Slide

5 coisas que eu não gosto na blogosfera atual

quinta-feira, agosto 13, 2015


Um dos temas do mês de agosto do grupo Rotaroots é sobre coisas que não gostamos na blogosfera atual. Faz bastante tempo que faço parte dela e vi várias mudanças ao longo dos anos, então resolvi fazer a listinha proposta com algumas coisas que me incomodam nos blogs hoje em dia.

1) BLOGAR POR INTERESSE 

Desde que ser blogueiro passou a ser visto como uma profissão, muita gente acabou vendo isso apenas como uma oportunidade pra ganhar dinheiro. Várias pessoas criam blogs apenas no intuito de conseguir parceria, sem ao menos se interessar pelos seus leitores. Não vejo nada de errado querer ter o blog como uma profissão - eu mesmo adoraria isso! -, mas acho que quando esse se torna o único objetivo, deixa de ser uma paixão e passa a ser somente um meio para conseguir dinheiro. Acho que o dinheiro é apenas uma consequência do trabalho. Acima de tudo, você precisa gostar daquilo que faz e fazer por prazer.

2) BLOGUEIROS QUE NÃO RESPONDEM OS COMENTÁRIOS

Não sei vocês, mas sempre que eu comento em um blog confiro pra ver se o dono do blog me respondeu. Acho que é uma questão de valorizar o leitor, afinal sem ele, o blog não é nada! Fico bem chateada quando isso acontece e nem tenho mais vontade de retornar ao blog, pois sinto que o meu comentário não fez diferença alguma. É claro que quando é alguém famoso, com um blog grande, fica super complicado, mas já vi blogs pequenos por aí fazendo isso. Então respondam os seus leitores e mantenham essa interação, que eu particularmente acho incrível!

3) APELO, BUSCA POR NÚMEROS, E O CLÁSSICO SEGUE DE VOLTA

Hoje em dia tem pessoas fazendo de tudo pra chamar a atenção com o seu blog. Fazem posts polêmicos, apelam pro lado religioso (do tipo: como esse post fala de Deus, ninguém vai clicar...), e ficam divulgando de uma forma desesperada pra conseguirem visitantes. Gente, isso é péssimo!

O "segue de volta" é uma das coisas mais comuns nos grupos de divulgação. Você vai lá, divulga o seu post e alguém comenta: "Curti a sua página, retribui?". Não, não retribuo! Se eu gostar, claro, irei curtir também. Mas se a pessoa me pede pra fazer isso, eu já perco totalmente o interesse. Tem muita gente por aí com 5, 10 mil curtidas nas suas páginas e com poucos ou nenhum comentário no blog. Ou seja, nenhum leitor assíduo. Isso não adianta pra nada e só mancha a imagem do blog. Mostra que a pessoa está interessada em números, não pessoas interessadas. Acho uma das piores coisas e fico muito incomodada!

4) BAIXA FREQUÊNCIA DE POSTS OU FALTA DE CONTEÚDO

Tem alguns blogs que comecei a acompanhar e estava louca pra ver mais posts, mas daí a pessoa começou a ficar 1, 2, 3 semanas sem postar. É bem decepcionante quando tu curte as postagens de alguém e a pessoa posta só de vez em quando. Adoro entrar em blogs que têm novidades todos os dias, mas claro, se o conteúdo for bom. Acho que pra manter o blog o mínimo é de um ou dois posts por semana, para que os leitores sempre continuem visitando :) Claro que muitas vezes acaba não rolando tempo ou vem uma falta de criatividade, e estes são fatores que devem ser considerados. O problema mesmo é quando o blogueiro não se preocupa e não se esforça pra atualizar o blog, sabe?

Também tem aquelas pessoas cujo blog falta conteúdo. Que falam somente sobre assuntos que todo mundo está falando, modinhas, sem um diferencial, sabe? É legal quando você vê um post inesperado, uma forma diferente de alguém lidar com determinado assunto. Saber se destacar! Essa é uma forma de falar sobre algo que todos falam, mas abordando de outra maneira. Hoje tem muitos blogs que falam sobre a mesma coisa, e realmente é difícil conseguir conquistar o seu espaço. 

5) PLÁGIO

Sempre fui super chata com isso gente! Hahahaha. Não sei explicar o que sinto, mas se alguém copia algum post meu, fico triste e com raiva. A gente gasta tempo pensando no que postar, e quando alguém vai lá e copia em segundos é complicado, né? Sinto como se o meu trabalho tivesse sido desvalorizado, e já vi posts copiados por aí. Ou gente que diz que vai se inspirar e acaba copiando quase tudo. Inspiração vale, mas cópia não é péssimo!

