Slide

Seu Blog | Os Erros Mais Comuns na Divulgação de Blogs

quarta-feira, julho 22, 2015


No post em que falei sobre como divulgar o seu blog de maneira eficaz, comentei que faria outro post falando sobre os erros mais comuns na hora da divulgação. Muita gente não presta atenção na hora de divulgar o seu trabalho ou não liga pra isso, pensando que não é algo importante, mas é! Na verdade, é algo que influencia totalmente na visão que o público tem de você e do seu blog, além de atuar diretamente no retorno que você recebe dos leitores. 

Pensando em algumas coisas que tenho visto muito ultimamente, vim falar sobre alguns erros que não devem ser cometidos quando você for divulgar um post e umas dicas de como corrigir isso. Então, vamos lá!

CURTI, CURTE DE VOLTA? | SEGUI, SEGUE DE VOLTA?

Essa é uma coisa que vejo todos os dias em grupos de divulgação/interação ou até mesmo em blogs. Aqui mesmo já recebi comentários de alguém dizendo que tinha me seguido e que era pra seguir de volta. O que eu fiz? Falei que iria dar uma olhada no blog dela, e que se gostasse, seguiria. Apesar de não gostar disso, se eu gostar do blog, seguirei mesmo. Resultado: a pessoa deixou de me seguir. Não fiquei descontente, até porque quero leitores que gostem do meu conteúdo, e não somente pra obter números! 

Gente, as pessoas têm que curtir a página do Facebook de vocês porque elas querem acompanhar o seu conteúdo. Elas têm que ter interesse no que você posta. De que adianta ter 1000 curtidas na página do Face, 300 seguidores no blog e nenhum comentário ou poucas visualizações? Resposta: nada! Um bom blog é aquele com leitores que sempre te visitam, que te admiram. Então nunca, jamais faça isso. Sério, é super chato!

DIVULGAR NAS POSTAGENS DE PESSOAS ALHEIAS

Uma coisa que me incomoda bastante é quando vou divulgar um post em alguma rede social e vem alguém comentar: "Aqui o meu blog" e deixa o link. Ela sequer viu o que eu publiquei, simplesmente foi lá e jogou o link dela. Poxa, se eu estou lá tentando divulgar o meu trabalho, não faça isso. É péssimo! Não tome o espaço dos outros, cada um tem o seu cantinho pra divulgar, e você não se sentiria bem se alguém fizesse o mesmo. Então, divulgue em um post próprio, seu.

Isso vale também pra quem visita o blog de alguém, não lê o post e deixa um comentário com o link do blog, sem ao menos falar sobre o tema que a pessoa postou. Pense que a pessoa se esforçou pra criar o post, então ao menos leia e faça um comentário sobre o assunto, e no final deixe o seu link, sem implorar pra que ela visite. Pessoas assim eu sempre visito o blog.

JOGAR O LINK SEM UMA CHAMADA PARA O POST

No post onde dei dicas sobre divulgação, falei sobre saber vender o seu peixe, e esse item também se encaixa aqui. Geralmente quando acesso um post, é porque a chamada dele me atraiu. Se a pessoa simplesmente coloca o link dela e não fala nada, não dá um spoiler sobre o conteúdo dele, muitas vezes eu deixo de acessar. Só acesso se o título for bastante chamativo. Então preste atenção nisso também :)

DIVULGAR MUITO POUCO OU EM EXCESSO

O primeiro caso é algo que eu fazia muito. Eu ia lá, postava somente uma vez em uma rede social e divulgava em algum grupo, uma vez por dia. Além disso, nunca divulgava posts mais antigos. Depois comecei a me ligar: quando eu fiz tal post, muita gente não viu. Por que não divulgar de novo? E isso ajuda bastante. Muita gente divulga muito pouco, às vezes porque não tem tempo, preguiça ou porque não se liga mesmo, como eu. Então trabalhe nisso! Se não se ligava antes, comece a fazer a partir de agora. Se tem preguiça, tire a preguiça e faça, hahaha. Só com muito esforço o seu blog vai crescer. E se não tem tempo, programe publicações no Facebook. Sim, dá pra fazer isso! Basta ir nas "Ferramentas de Publicação" da página e "Publicações Programadas". Aí é só selecionar dia e horário que o post é publicado automaticamente.

Mas tem gente também que fica o dia inteiro divulgando o mesmo post em alguns grupos, tipo umas 6 vezes por dia! Daí também já se torna chato. Tente ao menos divulgar posts diferentes pra ninguém acabar se incomodando e deixar de visitar.

Enfim, esses foram os erros mais comuns que me lembrei. Caso eu tenha me esquecido de algum, comente aí embaixo! E você, comete/cometia algum desses erros?

ESSE POST FAZ PARTE DA SÉRIE "SEU BLOG". NESTA SÉRIE VOCÊ PODE CONFERIR DICAS VOLTADAS À BLOGOSFERA, PENSADA ESPECIALMENTE PARA VOCÊ, BLOGUEIRO. CONFIRA OUTROS POSTS!

Leia também

9 comentários

  1. amei as dicas ^^
    eu não suporto quando alguem fala seguir segue de volta, tipo eu so sigo blogs que gosto, se eu gosta eu sigo se nao não sigo.

    Com carinho, Hina | Aishiteru em Contos |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Hina <3 Eu também me incomodo muito com isso, se a gente gosta vai lá e segue né? Não acho que as pessoas precisam ficar pedindo... mas tem gente que só se importa com números mesmo hahaha.
      Beijinhos!

      Excluir
  2. Muito boa as dicas, Mari.
    Essa semana mesmo eu fiz uma postagem e vieram divulgar o blog nela. Fiquei p da vida e ai que não olho blog nenhum mesmo, hahah

    Beijo!

    www.lemonati.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaa Natália :) Ai, sou igual hahaha. Comigo andam fazendo a mesma coisa, daí nem visito o blog!
      Beijos.

      Excluir
  3. Olá! Estou aqui para te convidar pra conhecer minha lojinha de layouts. Eles são 25 reais e são para a plataforma Blogger. Se você estiver pensando em mudar a carinha do blog, vale a pena dar uma olhadinha. Toda semana terá layout novo por lá. Ou, se quiser, dá uma passadinha no meu blog pessoal. Gostei muito do conteúdo do seu blog. Estou seguindo. Beijos

    http://lojinhadeblogs.blogspot.com.br/
    http://www.fashionelas.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, ótimas dicas, tem muitos erros bárbaros que não podemos passar sem notar, sem duvidas notamos eles, Bjs <3

    https://youtu.be/xWhd16rsedU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Eduarda <3 Com certeza, tem coisas que não dá pra errar mesmo senão acabamos perdendo leitores né?
      Beijos!

      Excluir
  5. Essa de programar postagens no nosso perfil do facebook eu não sabia. Será que da pra fazer também no Google+? Apesar de que eu desconfio que não.
    E pra não perder o costume.
    Se der visita o meu blog e se possível segue.
    http://animeseriesforall.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acabo nunca usando esse recurso do Face, mas creio que em períodos em que estamos sem tempo ele é muito útil. Pior que acho que não dá no Google+, mas nunca tentei :(
      Vou visitar sim.
      Beijos :)

      Excluir

Postagens Populares

Inscreva-se