-cansei-de-viver-de-passado/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Rebeca! Ai, jura? É questão de gosto mesmo, eu sou muito chatinha com isso hahahaha. Pois é, fica com cara de mais organizado mesmo.
      Muito obrigada pelo elogio, fico felicíssima em saber que gostou daqui <3 Beijos.

      Excluir
  7. Ótimas dicas, Mari. Geralmente o pessoal faz esse tipo de post, mas esquece dos detalhes do tipo "pelo amor de Deus coloca uma imagem de boa qualidade do tamanho do post" - ou se não for do tamanho do post, pelo menos que esteja nítida. kkk
    E texto justificado e o menos de glitter possível também fazem toda diferença. Teu blog com esse jeito clean leve e fofo dá vontade de nunca mais sair!
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Reb! Pois é, hahahah. Imagem precisa ser de boa qualidade, porque nada pior do que chegar num post com ela toda pixelada. Às vezes o conteúdo é bom mas a imagem de abertura acaba com a vontade de ler :(
      Que amor, hahaha. Gosto de blogs bem levinhos também.
      Beijos

      Excluir
  8. Li só verdades e estou aplicando em mim. Principalmente na parte do domínio e o layout que é a parte mais difícil para mim, sempre quero mudar algo... E a parte do 'sobre' totalmente eu hahah, sempre quero saber sobre a pessoa, porque escolheu tal nome..
    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post *-* Pois é, quanto ao layout é difícil deixar ele exatamente como a gente quer, né? Sou do tipo que gosta de mudar o tempo todo também hahaha. Eu também, sempre leio essa página :)
      Beijos.

      Excluir

Postagens Populares

Inscreva-se