Slide

7 Dicas Para Divulgar o Seu Blog de Maneira Eficaz

sábado, julho 18, 2015


Quando eu recém tinha criado o Letras na Gaveta, não divulgava muito ele. Pra falar bem a verdade, não faz tanto tempo que descobri formas eficazes de divulgá-lo, trazendo visitas e comentários para os posts. Sei que o blog não é famoso, longe disso, mas percebi que ele já poderia ter crescido bem mais. Faz quase 1 ano que comecei a postar por aqui, e se eu soubesse mais sobre divulgação na época como sei - e continuo aprendendo - hoje, já poderia ter atingido um público muito maior. Porém ultimamente os resultados estão me deixando muito feliz, e creio que só tende a melhorar. Então eu resolvi compartilhar com vocês dicas que têm funcionado comigo e que aos poucos, estão melhorando as estatísticas do blog. Quero que vocês possam aprender desde o comecinho pra ir aprimorando cada vez mais <3

Se tem uma coisa que vejo por aí, são pessoas divulgando de forma errada. Não basta jogar o seu link por qualquer canto, ou ficar pedindo likes na sua página. Isso não funciona! Mas deixarei isso pra outro post, falando sobre os erros mais comuns de divulgação. Então, vamos lá?

1. PARTICIPE DE GRUPOS DE INTERAÇÃO|DIVULGAÇÃO NO FACEBOOK

Gente, até pouco tempo atrás eu nem sabia que isso existia, mas existe sim! Esses grupos do Facebook são criados pra você divulgar o seu blog e interagir com outros blogueiros, e ajuda muito mesmo! Tem os grupos de divulgação, que são aqueles em que as pessoas apenas publicam os seus links na página principal do grupo, e os grupos de interação, que são criados para que os blogueiros possam interagir, conversar, tirar dúvidas e trocar dicas. Nestes grupos tem também os projetos de blogagem coletiva, que são temas sugeridos todo mês e que os membros do grupo podem utilizar pra fazer um post, avisando sempre que faz parte de uma blogagem coletiva. Eu participo dos dois tipos de grupos, tanto de divulgação quanto interação. Alguns que indico:

Divulgação: Chá com Blogueiros | Divulgação de Blogs Femininos | Eu Meu Blog 
Interação: Blogs que Interagem | Blogs Up | Irmandade das Blogueiras



2. SAIBA VENDER O SEU PEIXE

Faça uma chamada para o seu post que deixe o público com vontade de lê-lo. Não coloque somente o seu link e espere que as pessoas vão acessar! Pense: o que faz você querer ver um post? Muitas vezes, é a chamada do post. Mas o que é isso, Mari? A chamada é aquela frase que colocamos antes do post quando vamos divulgá-lo em algum lugar, como no Facebook. Você coloca o seu link e na caixa de texto, escreve alguma coisa. Não escreva qualquer coisa, pense em como cativar o seu público. Por exemplo:

Você fez um post sobre dicas de como divulgar o seu blog. Não escreva "Venha ver o meu post novo". Em vez disso, escreva: "Está procurando formas de divulgar o seu blog? Então vem cá conferir o post que eu preparei com dicas incríveis pra você!". Viu como dá uma diferença enorme? Fale com o seu público, refira-se diretamente ao leitor. Assim ele se sente mais próximo de você.

3. VISITE OUTROS BLOGS, INTERAJA E COMENTE

Outra coisa de muita ajuda é visitar outros blogs. Interaja com outras pessoas que vivem nesse mundo da blogosfera, e comente os posts deles. Sempre deixe o seu link no final, porque se o dono do blog se interessar ou gostar do seu comentário, pode te visitar. Eu sempre visito quem deixa o seu blog por aqui. Mas lembre-se: não fique pedindo pra pessoa visitar, e não faça um comentário qualquer, faça um de verdade! Leia o blog, e SE te interessar, comente. Não adianta fazer por obrigação e somente com a intenção que a pessoa te visite. 

4. USE TÍTULOS CHAMATIVOS

O título é praticamente a cara do post, então é super importante usar um título que chame a atenção do leitor, que seja objetivo e que fale bem sobre o conteúdo do post. Tem que deixar claro o que o leitor está prestes a acessar. Nada de títulos enormes ou que não falam nada, por exemplo:

Neste post, eu poderia ter usado o título "Divulgação de blogs". Porém, o título "7 Dicas Para Divulgar o Seu Blog de Maneira Eficaz" sugere algo que terá um ótimo efeito sobre o seu blog, além de ser algo bastante preciso, indicando que são exatamente 7 dicas. Concordam?



