Slide

8 Dicas Para se Organizar Melhor

domingo, setembro 20, 2015


Oi gente! Tudo bem com vocês?

Eu tinha anotado há algum tempo já pra escrever sobre o assunto organização aqui no blog, então hoje eu finalmente trouxe algumas dicas pra ajudar aquelas pessoas que não conseguem fazer o seu dia render de jeito nenhum. Saber conciliar os seus horários com os seus afazeres é algo crucial na nossa rotina, e quando você aprende a se ajustar, depois é tudo muito mais fácil.

1. FAÇA UMA LISTA COM OS SEUS AFAZERES

Acredito que esse é o item mais importante que vou falar. Muita gente pode achar que não funciona, mas ajuda muito. Faz algum tempo que todos os dias pela manhã ou depois de chegar da escola eu anoto na minha agenda todas as coisas que quero fazer no meu dia. Pode ser preparar um post, terminar de ler um livro, olhar seriado, fazer algum tema da escola... tudo mesmo! É muito prático pois assim não esquecemos de nada importante, e enquanto vemos o item ali, ficamos pensando que precisamos fazê-lo. É muito prazeroso poder riscá-lo depois e ver que você conseguiu cumprir com as suas metas do dia.

Você pode anotar em uma agenda, bloquinho, post-it, no celular... são inúmeras maneiras, mas escolha a mais fácil pra você e que te faça lembrar de olhar a lista ao longo do dia.

2. ESTABELEÇA HORÁRIOS

Sempre estabeleça horários para fazer as suas tarefas. Se você quer começar a arrumar o seu guarda-roupa às 14h e sabe que dali uma hora tem um compromisso, não adianta começar pra depois ter que parar. Mas isso não significa que você não pode fazer outra coisa, pelo contrário: aproveite o tempo. Faça uma tarefa mais rápida que possa ser finalizada. E não esqueça: sempre pense em quanto tempo você vai demorar para fazer algo de forma a encaixar tudo no seu dia.

Lembre-se também de ter um horário mais ou menos definido para dormir e acordar. É péssimo quando acostumamos a dormir tarde e levantar tarde, porque o dia simplesmente não rende. Em época de férias é difícil, mas não custa nada tentar. Já reparou que quando acordamos cedo conseguimos fazer muito mais coisas?

3. DEIXE A PREGUIÇA DE LADO

Clichê, porém real. Há algum tempo atrás eu tinha muita preguiça de arrumar a minha cama, e deixava ela bagunçada o dia todo. Aos poucos fui perdendo essa mania e agora preciso arrumar todos os dias, senão não consigo me concentrar pra fazer nada no meu quarto. Só não arrumo de manhã quando acordo pois sempre saio correndo - levantar cedo é complicado pra mim hahaha - mas logo que chego da aula arrumo. Então seja assim com tudo e leve a seguinte frase na mente: não deixe para depois o que você pode fazer agora. Depois tudo se acumula e aí sim é que vai ser a maior desorganização.

4. REORGANIZE SUAS COISAS

De que adianta tentar organizar os seus dias se o seu quarto está bagunçado? Jogue fora o que não precisa, faça uma limpa. Arrume seus livros, papéis, cadernos antigos e tudo o que tiver guardado. Compre caixas e pastas se for preciso. Tire um fim de semana para fazer isso e verá como se sentirá melhor e mais leve.


5. NÃO EXAGERE NAS TAREFAS E TENHA PRIORIDADES

Sabe a frase "nunca prometa nada se não pode cumprir"? Isso vale pra organização também. Jamais estabeleça diversas coisas pra se fazer em um dia se você sabe que vai extrapolar o seu tempo. Pense no que é mais importante no momento e foque nos principais objetivos. Comece com poucas tarefas e com o tempo observe qual é o seu rendimento. Se perceber que é capaz de fazer mais, liste mais coisas. Tudo a seu tempo.

6. PENSE EM TODAS AS ATIVIDADES DA SEMANA

Lembre-se de todas as coisas que você precisa fazer durante a semana. Se precisa entregar um trabalho na sexta que vai levar tempo para ser feito, não comece ele na quinta-feira. Faça antes para depois ter tempo de revisar. Eu não gosto de deixar tudo pra última hora, então sempre procuro fazer quando tenho um tempo livre. Sempre que puder adiantar alguma coisa, faça!

