Slide

Profissão | O que um químico faz/estuda?

quinta-feira, junho 18, 2015


Hoje eu resolvi fazer um post um pouco diferente por aqui e falar sobre profissão. Hoje é comemorado o dia do químico, e pra quem não sabe eu faço um curso técnico de química junto com o ensino médio, e estou no 4º e último ano. Quem nunca viu Breaking Bad e achou demais o que o Walter e o Jesse aprontam que atire a primeira pedra! hahaha

Como já estou na reta final e sei que muita gente se interessa por química e tem curiosidade sobre a área, resolvi contar um pouco sobre algumas disciplinas que se estuda em química, quais as oportunidades que essa área traz e também responder algumas dúvidas.

Química é difícil?

Muita gente acha demais aquelas substâncias coloridas e líquidos borbulhando e fica louca pra fazer química, mas também bate aquele medo por ser difícil. A verdade é que química não se trata somente de coisas mudando de cor. Também tem bastante cálculo e algumas partes mais chatinhas, como todas as matérias. Não vou mentir e dizer que é fácil, porque realmente não é. É preciso estudar bastante e se esforçar muito, mas com o tempo a gente vai entendendo melhor ou a gente não entende mesmo e simplesmente tem que aceitar as coisas - muita coisa na química é assim - mas acho que vale super à pena pra quem gosta, apesar de às vezes enlouquecer! hahaha.

O que se estuda em um curso técnico em química?

Essa pergunta vou responder por partes. Como meu curso tem duração de 4 anos já que é integrado ao ensino médio, vou dizer as matérias técnicas que tive em cada ano.

Primeiro ano: Química Geral e Química Inorgânica I

O comecinho é química bem básica, porque não temos noção nenhuma das coisas e é preciso ter vários conceitos antes de entrar de verdade na matéria. Essa vai ser a base para o restante do curso, e tem bem mais teoria do que prática. Aprendemos sobre substâncias e misturas, alguns cálculos básicos (regra de 3 é vida!), vidrarias e segurança básica de laboratório, além de ações que vamos ter que executar o tempo todo depois, como acender um Bico de Bunsen ou fazer limpeza de vidrarias de forma adequada.

Segundo ano: Química Geral, Química Inorgânica II, Química Orgânica I e Físico-Química I

Esse é o ano em que os cátions e ânions da tabela periódica devem estar decorados, prepare-se! Inorgânica é a única matéria prática, e vemos montagem de equipamentos de laboratório além de ter uma introdução à análises. Começamos a ver o básico de reações químicas e temos mais alguns cálculos. Pra mim, foi o ano mais fácil.

Terceiro ano: Química Orgânica II, Físico-Química II, Análise Química I e Bioquímica

Esse foi um ano bem puxado devido físico-química. Envolve reações e cálculos. Em análise química, vemos de verdade como funcionam as coisas em laboratório, e começamos a fazer titulações, que é a minha parte favorita. É uma matéria de bastante precisão e que requer bastante atenção e cuidados. Nesse ano orgânica passa a ser uma matéria prática, não tão teórica, mas temos que decorar várias reações trabalhosas. Quando pegamos o jeito conseguimos fazer tudo automático, mas no início parece impossível! Fazemos práticas bem legais, como determinar do que se trata uma substância através de várias análises. Já bioquímica é mais voltada pra área de biologia.

Quarto ano: Processos Industriais I, II e III (inclui metalurgia, galvanoplastia, tintas, couros, águas, alimentos e polímeros), Corrosão e Análise Química II (inclui espectrofotometria, cromatografia e potenciometria)

Os nomes parecem complicados, mas juro que não é tão difícil assim. O ano está sendo mais pesado devido à quantidade de matérias técnicas que temos e relatórios de práticas pra fazer. O último ano é bastante voltado pra indústria, e é o ano em que vemos de verdade como é trabalhar como químico. Polímeros é provavelmente a matéria mais difícil do ano, sério! Não adianta eu explicar muito bem sobre o que é porque quem não sabe química não vai entender nada (nem eu entendo direito às vezes hahaha) mas é uma área que abrange muita coisa. Polímeros são plásticos, borrachas e fibras, então está presente em quase tudo do nosso dia a dia. Dentre as matérias citadas estudamos várias análises laboratoriais. Cromatografia é a minha preferida, e trata de análises que são muito utilizadas na polícia - pra identificação da presença de drogas, por exemplo -. Em águas aprendemos sobre o tratamento da água, e algumas matérias como couros e alimentos não tive ainda. Esse é o ano decisivo pra ver se você realmente gosta de química ou não.

Quais faculdades eu posso fazer que envolvem química?

Além do técnico em química, há muitas faculdades na área de química que são oferecidas. Dentre elas: química forense, engenharia química, química industrial, licenciatura em química, farmácia e engenharia de materiais. 

Que profissões eu posso seguir?

Antes de eu fazer química não fazia a mínima ideia do quão grande é o mercado pra químicos. Química está em tudo. Você pode trabalhar com muitas coisas: tratamento de água, gestão ambiental, química forense (tanto em campo quanto em laboratório), farmácia, cosméticos, alimentos, tintas, petroquímica, controle de qualidade, tintas e outros.

O mais legal de tudo é que com um técnico em química você já consegue estar muito bem empregado e aprende muito. Com certeza é um aditivo e tanto no seu currículo e para experiência pessoal também, pois o conhecimento que a gente ganha ninguém tira!

Espero que tenham gostado do post. Adoro descobrir mais sobre as profissões pois acho que ajuda bastante quem está em dúvida ou quem tem curiosidades sobre o assunto. E você, se atrai por química?

Beijos, Mari

Leia também

2 comentários

  1. Comecei a gostar de Química no último ano do ensino médio, e já era muito tarde pra mim. Por isso na Faculdade decidi seguir Ciência da Computação que vou já começar este ano.
    Gostei do seu poste e seu blog!
    Beijos!

    William Tonny

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que curto bastante a área de informática? Acho que ciência da computação é um ótimo curso :) Gosto de química mas ainda não sei se vou seguir na área. Obrigada pelo elogio e comentário, William! Beijos

      Excluir

Postagens Populares

Inscreva-se