5. DIVULGUE EM VÁRIAS REDES SOCIAIS, MAIS DE UMA VEZ POR DIA

Facebook: se você não tem uma página no Facebook para o seu blog, crie uma. Divulgue sempre os seus posts lá. Em relação aos grupos de interação, divulgue umas 3 vezes por dia, posts diferentes. Como tem muitos membros no grupo e alguns só entram de manhã, à tarde ou à noite, é bom divulgar sempre nesses horários pra atingir um maior número de pessoas. E não esqueça de na divulgação do post, deixar o link da página do seu blog no Face. 

Google+: muita gente (como eu) nem pensa em divulgar no Google Plus, mas ele tem um alcance muito grande, e eu descobri isso há pouco tempo! No G+ tem vários grupos de divulgação como no Facebook, que são chamados de comunidades (parece até orkut né? Hahaha). Sempre que publico por lá tenho várias visualizações. Faça a mesma coisa de divulgar 3 vezes por dia :) Algumas comunidades:


Twitter: atualmente não são tantas pessoas que usam o Twitter como há uns 3 anos atrás, mas ainda assim, é válido. Crie um twitter para o seu blog e siga perfis dessa área. Sempre poste por lá quando tiver algo novo no blog.

6. DIVULGUE OS SEUS POSTS MAIS VISITADOS

Quando divulgamos, não são todas as pessoas das nossas redes sociais que estão online. Por isso, é bom fazer um revezamento e divulgar alguns posts antigos. Procure os seus posts mais visitados - que são os mais visitados por algum motivo - e que provavelmente farão mais sucesso. Invista na divulgação deles utilizando as dicas acima. Garanto que vai funcionar!

7. PRESTE ATENÇÃO NOS MOMENTOS MAIS MOVIMENTADOS DAS REDES SOCIAIS

Qual o horário que tem mais pessoas online no seu Facebook, ou publicando em grupos de interação? Prefira esses horários para divulgação! De noite geralmente todas as redes sociais são mais movimentadas. Não adianta também querer postar às 3 horas da manhã, quando a maioria das pessoas está dormindo. Os horários que mais geram visualizações pra mim ultimamente são um pouco antes/depois do meio-dia e também lá por umas 9 horas da noite. Publicando em horários que tem mais pessoas online, maior o seu alcance!

Então é isso, e eu espero de verdade que as minhas dicas ajudem vocês. Não sou expert no assunto, mas do pouco que sei, gosto de repassar pra quem também precisa. Um blog não cresce da noite pro dia, então tenha paciência, tudo se aprimora e se aprende aos pouquinhos. Se gostaram, não deixem de comentar, deixar a sua opinião ou sugestões. <3


ESSE POST FAZ PARTE DA SÉRIE "SEU BLOG". NESTA SÉRIE VOCÊ PODE CONFERIR DICAS VOLTADAS À BLOGOSFERA, PENSADA ESPECIALMENTE PARA VOCÊ, BLOGUEIRO. CONFIRA OUTROS POSTS!


Leia também

31 comentários

  1. Adorei as dicas elas realmente funcionam, eu sempre uso os grupos de Blog, e geralmente tenho um bom retorno. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Carol :) Sim, eu também. Não sei como não descobri antes que eles existiam hahaha. Beijos!

      Excluir
  2. Segui voce,retribui linda? adorei o conteúdo do blog <3
    www.meninadesencanada.blogspot.com
    confere como Mary Martins ou Menina desencanada. beijos!

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas! tbm uso o google+ e grupos no facebook para divulgar!
    Bjs!

    http://futricandomoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Carol :D Beijoss

      Excluir
  4. Adorei as dicas, uso algumas e elas realmente funcionam!
    Bjuuu

    www.sempredivas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bomm, elas funcionam mesmo né? Fico feliz Layana :) Beijoss

      Excluir
  5. Ótimas dicas, Mari! Cada vez mais amorzinho seu blog! Ta crescendo mesmo cada vez mais e você merece, parabéns! Ótimo conteúdo sempre, um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuito obrigada por todos os elogios Rebeca, me deixou feliz de verdade <3 Beijão.