7. SE RECOMPENSE

Essa é uma coisa que eu gosto de fazer muito. Sempre que termino uma tarefa penso que devo ser recompensada, afinal, cumpri o que queria. Pode ser besteira, mas funciona muito! Por exemplo: sábado pela manhã vou terminar de estudar para a prova e de tarde posso ir ao shopping. Ou: depois que eu terminar de arrumar meu quarto, vou brincar com a minha cachorrinha ou assistir a um episódio de um seriado. Assim damos pausas entre uma tarefa e outra, e não fica cansativo. Além de ficarmos mais motivados para terminá-la.

8. TIRE UM TEMPO PRA VOCÊ

Mas como assim Mari? Tirar um tempo pra mim? Claro que sim! Isso também faz parte de ser uma pessoa organizada. Quem consegue manter uma rotina também abre um espaço para cuidar de si, pois de que adianta saber aproveitar o tempo pra fazer as suas tarefas mas não tirar um tempo apenas para se divertir? Também precisamos de descanso, precisamos relaxar. Quanto mais descansado você estiver, mais disposto estará a fazer o que precisa

Então essas foram as dicas, e espero que vocês tenham gostado! E você, consegue ser uma pessoa organizada? O que faz para manter a sua rotina?

Beijos, Mari.

NÃO ESQUEÇA DE PARTICIPAR DO PROJETO LETRAS DO LEITOR AQUI DO BLOG :)

Leia também

10 comentários

  1. Eu já fui bem desorganizada mas hoje em dia luto para fazer as coisas com tempo e da melhor forma possível para haver progresso, uso quase todas essas dicas e funcionam mesmo :D
    www.rumorandhorror.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também já fui bem mais desorganizada, e é muito bom quando a gente consegue mudar isso. Sempre tento ao máximo me dedicar pra fazer o meu dia render :) Que bom que achou essas dicas válidas! Beijos.

      Excluir
  2. Listas salvam minha vida! Tudo que eu tenho pra fazer eu faço em lista, tudo! Sou viciada em listas, mas continuo mega desorganizada pajdskj Bem que eu tô precisando tirar um tempo pra mim mesmo, viu..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Listas são vida <3 Também sou viciada nelas hahaha. Eu até que ando conseguindo me organizar, e olha que sou bagunceira! Mas com o tempo a gente vai aprendendo, creio eu. E tira sim, é sempre bom reservarmos um tempo para retomar as energias e para nos sentirmos melhor. Nos restaura.
      Beijos

      Excluir
  3. Se organizar é uma coisa que eu nunca consegui fazer, por mais simples que seja, eu tenho aquele costume de fazer tudo ao meu tempo, sem pressão, porque aí mesmo que não faço nada direito. Mas as tuas dicas são muito boas, principalmente no quesito listar os afazeres, isso é importantíssimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, tem isso também! Algumas pessoas fazem melhor as coisas no seu tempo, quando quiserem. Eu sou o contrário, se coloco mais pressão em mim penso que preciso fazer e rendo muito mais, é até meio contraditório se for parar pra pensar. Mas que bom que gostou das dicas! Listar as tarefas é o item que mais funciona pra mim.

      Excluir
  4. Organização é sem duvida algo em que eu tenho que trabalhar,confesso que sou um pouco preguiçosa e isso me atrapalha muito!, ótimas dicas, tentarei por em pratica! rs
    Beijos.
    http://descomplicaporfavor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois então, também já fui muito preguiçosa. Com o tempo a gente vai percebendo que atrapalha, né? E até a gente perder a preguiça demoora hahaha mas um dia vai, persiste que tu consegue se organizar sim. Fico feliz que tenha gostado das dicas que eu dei :)
      Beijos.

      Excluir
  5. Isso é verdade...eu já uso todas essa dicas, e elas realmente fazem o dia ficar mais produtivo.

    ResponderExcluir

Postagens Populares

Inscreva-se