E é isso gente, acho que essas são as principais coisas e creio que todo mundo concorda. Não consegui pensar em outras que me incomodem muito, mas no geral é isso! E você, quais as coisas que você não gosta nos blogs de hoje?

Beijos, Mari.




Leia também

26 comentários

  1. Confesso que está bem difícil postar com frequência, é meio desmotivador sentir que estou escrevendo sozinha, patético, eu sei. Concordo com seus pontos, principalmente o primeiro, os blogs da década dois mil, antes da moda "blogueira/youtuber" eram tão mais naturais, aqueles layouts engraçados e tudo mais. Saudades essa época, haha. Ótimo post, Mari, beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, às vezes acaba acontecendo isso mesmo :( Como decidi participar do BEDA acabei me comprometendo a postar todos os dias, e tem sido bem complicado. Ultimamente anda me batendo aquelas crises de falta de criatividade e fico muito tempo pensando na hora de postar! Muitas vezes também me sinto desmotivada, com a sensação que o blog não cresce ou algo do tipo. Acontece... infelizmente passamos por alguns períodos ruins, mas não desanima, isso é normal. E é verdade, era tudo muito diferente quando os blogs ainda não eram tão populares. Saudades! E obrigada, que bom que gostou :) Beijos pra ti também.

      Excluir
    2. E olha, eu mesma ando percebendo que seu blog cresce cada vez mais, sério, fico muito feliz por você porque adoro seu conteúdo e mesmo sem muito tempo te acompanhando, vejo teu esforço! Mandas muito bem, Mari! LNG é meu blog preferido, admito kkk, juro que não é puxassaquismo, embora pareça.
      Obrigada pelo que disse.
      Bjo (dnv)

      Excluir
    3. Ai que amor, muito obrigada! Fico feliz demaais em saber disso, são leitoras como tu que me motivam a continuar escrevendo <3 E de nada, qualquer coisa, é só falar comigo :)
      Beijos.

      Excluir
  2. Mari respondi a mesma tag hoje lá no blog rs.
    E claro teve alguns dos seus tópicos que ficaram muitos parecido com o meu. Mas acredito que isso seja no geral, afinal quem realmente bloga por amor fica irritado com essas coisas e essas que citou realmente são as mais chatinhas.
    Blogar por interesse é lamentável.
    Beijos Mari. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura Ca? Vou ir olhar o teu post agora mesmo hehe.
      É, acho que essas são as principais coisas mesmo. Dei uma olhada nos outros blogs que também fizeram esse post e a maioria fala sobre essas coisas, então acho que seriam pontos a melhorar na blogosfera. Acho que blogar por interesse é o pior de todos :/
      Beijos.

      Excluir
  3. Tipo eu também odeio isso tudo.
    Principalmente falta de post no blog, tipo eu postava todos os dia e tudo mais, ai fiquei nessa se eu postar todo dia, talvez as pessoas não consigam acompanhar todos os post, e assim comecei a postar, segunda, quarta, sexta e domingo. Agora ta bem mais organizadinho rs. Adorei o post amore. Beijos!
    http://atraspenteadeira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tem esse lado também. Algumas pessoas não gostam de blogs que são atualizados todos os dias porque às vezes não temos tempo pra visitar sempre, daí fica bem complicado mesmo. Acho que essa tua frequência de posts é ótima!
      Que bom que gostou Duda =D
      Beijos!

      Excluir
  4. Nossa Mari, adorei tudo o que você falou, também odeio essas coisas kkk e o "segue de volta" também me deixa muito irada! Ao invés das pessoas estarem pensando em conteúdo pro blog pra conseguir leitores que realmente acompanhem e gostem do seu trabalho,, estão divulgando da pior forma possível kkkk lamentável! adorei o seu blog, um beijo e sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, o "segue de volta" com certeza ganha na pior forma de divulgação! Fora que incomoda muita gente, e encontramos isso em todos os lugares né? Que bom que gostou daqui, seja bem-vinda! <3 Beijos e obrigadaa :)

      Excluir
  5. Também não gosto de nada disso.Odeio quando comento no blog e não me respondem e blogs que desatualizados.Adoro seu blog.Beijos :3.

    http://everything2k.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem ruim mesmo quando não respondem nossos comentários :/ Que bom que gostou do post Maria! E muito obrigada, fico feliz em saber que gosta do blog <3
      Beijos.