      Excluir
  6. Adorei!! E adorei o seu blog também. Beijos Lella ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai muito obrigada, significa muito pra mim :) Beijos.

      Excluir
  7. Amei o post, diquinha bem valiosas <3
    Primeira vez no seu blog, adorei. Tem um ótimo conteúdo, parabéns :)

    Beijão <3
    http://meninaneemteconto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, viu Isa? Fico muito contente de ter dado algumas dicas úteis e também por tu ter gostado do blog <3
      Beijos.

      Excluir
  8. Oi Mariana muito obrigada pelas dicas, gostei muito do seu blog, principalmente da categoria SEU BLOG, tem dicas muito úteis que com certeza vou por em prática. Beijos e sucesso!
    https://so1minutoamiga.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh capaz, eu que agradeço o teu comentário! Fico muito feliz em saber que gostou daqui e que as dicas lhe serviram para alguma coisa. Beijos e sucesso pra ti também <3

      Excluir
  9. Oi, Mari! Adorei seu post e o item 3 é a melhor dica que tem. As redes sociais não me trazem tanto retorno quanto conhecer e interagir com outros blogs. Mas, claro, sempre deixando o tipo de comentário que eu adoraria receber. Acho que só colocar um "adorei as dicas" soa muito ctrl c + ctrl v.

    Super beijo,
    www.keepcamy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camy! Muito obrigada, fico feliz que o post tenha te ajudado :) Com certeza, interagir com outros blogueiros traz um retorno muuito positivo! E isso do comentário é essencial, é bom fazer um comentário mais bem construído e que mostre que você se interessou. Assim o blogueiro vê que você gostou mesmo.
      Beijoss

      Excluir
  10. Arrasou nas dicas. O facebook da bastante retorno mas o Google+ me deu mais retorno ainda. Eu até tinha esquecido dessas comunidades no Google+ mas, alguém deu essa dica e comecei a divulgar lá e várias pessoas marcaram as minhas divulgações com +1. Acrescentando as suas dicas que são ótimas, no Google+ além de divulgar nas comunidades de divulgação de blogs, divulgue também em comunidades do assunto da sua postagem. Que nem o meu blog é sobre Animes e Séries de TV e eu divulgo posts de Animes nas Comunidades sobre Animes e posts sobre Séries de TV nas Comunidades sobre Séries de TV. O retorno é legal porque ai você vai estar divulgando com pessoas com os mesmos interesses que os seus.
    E você falou pra não fazer isso mas, pra não perder o costume.
    Se der visita o meu blog e se possível segue também.
    http://animeseriesforall.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Vanessa :) Realmente o Google+ dá um retorno bem maior, e isso me surpreendeu bastante. Eu nem sabia delas até pouco tempo atrás! Essa opção de marcar com 1+ é bem boa.
      Essa dica que tu deu é ótima, não tinha pensado sobre isso! Com certeza vou fazer a partir de agora.
      Beijos!

      Excluir
  11. Amei a dica do g+, Mari! Nem sabia que existiam essas comunidades lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Ju! Quando fiquei sabendo também fiquei bem surpresa, e elas ajudam bastante =)

      Excluir
  12. Gente, to apaixonada pelo seu blog e pelas dicas uma melhor que a outra!!
    Parabéns!!!

    http://themarie-madriperola.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, obrigada Maria ♥♥ Muuito obrigada, não sabe o quanto me deixa feliz um comentário assim =)

      Excluir
  13. Simplesmente amei as dicas daqui! Logo entrei nesses grupos que você indicou. Amo posts assim, com conteúdos úteis pra gente colocar em prática. Um beijo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, que amorzinho! Muito obrigada pelo carinho, fico feliz em saber que esteja sendo útil <3 Beijos.

      Excluir
  14. Amei o blog, já entrou pra minha lista de favs! E muito obrigada pelas dicas, com certeza vão me ajudar futuramente. Ganhou mais uma leitora <3

    https://alucinadamentefeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom, Sam! Fico super feliz com o teu comentário, muito obrigada =) E seja bem-vinda!
      Beijos.

      Excluir
  15. Parabén pelo seu blog, adorei as dicas!

    ResponderExcluir

Postagens Populares

Inscreva-se