      Excluir
  6. Também acho muito chato quem não responde, afinal se você pede interação, precisa interagir de volta. Eu respondo quase todos os comentários no meu blog.
    Sobre a troca de seguidores, penso que não é vantajoso, pois para que alguém precisa de números se não terá leitores? Pessoas que seguem para receber seguidores de volta, raramente param para ler o seu conteúdo.
    Concordo muito com seu post ^^
    www.aconstantinobrandao.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, é uma troca. Não dá pra pedir por algo que você não quer retribuir, e a relação entre blogueiro/leitor é muito importante. Sobre troca de seguidores, isso é muito fato. Essas pessoas realmente só seguem e nem olham o blog, então não adianta pra nada! Sou totalmente contra.
      Beijos :)

      Excluir
  7. Concordo com tudo Mari! Acho mais chato principalmente o apelo de alguns blogueiros só pela busca de seguidores e as também que querem crescer embarcando no sucesso do outro que tem um blog bem bacana e trabalhou bastante para estar onde está. Infelizmente não tenho conseguido me organizar para postar tudo o que eu quero, porque a faculdade tem tomado metade do meu tempo :/ mas tento sempre trazer algo bem bacana quando deixo de postar por muito tempo. ;)
    Tenho acompanhado alguns posts do BEDA e tenho adorado! Parabéns pelos posts <3

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai obrigada Melissa :) É bem triste ver as pessoas tentando a todo custo conseguir sucesso, principalmente se for como tu falou, embarcando no sucesso dos outros. E sobre frequência de posts, também tem todo esse lado de não ter tempo :( É bem complicado mesmo, eu ultimamente ando assim também e estou me virando nos 30 pra conseguir hahaha mas acaba se tornando bem cansativo. Temos que ter tempo pra nós também! O ruim é quando a pessoa não se importa mesmo e não se esforça, sabe? Mas sempre tem aqueles períodos que fica muuito apertado, infelizmente.
      Beijinhos!

      Excluir
  8. Para mim o pior é não responder o comentários,como você disse ,sem os leitores o blog não é nada.Por isso gosto de ter minha atenção voltada aos comentários,prezo muito isso,mesmo que seja 1 eu respondo com prazer.
    Gostei do post *_*
    Bjnhs

    http://karoline-o-meu-melhor.blogspot.com/2015/08/nao-espero-principe.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente Karol, os leitores que fazem o blog! Eu também sempre respondo, como tu disse, mesmo se for 1, respondo com prazer. Aquele 1 comentário já vai ser motivo de felicidade, né?
      Que bom que gostou do post :D
      Beijos.

      Excluir
  9. É muito complicado, principalmente para quem tem conteúdo e não tem espaço suficiente para sobressair de tudo isso, plagio é inevitável, isso só prova que você esta indo pelo melhor caminho.

    euablogueirapobre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, isso acaba afetando todo mundo ): Verdade, mostra que o conteúdo é bom!
      Beijos.

      Excluir
  10. Realmente, tenho meu blog a pouco tempo, mas sempre tive vontade de fazer. Vejo muitos grupos no facebook com o propósito de trocar likes e comentários, isso é muito chato, se for para comentar qualquer coisa sem nem ter lido o post, prefiro ficar sem.
    Além de blogar adoro visitar outros blogueiros, principalmente literários e pessoais, e em 3 meses de blog já conheci pessoas que com talentos lindos e sou virei fã!
    É melhor qualidade do que quantidade.

    Ha! Adorei seu Blog e seu post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Iza, infelizmente tem muito disso hoje em dia. E o pior são as pessoas que não se ligam no quanto é chato e também que trocar seguidores/comentários não dá em nada, né?
      É verdade, a gente conhece muita gente legal nesse mundo da blogosfera! E qualidade acima de quantidade, sempre!
      Obrigadaa, fico feliz que gostou *-*
      Beijos.

      Excluir
  11. Falou tudo! Sinto exatamente o mesmo que você em todos os pontos, mas o que mais odeio é o clássico: "segui, segue de volta?" e também o plágio. Não consigo entender por quê para algumas pessoas mais importa a quantidade que a qualidade, pra mim isso não faz sentido! Enfim, adorei seu post, como sempre!

    Dois Jeitos de Ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai obrigada pelo elogio Vi <3 Isso que tu falou também é o que mais me incomoda! Nunca respondo quando alguém comenta algo do tipo. As pessoas realmente não se ligam que não adianta ficar trocando seguidores, porque isso só prejudica a imagem delas. Eu nunca visito blogs assim, perde totalmente o crédito pra mim.
      E não tem nada pior que plágio né? ):
      Beijos.

      Excluir
  12. Concordo com tudo. Às vezes não rola responder todos os comentários por falta de tempo mesmo, mas o que mais me irrita é a busca por números. Blogueiros que querem milhares de seguidores e se esquecem que precisam é de LEITORES e não quantidade.

    Beijos, Sel | Quinta Gaveta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, às vezes fica bem complicado mesmo. Me sinto mal quando estou sem tempo pra responder os comentários ou só vejo um tempão depois, mas acontece. E sobre seguidores, é o que mais me irrita também.
      Beijos

      Excluir

Postagens Populares

Inscreva-se